Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > M201

Media

Código: M201     Sigla: M

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 54 Plano Oficial do ano letivo 2017 2 - 6 60 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-09-09.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Bibliografia Complementar, Lingua de trabalho, Software de apoio à Unidade Curricular, Componentes de Avaliação e Ocupação, Palavras Chave, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Fornecer uma introdução à ecologia dos media com base nos estudos sobre os meios de imagem e som;
- Ofertar ferramentas e estratégias analíticas para a compreensão dos modos de produção e suportes de expressão mediáticos com atenção aos seus respetivos efeitos nos processos de comunicação;
- Promover o pensamento crítico com a experimentação criativa de alguns dos atributos formais, operativos e estéticos dos medias visuais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Desenvolvimento de senso crítico sobre os efeitos dos media da imagem e do som nos processos de significação sociocultural;
- Capacidade de exame de produtos e de processos visuais e sonoros, levando em consideração suas especificidades e manifestações históricas e contemporâneas;
- Aptidão para o estabelecimento de diferentes abordagens de produção e de documentação da imagem;
- Capacidade de reconhecimento sobre o papel dos meios no próprio processo de design.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular contempla uma introdução aos medias com base nos estudos sobre as linguagens (sonoras e visuais) e as teorias da comunicação, do design e das artes que compreendem os fenómenos de expansão dos meios e as convergências culturais e tecnológicas. Desenvolve-se assim através do trabalho de diferentes vertentes dos media como sensorialidade, suporte, discurso e manipulação, a partir da exploração dos seguintes tópicos:

- Media, artes e design;
- Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal;
- Classificações e especificidades dos meios: fotografia, cinema, vídeo e ciberespaço;
- Espacialidade e temporalidade;
- Arqueologia dos media;
- Cultura mediática: expansão e convergências;
- Intermedialidades e transposições: práticas analógicas e digitais.

Bibliografia Obrigatória

Chion, Michel; A Audiovisão: som e imagem no cinema, Texto & Grafia, 2011
Huhtamo, Erkki and Parikka, Jussi; Media archaeology: approaches, applications, and implications, University of California Press, 2011. ISBN: 9780520262744
McLuhan Marshall; The medium is the massage
Santaella, Lucia; Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia, Iluminuras e FAPESP, 2005. ISBN: 857321152-0
Machado, Arlindo; El paisaje mediático, Libros de Rojas, 2000. ISBN: 950290582-2

Bibliografia Complementar

Augoyard, Jean-François/Torgue, Henry; Sonic Experience: A Guide For Everyday Sounds, McGill-Queen’s University Press, 2011
Jay David Bolter; Windows and mirrors. ISBN: 0-262-02545-0
Jay David Bolter; Remediation. ISBN: 0-262-52279-9
Daniels, Dieter, Nauman, Sandra (Ed.); Audiovisuology compendium: see this sound - an interdisciplinary survey of audiovisual culture, Walther König, 2010. ISBN: 9783865606860
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia
Vilém Flusser; The^shape of things. ISBN: 1-86189-055-9
Grau, Oliver (Ed.); MediaArtHistories, The MIT Press, 2010. ISBN: 9780262514989
Friedrich Kittler; Optical media. ISBN: 978-0-7456-4091-4
Rosalind E. Krauss; A^voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
Lev Manovich; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Marshall McLuhan; Understanding media. ISBN: 0-262-63159-8
Santaella, Lucia (Org.); Novas formas do audiovisual, Estação das Letras e Cores, 2016. ISBN: 9788568552483
Schafer, R. Murray; A Sound Education: 100 Exercises in Listening and Soundmaking, Arcana Editions, 1992. ISBN: 1-895127-15-7
Schafer, R. Murray; The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World, Destiny Books, 1999 (introdução: https://quote.ucsd.edu/sed/files/2014/01/schafer_1.pdf)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão de materiais de natureza teórica e teórico-prática de modo a propiciar uma cultura de investigação, discussão e troca coletiva no trabalho com os media.
 

Realização de atividades de análise e de desenvolvimento de projeto que exploram aspetos técnicos e criativos introdutórios aos meios visuais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 42,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.

Realização obrigatória de todos os trabalhos teóricos e práticos previstos, dentro dos prazos definidos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Compreende a média ponderada entre as atividades propostas durante o curso e a avaliação da apresentação e das componentes (escrita e prática) do projeto final.

Serão levados em consideração a assiduidade, a participação nas aulas e o cumprimento das entregas durante o desenvolvimento do projeto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:19:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias