Introdução ao Design
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2020/2021 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DC |
64 |
Plano Oficial do ano letivo 2017 |
1 |
- |
19,5 |
240 |
526,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Introdução ao Design propõe como objectivos principais de aprendizagem:
1 – Autonomia na investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, estimulando uma abordagem laboratorial aos processos e à análise e crítica dos resultados.
2 - O desenvolvimento de exercícios que questionem os meios de comunicação visual, assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos para munir o estudante de ferramentas para a construção de uma gramática gráfica e comunicativa.
3 - A experimentação de metodologias na concretização de projetos tendo por base uma abordagem especulativa do Design de Comunicação, assim como o simulacro em contextos reais.
4 – Desenvolver projetos para a procura de uma expressão gráfica alicerçada na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo.
5 - Compreender o papel do Design na sociedade, subscrevendo temas que explorem as articulações entre o Design e audiências, o Design e a ética, entre outros.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se:
1 - A aquisição de vocabulário gráfico.
2 - O desenvolvimento de autonomia na prática e na investigação do Design de Comunicação, apoiado no conhecimento da história e contemporaneidade da comunicação visual.
3 - A implementação de metodologias processuais.
4 - O reconhecimento da função e ética do design e do designer na sociedade.
Modo de trabalho
À distância
Programa
1 - Promover a investigação e a experimentação no desenvolvimento de todo o trabalho processual.
2 - Abordagem introdutória a diferentes áreas e tecnologias da gramática do Design de Comunicação, desde a sua compreensão histórica e correntes estéticas, assim como a análise de conceitos (gerais e particulares) da comunicação.
3 - Trabalhar três grandes áreas de estudo, imagem, texto e media, englobando processo, a composição, a narrativa, os suportes e o espaço.
4 – Incentivar a aquisição de repertórios visuais e tecnológicos, assim como procurar a expressividade própria dos materiais, dos instrumentos e das tecnologias, tanto analógicas como digitais.
5 - Privilegiar a clareza do discurso gráfico, a realização de objetos comunicantes e a gestão do processo operativo.
6 – Inserir o Design e o designer num contexto histórico e contemporâneo.
Bibliografia Obrigatória
ESKILSON, Stephen J.; Graphic Design: A History, London: Laurence King Publishing, 2019
FRANZISKA, Morlok; Bookbinding: The complete guide for folding, sewing and binding, London: Laurence King Publishing, 2018
AMARANTH, Borsuk; The book, Cambridge: MIT Press, 2018
LUPTON,Ellen; Thinking of Type: a critical guide for designers, writers, editors, & students., New York: Princeton Architectural Press, 2014
BARBOSA, Conceição; Manual prático de produção gráfica, Parede: Principia editora, 2012
BARNARD, Malcolm; Graphic Design as Communication, New York: Routledge, 2005
LUPTON,Ellen, MILLER,J. Abbott; Design Writing Research: Writing on Graphic Design, London: Phaidon, 2000
MEGGS, Philip B.; A history of graphic design, New York: John Wiley & Sons Inc., 2018
Bibliografia Complementar
HELFAND, Jessica; Design: The Invention of Desire, Yale University Press, 2016
NOBLE, Ian; Bestley, Russell; Visual research: An introduction to research methods in graphic design., London: Bloomsbury Publishing, 2016
AMSTRONG, Helen; Digital Design theory: Readings from the field, New York: Princeton Architectural Press, 2016
CHICK, Anne; Design for sustainable change: How design and designers can drive the sustainability agenda, Lausanne: AVA Publishing, 2011
AMSTRONG, Helen; Graphic Design theory: Readings from the field, New York: Princeton Architectural Press, 2009
DODD, Robin; From Gutenberg to opentype: An illustrated history of type from the earliest letterforms to the latest digital fonts, East Sussex: Ilex, 2006
SATUÉ, Enric; El Diseño Gráfico, desde los orígenes hasta nuestros días, Madrid: Alianza Forma, 1995
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1 – Pensar o espaço de trabalho como uma estrutura laboratorial onde o papel da experimentação e da investigação pessoal, assim como a participação assídua, são fatores fundamentais.
2 - Os prazos e a entrega final dos projectos é feita de forma coincidente às duas turmas.
3 – Durante o ano letivo, serão facultadas ao estudante propostas de trabalho cuja discussão e fundamentação será realizada durante o período de aulas. Pretende-se que os projetos apresentados não sejam apenas uma simulação do trabalho real, mas também um meio de experimentação e investigação.
4 - É promovido o trabalho individual, assim como o colectivo. A análise e discussão dos projetos ao longo do ano são realizadas em coletivo e em contexto de aula. O docente terá um papel ativo como orientador e o discente deverá atingir um grau de autoconhecimento e procura de um discurso através da sua própria investigação.
Software
Adobe Illustrator
Adobe Photoshop
Adobe Indesign
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
240,00 |
Frequência das aulas |
240,00 |
Trabalho de campo |
46,50 |
Total: |
526,50 |
Obtenção de frequência
Classificação final igual ou superior a 10 valores
Cumprimento do critério de assiduidade, segundo o artigo 10º do RADFBAUP, nomeadamente não exceder o limite de 25% de faltas do número de aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A unidade curricular de Introdução ao Design, sendo anual pressupõe dois momentos de avaliação, o primeiro correspondendo a uma nota quantitativa ( 0 e 20) para o primeiro semestre e uma nota quantitativa (0 a 20) para o final do ano lectivo. O cálculo da nota final não será uma equação aritmética dos dois semestres, mas uma consequência dos resultados obtidos e da evolução do estudante. São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da FBAUP, assim como a assiduidade e a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação.
Melhoria de classificação
Apenas pela frequência da Uc no ano seguinte.