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Introdução ao Design

Código: ITD111     Sigla: ITD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 64 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 19,5 240 526,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Paulo Vitorino dos Santos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 12,00
Júlio Fernando Dolbeth e Costa Henriques da Silva 6,00
Rui Paulo Vitorino dos Santos 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Introdução ao Design propõe como objectivos principais de aprendizagem:
1 – Autonomia na investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, estimulando uma abordagem laboratorial aos processos e à análise e crítica dos resultados.
2 - O desenvolvimento de exercícios que questionem os meios de comunicação visual, assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos para munir o estudante de ferramentas para a construção de uma gramática gráfica e comunicativa.
3 - A experimentação de metodologias na concretização de projetos tendo por base uma abordagem especulativa do Design de Comunicação, assim como o simulacro em contextos reais.
4 – Desenvolver projetos para a procura de uma expressão gráfica alicerçada na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo.
5 - Compreender o papel do Design na sociedade, subscrevendo temas que explorem as articulações entre o Design e audiências, o Design e a ética, entre outros.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se:
1 - A aquisição de vocabulário gráfico.
2 - O desenvolvimento de autonomia na prática e na investigação do Design de Comunicação, apoiado no conhecimento da história e contemporaneidade da comunicação visual.
3 - A implementação de metodologias processuais.
4 - O reconhecimento da função e ética do design e do designer na sociedade.

Modo de trabalho

À distância

Programa

1 - Promover a investigação e a experimentação no desenvolvimento de todo o trabalho processual.
2 - Abordagem introdutória a diferentes áreas e tecnologias da gramática do Design de Comunicação, desde a sua compreensão histórica e correntes estéticas, assim como a análise de conceitos (gerais e particulares) da comunicação.
3 - Trabalhar três grandes áreas de estudo, imagem, texto e media, englobando processo, a composição, a narrativa, os suportes e o espaço.
4 – Incentivar a aquisição de repertórios visuais e tecnológicos, assim como procurar a expressividade própria dos materiais, dos instrumentos e das tecnologias, tanto analógicas como digitais.
5 - Privilegiar a clareza do discurso gráfico, a realização de objetos comunicantes e a gestão do processo operativo.
6 – Inserir o Design e o designer num contexto histórico e contemporâneo. 

Bibliografia Obrigatória

ESKILSON, Stephen J.; Graphic Design: A History, London: Laurence King Publishing, 2019
FRANZISKA, Morlok; Bookbinding: The complete guide for folding, sewing and binding, London: Laurence King Publishing, 2018
AMARANTH, Borsuk; The book, Cambridge: MIT Press, 2018
LUPTON,Ellen; Thinking of Type: a critical guide for designers, writers, editors, & students., New York: Princeton Architectural Press, 2014
BARBOSA, Conceição; Manual prático de produção gráfica, Parede: Principia editora, 2012
BARNARD, Malcolm; Graphic Design as Communication, New York: Routledge, 2005
LUPTON,Ellen, MILLER,J. Abbott; Design Writing Research: Writing on Graphic Design, London: Phaidon, 2000
MEGGS, Philip B.; A history of graphic design, New York: John Wiley & Sons Inc., 2018

Bibliografia Complementar

HELFAND, Jessica; Design: The Invention of Desire, Yale University Press, 2016
NOBLE, Ian; Bestley, Russell; Visual research: An introduction to research methods in graphic design., London: Bloomsbury Publishing, 2016
AMSTRONG, Helen; Digital Design theory: Readings from the field, New York: Princeton Architectural Press, 2016
CHICK, Anne; Design for sustainable change: How design and designers can drive the sustainability agenda, Lausanne: AVA Publishing, 2011
AMSTRONG, Helen; Graphic Design theory: Readings from the field, New York: Princeton Architectural Press, 2009
DODD, Robin; From Gutenberg to opentype: An illustrated history of type from the earliest letterforms to the latest digital fonts, East Sussex: Ilex, 2006
SATUÉ, Enric; El Diseño Gráfico, desde los orígenes hasta nuestros días, Madrid: Alianza Forma, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1 – Pensar o espaço de trabalho como uma estrutura laboratorial onde o papel da experimentação e da investigação pessoal, assim como a participação assídua, são fatores fundamentais.
2 -  Os prazos e a entrega final dos projectos é feita de forma coincidente às duas turmas.
3 – Durante o ano letivo, serão facultadas ao estudante propostas de trabalho cuja discussão e fundamentação será realizada durante o período de aulas. Pretende-se que os projetos apresentados não sejam apenas uma simulação do trabalho real, mas também um meio de experimentação e investigação.
4 - É promovido o trabalho individual, assim como o colectivo. A análise e discussão dos projetos ao longo do ano são realizadas em coletivo e em contexto de aula. O docente terá um papel ativo como orientador e o discente deverá atingir um grau de autoconhecimento e procura de um discurso através da sua própria investigação.

Software

Adobe Illustrator
Adobe Photoshop
Adobe Indesign

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 240,00
Frequência das aulas 240,00
Trabalho de campo 46,50
Total: 526,50

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores

Cumprimento do critério de assiduidade, segundo o artigo 10º do RADFBAUP, nomeadamente não exceder o limite de 25% de faltas do número de aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular de Introdução ao Design, sendo anual pressupõe dois momentos de avaliação, o primeiro correspondendo a uma nota quantitativa ( 0 e 20) para o primeiro semestre e uma nota quantitativa (0 a 20) para o final do ano lectivo. O cálculo da nota final não será uma equação aritmética dos dois semestres, mas uma consequência dos resultados obtidos e da evolução do estudante. São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da FBAUP, assim como a assiduidade e a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da Uc no ano seguinte.
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