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Interação

Código: MDII     Sigla: I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 15 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 9 60 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular de Interação dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.

Resultados de aprendizagem e competências

São estudadas as práticas de projeto para o design da interação, dedicando particular atenção ao design centrado no utilizador e aos padrões de design utilizados como ferramentas no estudo e na análise crítica de sistemas interativos. São estudadas metodologias para a avaliação da usabilidade dos sistemas interativos e para o design da experiência de utilização.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Domínio das ferramentas visuais de desenho vetorial e edição de imagens bitmap (p. ex.: Adobe Illustrator e Photoshop)

Programa

A unidade curricular desenvolve-se em três módulos sequenciais, começando pelos fundamentos em Design de Interação, passando à: 1) pesquisa e documentação; 2) prototipagem; e 3) avaliação.

A componente laboratorial, terá como contexto de trabalho os projetos de I&D dos docentes.


É dedicado espaço de exposição, reflexão, discussão e desenvolvimento de experimentação associados a cada módulo, cobrindo, mas não limitado aos seguintes tópicos:

  • Introdução à Interação Humano-Computador, através da abordagem do Design Centrado no Utilizador;
  • Metodologia Sprint alicerçada no Design Centrado no Utilizador; 
  • Análise e documentação da experiência do utilizador;
  • Princípios e padrões para o design visual da interação;
  • Avaliação Heurística e de Usabilidade;
  • Organização do conteúdo e arquitetura da informação;
  • Composição, layout e visualização de informação;
  • Metodologias de projeto de design de interação.

Bibliografia Obrigatória

Caddick, Richard; Cable, Steve; Communicating the User Experience: A Practical Guide for Creating Useful UX Documentation, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-119-971-108
Cooper, Alan; Robert Reimann; David Cronin; Christopher Noessel; About Face: the Essentials of Interaction Design, Fourth Edition, John Wiley & Sons, 2014. ISBN: 978-1-118-76657-6
Rubin, Jeffrey Chisnell, Dana; Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests, John Wiley & Sons, 2008. ISBN: 0470185481

Bibliografia Complementar

Boulton, Mark; A Pratical Guide to Designing for the Web, Five Simple Steps, 2009. ISBN: 978-0956174017
Buxton, Bill; Sketching User Experiences: Getting the Design Right and the Right Design, Morgan Kaufmann, 2007. ISBN: 978-0-12-374037-3
Clark, Josh; Designing for Touch, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375572-9-4
Goodwin, Kim; Designing for the Digital Age, John Wiley & Sons, 2009. ISBN: 978-0470229101
Greenberg, Saul Carpendale, Sheelagh Marquardt, Nicolai Buxton, Bill; Sketching user experiences: The workbook, Elsevier, 2011. ISBN: 012381961X
Hallnäs, Lars; Redström, Johan; Interaction Design: Foundations, Experiments, Department of Computer Science and Engineering, 2006. ISBN: 9163185547
Hanington, Bruce Martin, Bella; Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions, Rockport Publishers, 2012. ISBN: 1610581997
Krug, Steve; Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2014. ISBN: 978-0-321-96551-6
Lidwell, William Holden, Kritina Butler, Jill; Universal Principles of Design, Rockport Publishers, 2010. ISBN: 978-1-59253-587-3
MacKenzie, I. Scott; Human-Computer Interaction: An Empirical Research Perspective, Morgan Kaufmann, 2013. ISBN: 978-0-12-405865-1
Marcotte, Ethan; Responsive Design: Patterns & Principles, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-4-8
Maria, Jason Santa; On Web Typography, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-9375570-7-2
Sharp, Helen Rogers, Yvonne Preece, Jenny; Interaction Design, John Wiley & Sons, 2007. ISBN: 978-0-470-01866-8
Sklar, Joel; Principles of Web Design, Course Technology, Cengage Learning, 2012. ISBN: 978-1-111-52870-6
Tidwell, Jenifer; Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design, O'Reilly, 2011. ISBN: 9781449379704
Unger, Ross Chandler, Carolyn; A Project Guide to UX Design, New Riders, 2009. ISBN: 978-0321815385
Vinh, Khoi; Ordering Disorder: Grid Principles for Web Design, New Riders, 2011. ISBN: 978-0-321-70353-8
Interaction Design Foundation; The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2017. ISBN: https://www.interaction-design.org/literature

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Aulas expositivas;

  • Desenvolvimento de exercícios tendo em conta cada  projeto em fases sequenciais;

  • Apresentação e discussão de projetos;

  • Preparação de deliverables;

  • Produção de protótipos;

  • Avaliação de protótipos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 92,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 92,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 224,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada da classificação dos trabalhos desenvolvidos e entregues para avaliação:
Módulo 1: 25%;
Módulo 2: 25%;
Módulo 3: 50%;

Será ponderada a presença e participação dos estudantes nas aulas e atividades requeriddas de cada módulo.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.
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