Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DIMIII

Metodologias de Projecto e de Investigação (I)

Código: DIMIII     Sigla: DIMIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 13 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 3,00
Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Providenciar uma compreensão acrescida dos pressupostos, expectativas e procedimentos do universo científico.

Dotar os estudantes de conhecimentos estruturais associados a práticas de investigação.

Dotar os estudantes de capacidades estruturantes associadas a práticas de investigação.

Privilegiar áreas de investigação aplicada que reverterão a favor dos projectos desenvolvidos no CE e da dissertação associada.

Identificar, testar e adoptar métodos de investigação que revertam a favor dos projectos dos estudantes, bem como modelos de investigação que possam ser adoptados por terceiros em projectos futuros.

Adoptar abordagens metodológicas híbridas, em função dos projectos em causa.

Criar um fórum de reflexão sobre paradigmas emergentes de investigação na área do design, da cultura visual e da imagem.

Aquisição de competências de formatação e estruturação de documentos de investigação.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidades de investigação laboratorial e etnográfica.

Capacidades de comunicação científica: clareza, síntese, dinâmicas.

Conhecimento cabal das nomenclaturas e normas de disseminação científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Metodologias de Projecto e de Investigação define-se como um forum de reflexão e ensaio sobre paradigmas emergentes de investigação na área do design, da cultura visual e da imagem. Constata-se que muitos desses paradigmas se encontram em formação e não reuniram ainda um total consenso junto de uma comunidade internacional, permitindo deste modo um campo alargado de possibilidades de reflexão e acção. Assim sendo, a presente unidade curricular irá identificar, testar e adoptar métodos de investigação que revertam a favor dos projectos dos estudantes, bem como modelos de investigação que possam ser adoptados por terceiros em projectos futuros.


A identificação de paradigmas metodológicos associados ao campo do Design não poderá acontecer sem um conhecimento abrangente do leque de metodologias associadas às diversas áreas científicas e de investigação (ciências exactas; ciências sociais; ciências da saúde; humanidades; etc.). Neste sentido, a unidade curricular abrirá a possibilidade de construção de abordagens metodológicas híbridas, como formas eficazes de resposta à complexidade dos próprios universos a investigar.


A unidade curricular propõe a sustentação da prática projectual num conjunto de estruturas consensuais de debate e comunicação. No entanto, reclamará o seu espaço de autonomia mediante o desenvolvimento de uma cultura de ideias, um campo de possibilidades conceptuais em permanente expansão.


A unidade curricular tomará a igualmente seu cargo o leque de informação prática relativa a normas de elaboração de documentos de investigação.

 

Bibliografia Obrigatória

Laurel Brenda 340; Design research. ISBN: 978-0-262-12263-4
Lupton Ellen; Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Pink Sarah; Doing visual ethnography. ISBN: 978-1-4129-2348-4
Allison, Brian. ; An Introduction to Research. , Leicester: ARIAD Associates, 1993
Archer, Bruce.; The Nature of Research. in Co-design, interdisciplinary journal of design, 1995
Banks, M.; Visual Methods in Social Research., London: Sage, 2001
Bryman, Alan.; Social Research Methods., Oxford: Oxford University Press, 2001
Buchanan, R. ; Design and the New Rhetoric: Productive Arts in the Philosophy of Culture., Philosophy and Rhetoric Vol 34, n.º 3, 197., 2001
Buchanan, Richard, and Victor Margolin.; Discovering Design., Chicago: The University of Chicago Press, 1995
Clarke, Michael.; Verbalising the Visual: Translating Art and Design into Words., London: AVA., 2007
Davies, Martin Brett.; Doing a Successful Research Project: using qualitative or quantitative methods., New York: Palgrave., 2007
Dawson, Catherine.; Introduction to Research Methods., Oxford: How To Books., 2009
Ferrell, Jeff, and Mark S. Hamm (eds.).; Ethnography at the Edge: Crime, Deviance and Field Research., Boston: Northeastern University Press., 1998
Frascara, Jorge.; User-Centred Graphic Design., Bristol: Taylor & Francis., 1997
Frayling, Christopher.; Research in Art and Design., London: Royal College of Art. , 1993
Guerrini, Luca (ed.); Notes on Doctoral Research in Design, Milan: Politecnico di Milano, 2010
Julier, G.; The culture of design, London: SAGE, 2000
Koshinen, Ilpo, et al.; Design Research Through Practice: from the lab, field, and showroom., Waltham: Morgan Kaufmann, 2011
Leedy, Paul D., and Jeanne Ellis Ormrod; Practical Research: Planning and Design, Prentice Hall, 1993
McKenzie, Jamie; How Teachers Learn Technology Best, Bellingham: FNO Press , 1999
Margolin, Victor; The Politics of the Artificial: Essays on Design and Design Studies, University of Chicago Press, 2002
Nealon, Jeffrey, and Susan Searls Giroux; The Theory Toolbox: Critical Concepts for the Humanities, Arts, and Social Sciences, Plymouth: Rowman & Littlefield, 2005
Noble, Ian, and Russell Bestley; Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design, London: Ava Publishing, 2005
Poggenpohl, Sharon.; A Map of Design Culture (adapted from Hall and Trager's "Map of Culture" - The Silent Language, 1959). Workshop notes for Edmonton '95, Charting the Future of Design Education., Edmonton: University of Alberta, 1995
Rudestam, Kjell Erik and Rae R. Newton; Surviving Your Dissertation: a comprehensive guide to content and process, London: Sage, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão mediante a aplicação de três abordagens cientifico-pedagógicas distintas, articuladas entre si:


1 - Análise e articulação de paradigmas metodológicos de áreas distintas do conhecimento.


2 - Definição de metodologias específicas das artes e design, e sua aplicação em projectos individuais próprios.


3 - Elaboração de documentação comum, testemunho do trabalho desenvolvido, e contributo cientifico-pedagógico para a investigação em arte/design/comunicação visual.


A partilha de conhecimento será transversal e não hierárquica. A quantidade de informação relevante dita que os participantes na unidade curricular assumam não só o papel de informadores mútuos, mas também um papel de filtragem contínua e recíproca. Os professores presentes serão, acima de tudo, moderadores e condutores de um processo de aprendizagem individual, simultaneamente apoiado em investigação própria e em partilha de experiências.

Software

endnote (facultativo)
editor de texto
web browser

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 9,00
Estudo autónomo 9,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 9,00
Trabalho de investigação 9,00
Total: 75,00

Obtenção de frequência

Cumprimento de dois enunciados fornecidos em aula.

Fórmula de cálculo da classificação final

(10 x X) + (40 x Y) + (50 x Z) / 100
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-18 às 14:56:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais