Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MDIDV

Dispositivos Visuais

Código: MDIDV     Sigla: MDIDV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 21 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Camila Mangueira Soares 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-30.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Programa, Lingua de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Estudar os regimes de sentido da imagem a partir dos meios de produção, expressão e transmissão visual.
- Analisar os processos de configuração e de significação dos meios tecnológicos e como eles operam socioculturalmente.
- Investigar aparatos e suportes tecnológicos com atenção aos tipos de imagens e de receção que estão aptos a produzir.
- Oferecer contextualização histórica e ferramentas de análise de processos de convergência dos meios visuais e sua expansão na cultura contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreender a complexidade histórica e cultural dos dispositivos visuais;
- Ser capaz de problematizar os regimes de visibilidade e de enunciação das imagens por uma perspetiva crítica dos meios visuais;
- Desenvolver conhecimentos sobre métodos de investigação e de experimentação para a realização de projetos que envolvem a produção e a difusão da imagem (fixa ou em movimento).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático da disciplina contempla as teorias das mediações e dos estudos culturais com foco nas ampliações tecnológicas e nos modos de produção, armazenamento e transmissão visuais. Dessa forma, os temas e os conceitos principais estão organizados nos seguintes tópicos:

- Contextualização, características e classificações dos meios visuais;
- A relação dos gestos com os instrumentos e aparatos;
- Máquinas da visão;
- Temporalidade na imagem (fixa e em movimento);
- Enquadramento espacial e enunciativo;
- Sujeito expectador e observador;
- Autorreferência nos meios e a crise da representação visual;
- Rompimento de paradigmas e a ideia de expansão;
- Convergência e ubiquidade dos meios visuais.

Bibliografia Obrigatória

Jonathan Crary; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia
Vilém Flusser; Los Gestos: Fenomenologia y Comunicación, Herder, 1994. ISBN: 84-254-1832-1
André Parente (Org.); Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual, 34, 1993. ISBN: 978-85-85490-27-0
Mangueira, Camila; A Mobilidade Fotográfica. In Novas Formas do Audiovisual, Estação das Letras e das Cores, 2016. ISBN: 978-8568552483
Machado, Arlindo; El Paisaje Mediático, Libros de Rojas, 2000. ISBN: 9S0-29-oSHz-z
Machado, Arlindo; Arte e Mídia, Jorge Zahar, 2007. ISBN: 978-8571109797
Raymond Bellour; Between the images. ISBN: 978-3-03764-144-6
Nöth, Winfried; Bishara, Nina; Self-Reference in the Media, Mouton de Gruyter, 2007. ISBN: 978-3-11-019464-7
Virilio, Paul; The Vision Machine: Perspectives. ISBN: ISBN 978-0253209016

Bibliografia Complementar

Jacques Aumont; L. image. ISBN: 2-09-190706-5
Baitello, Norval; O Pensamento Sentado, 2012. ISBN: 978-85-7431-509-6
Bellour, Raymond; A Querela dos Dispositivos, 2008. ISBN: 2177-8566
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Gilles Deleuze; A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00
Dubois, Philippe; Cinema, Vídeo, Godard, Cosac Naify, 2011. ISBN: 978-8575033524
Fontcuberta, Joan; A Câmera de Pandora: A Fotografi@ Depois da Fotografia, G. Gilli, 2014. ISBN: 978-85-65985-06-2
Kittler, Friedrich; Gramophone, Film, Typewriter, 1999. ISBN: 0-8047-3233-7
Krauss, Rosalind; Sculpture In The Expanded Field, October, No 8, 1979
Kuc, Kamila & Zylinska, Joanna; Photomediations: A Reader, Open Humanities Press is an international, 2016. ISBN: 978-1-78542-020-7
Lister, Martin; The Photographic Image In Digital Culture, Routledge, 2013. ISBN: 978-0-415-53527-4
Mangueira, Camila, Fabrício Fava, and Miguel Carvalhais; Digital Image as a Semiotic Agent, Journal of Science and Technology of the Arts, 2020. ISBN: 1646-9798
Mangueira, Camila; Notas Sobre a Temporalidade do Fotográfico a partir do Enfoque Processual, Editora Horizonte, 2015. ISBN: 9788599279588
Lev Manovich; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Marshall McLuhan; Os^ meios de comunicação como extensões do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Nicholas Mirzoeff; The visual culture reader. ISBN: 0-415-14133-8
Müller-Pohle, Andreas; Information Strategies, European Photography 21, Photography: Today/Tomorrow, vol. 6, nr. 1, 1985
Nöth, Winfried and Santaella, Lucia; Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia, Iluminuras, 2015. ISBN: 978-8573210569
Nöth, Winfried; Máquinas Semióticas, Galáxia, 2001. ISBN: 1982-2553
Odin, Roger; Filme Documentário, Leitura Documentarizante (1984), Revista USP Significações, v. 39, n. 37, 2012. ISBN: 2316-7114
Tomas, David; Vertov, Snow, Farocki Machine Vision and the Posthuman, Bloomsbury Academic, 2013. ISBN: 978-1441169150
Turkle, Sherry; Life on the Screen. Identity in the Age of the Internet, Touchstone, 1995. ISBN: 978-0684833484
Valentini, Valentina; The Television Shot by Artists, La Fábrica Editorial, 2010. ISBN: 978-84-393-8510-3
Xavier, Ismail. ; O Discurso Cinematográfico, Paz e Terra, 2005. ISBN: 85-219-0676-5
Youngblood, Gene; Expanded Cinem, Dutton, 1970. ISBN: 9780525472636
Siegfried Zielinski; Deep time of the Media. ISBN: 978-0-262-74032-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina prevê a realização de aulas expositivas para a discussão de textos e a análise de casos e projetos visuais específicos. Serão realizados exercícios de teor crítico e criativo e a produção de projetos que possam colaborar com a apreensão dos conteúdos e o desenvolvimento das pesquisas em curso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 75,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 60,00
Estudo autónomo 35,00
Total: 240,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Compreende a média entre a participação nas aulas e os trabalhos propostos para a disciplina.

Provas e trabalhos especiais

--

Avaliação especial (TE, DA, ...)

--

Melhoria de classificação

--

Observações

--

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-18 às 15:27:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais