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Cultura Digital

Código: MDICD     Sigla: MDICD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 16 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 9 60 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-08-28.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Complementar, Programa, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende mapear o actual contexto tecnocultural e a forma como os sistemas computacionais e digitais o têm transformado. A partir de uma contextualização histórica e tecnológica, que se debruça sobre as tecnologias computacionais e sobre o seu impacto nas artes, design, cultura, e sociedade, serão oferecidos mecanismos de análise e reflexão para o desenvolvimento de um posicionamento crítico sobre esse impacto.

Resultados de aprendizagem e competências

- Desenvolver conhecimentos abrangentes sobre a história, intervenientes, natureza, e impacto dos sistemas computacionais na sociedade e cultura;
- Desenvolver conhecimentos sobre a teoria e a prática das artes e do design com sistemas computacionais;
- Analisar e refletir sobre os impactos do medium digital de forma crítica e operativa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cada aula será organizada em torno de um ou dois temas principais, discutindo-os a partir de referências fornecidas para leitura prévia, e relacionando-o com os restantes tópicos programáticos:

- Arte Computacional
- Autoria Procedimental
- Caixas Negras
- Cibertexto 
- Computação
- Criatividade Artificial
- Design
- Estética Computacional
- História dos Media Computacionais
- Inteligência Artificial
- Jogos
- Literacia Procedimental
- Máquinas Semióticas
- Medium Digital
- Pós-Digital
- Práticas Procedimentais
- Procedimentalidade
- Regime da Computação
- Simulação

Bibliografia Obrigatória

Carvalhais Miguel; Artificial aesthetics. ISBN: 978-989-746-092-0
Wardrip-Fruin Noah 340; The^new media reader. ISBN: 0-262-23227-8

Bibliografia Complementar

Aarseth Espen J.; Cybertext. ISBN: 0-8018-5579-9
Boden Margaret A.; The^Creative mind. ISBN: 0-415-31453-4
Chun, Wendy Hui Kyong; Programmed Visions: Software and Memory, The MIT Press, 2011. ISBN: 978-0-262-01542-4
Denning, Peter J.; Tedre, Matti; Computational Thinking, The MIT Press, 2019. ISBN: 9780262536561
Eco Umberto 1932-2016; Obra aberta
Finn, Ed; What Algorithms Want: Imagination in the Age of Computing, The MIT Press, 2017. ISBN: 9780262338820
Floridi, Luciano; Information: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 2010. ISBN: 978-0-19-955137-8
Floridi, Luciano; The Fourth Revolution: How the infosphere is reshaping human reality, Oxford University Press, 2014. ISBN: 978-0-19-166770-1
Fuller Matthew 340; Software studies. ISBN: 978-0-262-06274-9
Galloway, Alexander R.; Gaming: Essays on Algorithmic Culture, University of Minnesota Press, 2006. ISBN: 978-0-8166-4851-1
Gere, Charlie; Digital Culture: Expanded Second Edition, Reaktion Books, 2008. ISBN: 978 1 86189 388 8
Hayles, N. Katherine; Unthought: The Power of the Cognitive Unconscious, The University of Chicago Press, 2017. ISBN: 9780226447889
Kelly, Kevin; What Technology Wants, Viking, 2010. ISBN: 978-0-670-02215-1
Kelly, Kevin; The Inevitable, Penguin Books, 2016. ISBN: 9780698183650
Kwastek Katja; Aesthetics of interaction in digital art. ISBN: 978-0-262-52829-0
Lévy, Pierre; Collective Intelligence: Mankind's Emerging World in Cyberspace, Perseus Books, 1997. ISBN: 0-7382-0261-4
Lialina, Olia; Espenschied, Dragan; Digital Folklore: To Computer Users, with Love and Respect, Merz & Solitude, 2009. ISBN: 9 783937 982250
Maeda, John; How to Speak Machine: Laws of Design for a Digital Age, Penguin Random House, 2019. ISBN: 978-0-241-42214-4
Manovich Lev 1960-; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Manovich Lev 1960-; Software takes command. ISBN: 978-1-6235-6745-3
Mathews, Harry; Brotchie, Alastair; Oulipo Compendium, Atlas Press, 2005. ISBN: 9781900565189
Mitchell, Melanie; Artificial Intelligence: A Guide for Thinking Humans, Pelican Books, 2019. ISBN: 978-0-241-40482-9
Murray Janet H.; Hamlet on the Holodeck. ISBN: 0-262-63187-3
Murray Janet H.; Inventing the medium. ISBN: 978-0-262-01614-8
Penny, Simon; Making Sense: Cognition, Computing, Art, and Embodiment, The MIT Press, 2017. ISBN: 9780262036757
Petzold, Charles; Code: The Hidden Language of Computer Hardware and Software, Microsoft Press, 2000. ISBN: 978-0735611313
Romero, Juan, Penousal Machado; The Art of Artificial Evolution: A Handbook on Evolutionary Art and Music., Springer, 2008. ISBN: 978-3-540-72876-4
Sack, Warren; The Software Arts, The MIT Press, 2019. ISBN: 9780262039703
Spiller Neil 340; Cyber reader. ISBN: 0-7148-4071-8
Tegmark, Max; Life 3.0: Being Human in the Age of Artificial Intelligence, Alfred A. Knopf, 2017. ISBN: 9781101946602
Turing, Alan Mathison; Mechanical Intelligence: Collected Works of A.M. Turing, Elsevier Science Publishers B. V., 1992. ISBN: 0-444-88058-5 (Ince, D.C., ed.)
Upton, Brian; The Aesthetic of Play, The MIT Press, 2015. ISBN: 978-0-262-324219-2
Wolfram, Stephen; A New Kind of Science, Wolfram Media, 2002. ISBN: 1-57955-008-8
Zielinski, Siegfried; Deep Time of The Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means, The MIT Press, 2006. ISBN: 0-262-24049-1
Zuboff, Shoshana; The Age of Surveillance Capitalism, Profile Books, 2019. ISBN: 9781781256848

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC será organizada em torno de aulas temáticas com exposição, análise, e discussão a partir de referências fornecidas para leitura prévia. Serão desenvolvidos trabalhos teórico-práticos com a intenção de problematizar os temas abordados e identificar áreas de acção e de estudo subsequente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 78,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nas várias componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação ponderada dos trabalhos desenvolvidos e da participação nas aulas.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior.
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