Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CDI01

Contexto do Design de Interação

Código: CDI01     Sigla: CDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2299
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Especialização em Design de Interação, Web e Jogos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EspDIWJ 14 Plano de Estudos da Especialização em Design de Interação, Web e Jogos 1 - 1,5 - 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 9,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 9,00
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira 0,75

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

. Perceber a complexidade do campo do design de interação;
. Perceber a relevância do design de interação no campo alargado do design, na cultura e na sociedade contemporâneas;
. Identificar Metodologias e filosofias de projeto, de documentação, e de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

. Contextualizar o IxD até à atualidade. Autores e ideias-chave; Contextualizar o histórico e evolução do IxD na realidade contemporânea;

. Interpretar conceitos de usabilidade, experiência de uso e princípios de design de interação;

Identificar conceitos, ferramentas e exemplos relacionados com a metodologia Centrada no Utilizador.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1ª Parte
. Definição de IxD;
. Objetivos do IxD;
. A multidisciplinaridade;

2ª Parte
. Contexto histórico;
. Atualidade/Desafios do IxD;
. Usabilidade e UX;

3ª Parte
. O Design Centrado no Utilizador (contexto, ferramentas, exemplos);
. Orientação para o trabalho final.

Bibliografia Obrigatória

Cooper, A., Reimann, R., Cronin, D., & Cooper, A.; About face 3: the essentials of interaction design, Indianapolis, IN, Wiley Pub., 2007
Preece, J., Sharp, H. and Rogers, Y. ; Interaction Design, Chichester (West Sussex, United Kingdom): Wiley, 2017
Shneiderman, B.; Designing the user interface, Boston: Pearson., 2018
Norman, D.; The Design of Everyday Things, New York: Basic Books, 2013

Bibliografia Complementar

Kaptelinin, V. and Czerwinski, M.; Beyond the desktop metaphor, Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007
Tidwell, J.; Designing interfaces, Sebastopol, CA: O'Reilly., 2011
Moggridge, B.; Designing interactions, Cambridge, Mass.: MIT Press., 2007
Draper, S. and Norman, D.; User centered system design, Boca Raton, FL.: CRC Press, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e "insight" sobre a área do Design de Interação. Para tal, para além das aulas expositivas capazes de promover o diálogo e troca de ideias entre todos os intervenientes, propõe-se o desenvolvimento de um ensaio escrito e introspectivo sobre um produto/serviço que considere:

. Apresentação de funcionalidades;
. Alternativas (vantagens e desvantagens);
. Identificação dos princípios de Design, Usabilidade e UX;
. Proposta (low-fi) para melhoria da solução.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 3,00
Frequência das aulas 9,00
Trabalho escrito 4,50
Total: 16,50

Obtenção de frequência

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com um ensaio final

Condições de Frequência: Participação ativa nas aulas e na elaboração dos projetos, e presença e participação nas apresentações dos mesmos.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes que tenham limitações na assistência às aulas do módulo devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos.

Fórmula de avaliação: CF = 0,2 x AP + 0.8 x E

em que:

AP = Assiduidade e Qualidade da Participação
E = Ensaio

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: CF = 0,2 x AP + 0.8 x E 

em que:

AP = Assiduidade e Qualidade da Participação
E = Ensaio

Melhoria de classificação

n/a
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-07-11 às 10:35:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais