Código: | PP503 | Sigla: | PP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 21 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Fernando Manuel Amaral da Cunha | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Rita Azevedo Castro Neves | 4,00 |
Criar projetos artísticos originais performativos, a partir de uma pesquisa teórica e prática.
Experimentar, encontrar e defender soluções práticas.
Conhecer as grandes linhas da história da performance, temas fraturantes e autores pertinentes.
Analisar criticamente questões específicas ligadas à prática artística de índole performativa, à sua apresentação, documentação e relação com os seus públicos.
Comunicar dúvidas, argumentar, debater ideias e projetos seus e dos outros.
Discutir e levantar diferentes pontos de vista, sugerir leituras, experiências e possíveis soluções num ambiente de partilha artística e intelectual.
Conceber, desenvolver, produzir e apresentar um projeto artístico original de índole performativa, individual ou coletivo, com ou sem recurso a tecnologia.
Ser capaz de responder performaticamente a situações e exercícios com condicionantes de espaço, tempo, financeiras, tecnológicas ou outras.
Discutir as implicações teóricas, éticas, práticas e técnicas das suas performances e das dos outros.
Saber comunicar e documentar adequadamente uma obra ou evento performativo.
A UC centra-se na prática performativa enquanto prática artística contemporânea autonomizada. Para tal, o exercício da prática é assente no conhecimento da tradição histórica e nas temáticas fraturantes que têm caracterizado a área da Performance ou da Live Art, ao longo dos tempos.
A dinâmica letiva é eminentemente laboratorial, com exercícios de duração diferente, na perspetiva de aprendizagens diversificadas das diferentes áreas e linhas da performance.
A UC organiza-se à volta dos seguintes temas: o corpo; corpos e comunidades; objetos e materiais; performatividade e as tecnologias da imagem e do som; ausência do corpo; espacialização e lugar da performance; espaços interiores e exteriores; o trabalho site-specific; tempo e duração; público(s), documentação e arquivo. Alguma(s) história(s) da performance e temas-debate.
As aulas decorrem em unidades de 4 horas e são de cariz teórico-prático.
Os momentos de caráter teórico são expositivos com discussão em grupo.
Os momentos práticos são despoletados por exercícios temáticos com condicionantes específicas, no sentido de se trabalharem diferentes questões e dificuldades da prática performativa. Os exercícios práticos vão alternando de duração, entre exercícios de resposta rápida e de duração intermédia.
Incentivando a prática da discussão crítica ativa e da interajuda, todos os resultados são discutidos e comentados criticamente em grupo.
Em função dos exercícios e dos interesses manifestos dos estudantes, são sugeridas leituras conjuntas, análise de autores e obras, e incentivados debates sobre temáticas.
São organizadas saídas de campo em conjunto para visitar espaços, assistir a performances, conferências, espetáculos, em função da oferta disponível e em estreita articulação com as entidades parceiras e organizadoras.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | |
Estudo autónomo | |
Frequência das aulas | |
Trabalho laboratorial | |
Total: | 0,00 |
A UC não tem exame final.