Código: | SCA411 | Sigla: | SCA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3681 |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 89 | Plano de estudos oficial 2011 | 4 | - | 6 | 51 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Bernardo Alberto Frey Pinto de Almeida | Regente |
Teórica: | 0,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 3 | 0,00 |
Bernardo Alberto Frey Pinto de Almeida | 3,00 | ||
Helder Manuel de Jesus Gomes | 3,00 | ||
Maria José Goulão Machado | 3,00 |
DOCENTE MJG:
Programa adaptado ao contexto de estado de emergência nacional
Abordagem de algumas perspectivas teóricas, metodologias, conceitos e problemas da área dos estudos culturais e da história da arte em particular, cujas reflexões contaminam necessariamente a prática artística e a cultura contemporânea. Serão tidas em atenção as sugestões dos discentes quanto às problemáticas que mais os motivam, de acordo com os seus interesses de investigação, no âmbito da sua própria aprendizagem e prática artística.Pretende-se que os estudantes se familiarizem com a pesquisa, estudo e preparação de apresentações escritas e orais, bem como que dominem conhecimentos de índole teórica e desenvolvam capacidades de reflexão aprofundada e de autonomia na investigação. Estabelecimento de um diálogo alargado, discussão de ideias e troca de conhecimentos, com base em apresentações periódicas, rotativas e devidamente calendarizadas. Estas apresentações serão efectuadas através do envio de ficheiros (pdf, video, powerpoint com notas) à docente, devido ao contexto de estado de emergência nacional (COVID-19, pandemia)
DOCENTE H. G.
Partindo da análise de obras literárias, serão discutidas a relação entre o real e a ficção: qual o papel da ficção na construção da experiência humana? Qual a relação entre a imaginação e o real? Poderá a arte enquanto ficção constituir um instrumento de transformação do real ou é apenas um espaço de fuga?
DOCENTE B.P.A.
Considerando as grandes transformações da Arte no século XX, ao mesmo tempo históricas, formais e políticas, propomo-nos analisar alguns dos eixos principais dessas transformações — fundamentalmente o Modernismo, o Pós-Modernismo e o Contemporâneo — por forma a entender de que modo cada uma dessas transformações assinala um novo papel para a arte.
DOCENTE MJG:
Pretende-se que os estudantes se familiarizem com a pesquisa, estudo e preparação de apresentações escritas e orais, bem como que dominem conhecimentos de índole teórica e desenvolvam capacidades de reflexão aprofundada e de autonomia na investigação.
DOCENTE H. G.
Pretende-se que os estudantes se familiarizem com a pesquisa, estudo e preparação de apresentações escritas e orais, bem como que dominem conhecimentos de índole teórica e desenvolvam capacidades de reflexão aprofundada e de autonomia na investigação.
DOCENTE B.P.A.
Pretende-se que os estudantes se familiarizem com a pesquisa, estudo e preparação de apresentações escritas e orais, bem como que dominem conhecimentos de índole teórica e desenvolvam capacidades de reflexão aprofundada e de autonomia na investigação.
DOCENTE MJG:O programa encontra-se estruturado em torno de algumas propostas temáticas, que poderão ser adaptadas às necessidades e interesses dos estudantes; é portanto um programa em construção, não rígido. 1. Barroco e neo-barroco. 2. O olhar e o Outro. Do sujeito colonial ao pós-colonialismo. Arte, mestiçagem, globalização.3. Lição das Trevas: sangue e beleza, a estética do horrível. 4. A estética da diferença.sexo e sexualidade, representações de género, feminismo, teoria queer e história da arte. 5. Cultura de massas: a revolta da arte contra a história da arte. 6. A história da arte como ficção. a narrativa da arte nos novos museus.7. O museu como parque temático.Políticas de entretenimento, cultura de lazer e mise-en-scène expositiva. 8. O artista contemporâneo como um reciclador em permanência. 9. A internet e a instauração de um “caos articulado” e de “múltiplas temporalidades simultâneas".10. O interesse renovado pelo conceito de obra-prima no pensamento estético contemporâneo. 11. Cartoons e censura: o poder das imagens.12.O que aconteceu à noção de belo na arte contemporânea? 13. O retorno do Gótico: a arte gótica e a contemporaneidade.
DOCENTE HELDER GOMES
A ficção como processo de realização do real.
Será fornecida aos estudantes uma lista de cerca de vinte obras literárias (preferencialmente romances, mas também contos e poesia), da qual cada estudante selecionará um livro para trabalhar.
Partindo da leitura, e do contributo de bibliografia auxiliar, solicita-se a cada estudante que apresente em aula uma análise da obra escolhida, de acordo com a sua problemática dominante, que tenha em atenção as seguintes questões:
- Qual a imagem de autor,
- Qual o conceito de criação artística,
- Qual o conceito de poder, de memória, de civilização, etc.
- Qual a relação entre o real e a ficção:
- É real ou imaginária (ficcional) a imagem de mundo que daqui emerge?
- A arte é aqui lugar de fuga, de construção, de transformação?
(UMA APRESENTAÇÃO DAS OBRAS A SEREM OBJECTO DE ESCOLHA PELOS ESTUDANTES ESTÁ DISPONÍVEL NA PÁGINA DA UNIDADE CURRICULAR NA PLATAFORMA MOODLE)
DOCENTE Bernardo Pinto de Almeida
1. Contextos do Modernismo
2. Ascenção e queda do Mito Modernista
3. O Pós-Modernista como operação linguística (linguistic turn)
4. O contemporâneo: a Arte Global e os seus avatares
A BIBLIOGRAFIA SUMÁRIA INDICADA DESTINA-SE AOS DIVERSOS TEMAS DA DOCENTE MJG.
A BIBLIOGRAFIA RELATIVA AO DOCENTE HELDER GOMES SERÁ FORNECIDA NA PLATAFORMA MOODLE
DOCENTE MJG: A unidade curricular funciona em regime de seminário, com a duração de três horas, que incluirá: Apresentações de ilustrações dos temas e/ou dos textos teóricos (trabalhos dos alunos). Estas apresentações foram adaptadas devido à cessação das aulas presenciais, e serão efectuadas através do envio de ficheiros (pdf, video, powerpoint com notas) à docente, devido ao contexto de estado de emergência nacional (COVID-19, pandemia). CORRESPONDEM À COMPONENTE "PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL" QUE CONSTA NAS COMPONENTES DE AVALIAÇÃO
Docente HELDER GOMES
A unidade curricular funciona em regime de seminário, com a duração de três horas, que incluirá: 1. Exposições introdutórias pela docente. 2. Apresentações de ilustrações dos temas e/ou dos textos teóricos (trabalhos dos alunos). 3. Discussões apoiadas na informação apresentada e na bibliografia da disciplina.
Docente B.P.A.
A unidade curricular funciona em regime de seminário, com a duração de três horas, que incluirá: 1. Exposições introdutórias pela docente. 2. Apresentações de ilustrações dos temas e/ou dos textos teóricos (trabalhos dos alunos). 3. Discussões apoiadas na informação apresentada e na bibliografia da disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 50,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 100,00 |
DOCENTE MJG: É obrigatória a assistência às aulas, efectuando-se um registo de presenças.(VÁLIDO APENAS PARA AS AULAS ACONTECIDAS ANTES DA PANDEMIA)
DOCENTE H:G.
É obrigatória a assistência às aulas, efectuando-se um registo de presenças.
DOCENTE B.P.A.
É obrigatória a assistência às aulas,
DOCENTE MJG:
A avaliação final é o resultado de um somatório de duas componentes obrigatórias:
OU EM ALTERNATIVA: b. Realização de uma apresentação sobre uma das temáticas abordadas na disciplina.
2. COMPONENTE OBRIGATÓRIA:TRABALHO ESCRITO, A SER ENVIADO ATÉ às 24h de 8 DE JUNHO DE 2020
(50%):
Realização de um trabalho final que deve constituir-se como um pequeno ensaio (aprox. 10 páginas) sobre um tema à escolha, adequado aos objectivos do seminário, que se constitua como uma reflexão teórica contextualizadora da prática artística pessoal do estudante.
DOCENTE H. G. :
A avaliação final é o resultado de um somatório de duas componentes obrigatórias:
2. COMPONENTE OBRIGATÓRIA:TRABALHO ESCRITO
(50%):
Realização de um trabalho final que deve constituir-se como um pequeno ensaio (aproximadamente de 10 páginas) que constitua uma reflexão crítica e fundamentada sobre a obra escolhida pelo estudante.
DOCENTE B.P.A.
A avaliação final é o resultado do somatório de duas componentes obrigatórias:
2. COMPONENTE OBRIGATÓRIA:TRABALHO ESCRITO
(50%):
Realização de um trabalho final que deve constituir-se como um pequeno ensaio (aproximadamente de 5 páginas) que constitua uma reflexão crítica e fundamentada sobre uma obra escolhida pelo estudante.
Não se aplica.
DOCENTE MJG: Os estudantes com estatuto especial podem não frequentar as aulas, mas terão de se sujeitar ao mesmo tipo de avaliação dos restantes estudantes, já descrita acima, sendo a avaliação final o resultado de um somatório de duas componentes obrigatórias. Estas 2 provas serão realizadas e entregues em data única, sujeita a marcação do docente, durante o prazo previsto para as avaliações finais.
DOCENTE H. G.: IDEM
Docente BPA
IDEM
DOCENTE MJG: A melhoria de classificação, nas condições previstas nos artigos 10º e 11º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes da UP, é permitida mediante avaliação nos mesmos moldes da avaliação distribuída. Assim, os estudantes que desejem efectuar melhoria de classificação terão de se sujeitar ao mesmo tipo de avaliação dos restantes estudantes, já descrita acima, sendo a avaliação final o resultado do somatório das duas componentes obrigatórias acima indicadas.
No caso de melhoria de classificação, estas 2 provas serão realizadas e entregues em data única, sujeita a marcação do docente, durante o prazo previsto para as avaliações finais.
Em alternativa, a melhoria de classificação pode ser obtida por frequência de unidade curricular, nas condições previstas no artigo 11º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes da UP.
H. G. : IDEM
DOCENTE BPA
Idem
DOCENTE MJG: HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS ALUNOS: 2as das 09h00 às 11h00, mediante marcação prévia por email, atendendo ao elevado número de estudantes.
DOCENTE H. G. : IDEM
DOCENTE BPA: Terças 14 às 16 por marcação prévia