Teoria e História da Pintura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas/Pintura |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
47 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
4,5 |
51 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina destina-se a fornecer aos estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas, ramo de Pintura, um espaço de reflexão comum sobre a prática da pintura e a tradição pictórica na Europa ocidental, nas suas diversas componentes. Através do recurso a exemplos concretos de épocas muito variadas, serão expostos conhecimentos básicos e algumas ferramentas fundamentais, bem como os métodos e os critérios mais amplamente utilizados na actualidade por historiadores, comissários de exposições, conservadores e críticos de arte para poder analisar qualquer obra pictórica com algum detalhe. O programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações diversificadas. Partindo de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da pintura ocidental, serão abordadas as relações entre a pintura e a cultura visual na arte europeia, essencialmente dos séculos XIII a XX, com uma especial ênfase no Renascimento. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto pictórico nas suas mais variadas vertentes. Serão abordadas questões como a identificação das obras pictóricas, os géneros na pintura, as diversas técnicas, os conceitos essenciais sobre a composição, o desenho e a cor, a evolução do tratamento da figura humana, ou a produção, consumo e circulação da pintura. A disciplina destina-se a dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo ao contexto histórico e cultural, à análise formal e à compreensão da génese e do processo criativo das obras pictóricas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico. Nota: As questões relativas a procedimentos, materiais e técnicas pictóricas, bem como a composição, desenho e cor, merecerão uma abordagem sumária, dado que serão objecto de estudo detalhado noutras disciplinas curriculares.
Resultados de aprendizagem e competências
Familiaridade com os aspectos da história da pintura definidos nos obejctivos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O que é a pintura? A imitação da natureza. A imaginação e a criatividade. As fontes para o estudo da história da pintura. 2. A pintura como objecto físico. 2.1.O Bilhete de Identidade de uma pintura: 2.1.1. Autoria e data. 2.1.2. O título. 2.1.3. A técnica (suportes e materiais pictóricos). 2.1.4. As dimensões. 2.1.5. A história ao serviço da compreensão da pintura. Os métodos laboratoriais e o estudo da pintura. O desenho subjacente. Descobertas e redescobertas. Estado de conservação e restauro. A localização original. Pintura e museologia. 3. A pintura como texto. 3.1. O tema: a pintura de história, o retrato, a paisagem, as cenas de género, a natureza-morta. 3.2. A composição, o desenho e a cor (breve abordagem). 3.3. A figura. A codificação da beleza. Para além da beleza: outras interpretações do corpo. O auto-retrato no Renascimento como reflexo da auto-imagem dos artistas. 4. A pintura como objecto de posse e de consumo. A produção, consumo e circulação da pintura. 4.1. Sistemas e organizações da produção da pintura. Regulamentações e grémios profissionais. A educação do artista: aprendizagem e mestrança. A oficina dos pintores. As academias. 4.2. Pintura, sociedade e economia. Comitentes, patronos, públicos, mercados, coleccionismo, circulação das obras de arte.
Bibliografia Obrigatória
Alberti Leon Battista;
De la pintura y otros escritos sobre arte. ISBN: 84-309-3336-0
Ames-Lewis Francis;
Drawing in early renaissance Italy. ISBN: 0-300-07981-8
Ames-Lewis Frances;
The^intellectual life of the Early Renaissance artist. ISBN: 0-300-08304-1 45.50
Arasse, Daniel; Histoires de Peintures, Editions Denoël, 2004
Arasse, Daniel; On n’y voit rien. Descriptions, Editions Denoël, 2000
Baxandall, Michael; Painting and Experience in Fifteenth Century Italy, Oxford University Press, 1988
Baxandall Michael;
Patterns of intention. ISBN: 0-300-03763-5
Bell Julian;
What is painting ?. ISBN: 0-500-28101-7
Bomford David 340;
Art in the making. ISBN: 1-85709-987-7
Bomford, David; Conservation of Paintings: National Gallery Pocket Guide, The National Gallery, 1998
Bomford, David; A Closer Look: Conservation of Paintings, Yale University Press, 2009
Calvo Serraller Francisco;
Fuentes de la Historia del Arte II. ISBN: 84-7679-343-X
Camille, Michael; Gothic Art - Visions and Revelations of the Medieval World, Calmann and King, 1996
Camille, Michael; The Gothic Idol – Ideology and Image-Making in Medieval Art, Cambridge University Press, 1989
Camille Michael;
Image on the edge. ISBN: 0-948462-28-0
Chadwick Whitney;
Women, art, and society. ISBN: 0-500-20241-9
Craske Matthew;
Art in Europe. ISBN: 0-19-284206-4
Cumming, Laura; A Face to the World: On Self-Portraits, Harper Press, 2009
Elkins, James; What Painting Is, Routledge, 2000
Elkins, James; Why Art Cannot Be Taught: A Handbook for Art Students, University of Illinois Press, 2001
Erlande-Brandenburg Alain;
Le^sacre de l.artiste. ISBN: 2-213-60563-7
Fernandez Arenas José;
Introducción a la conservación del patrimonio y técnicas artísticas. ISBN: 84-344-6580-9
Erlande-Brandenburg Alain 080;
Villard de Honnecourt. ISBN: 84-7600-670-5
Franklin, D.; Painting in Renaissance Florence 1500-1550, Yale University Press, 2001
Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
Gage John;
Color y cultura. ISBN: 84-7844-161-1
Geczy, Adam; Art: Histories, Theories and Exceptions, Berg Publishers, 2008
Goldstein Carl;
Teaching art. ISBN: 0-521-55988-X
Goldthwaite, Richard A.; Wealth and the Demand for Art in Italy, 1300-1600, Johns Hopkins University Press, 1995
Gombrich E. H.;
Arte e ilusão
Gombrich E. H.;
A história da arte
Gombrich E.H.;
Meditations on a hobby horse. ISBN: 0-7148-3245-6 28.00
Gowing, Sir Lawrence; A History of Art, Grange Books, 1999
Grosser, Maurice; The Painter's Eye, Rinehart, 1951
Grõssinger Christa;
Picturing women in late medieval and renaissance art. ISBN: 0-7190-4110-4
Hall James;
Dictionary of subjects and symbols in art
Hall, Marcia B., ; Color and Meaning. Practice and Theory in Renaissance Painting, Cambridge University Press, 1992
Harris, Jonathan; Art History: The Key Concepts, Routledge, 2006
Hartt Frederick;
Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Hockney, David; Secret Knowledge - Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters, Thames and Hudson, 2006 (ed. espanhola:El conocimiento secreto, Barcelona, Ediciones Destino, 2001)
Honour, Hugh e Fleming, John; Historia mundial del arte, Akal, 2004
Hours Madeleine;
Analyse scientifique et conservation des peintures
Humfrey, P.; Painting in Renaissance Venice, Yale University Press, 1996
Junquera, Juan José; Morales y Marin, Jose Luis (dir. de); Historia universal de la pintura, Espasa Calpe, 1996
Kelly Francis;
Art restoration. ISBN: 0-7153-5238-5
Kemp Martin 340;
The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
Kemp Martin;
Behind the picture. ISBN: 0-300-07195-7
Laneyrie Dagen, Nadeije; Leer la pintura, Larousse Editorial, 2008 (Existe ebook disponível na Biblioteca on-line da FBAUP)
Lucie-Smith Edward;
L. érotisme dans l.art occidental
Mayer Ralph;
The^artist.s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
Mayer Ralph;
Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
Mirzoeff Nicholas 340;
The visual culture reader. ISBN: 0-415-14133-8
Mohen Jean-Pierre;
L.^art et la science. ISBN: 2-07-059413-0
Morante López Felisa;
Análisis y comentario de la obra de arte. ISBN: 84-85789-72-5
Nead, Lynda; The Female Nude: Art, Obscenity and Sexuality, Routledge, 1992
Nochlin, Linda; Representing Women, Thames and Hudson, 1999
Onians John;
Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Panofsky Erwin;
A^perspectiva como forma simbólica. ISBN: 972-44-0886-8
Panofsky, Erwin; Renascimento e renascimentos na arte ocidental, Editorial Presença, 1981
Panofsky Erwin;
El significado en las artes visuales. ISBN: 84-206-7004-9
Pastoureau Michel;
Dictionnaire des couleurs de notre temps. ISBN: 2-86253-129-4
Pastoureau Michel;
O^tecido do diabo. ISBN: 972-33-1178-X 9.95
Pearce.s Emma;
Artists. materials. ISBN: 0-572-03146-7
Pedrola, Antoni; Materiales, procedimientos y técnicas pictóricas, Ariel, 2004
Pointon, Marcia; History of Art - A Student’s Handbook, Routledge, 1997
Pommier Édouard;
Théories du portrait. ISBN: 2-07-074776-X
Preziosi, Donald; The Art of Art History. A Critical Anthology, Oxford University Press, 1998
Preziosi, Donald; Rethinking Art History: Meditations on a Coy Science, Yale University Press, 1989
Puttfarfen Thomas;
The^discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
Réau Louis;
Iconografia del arte cristiano
Reid Jane Davidson;
The^Oxford guide to classical mythology in the arts, 1300-1990s. ISBN: 0-19-504998-5
Richardson, Carol M.; Franklin, Michael W.; Woods, Kim (ed. de); Renaissance Art Reconsidered – An Anthology of Primary Sources, Blackwell Publishing, 2006
Roberts, H. E. (coord. de); Encyclopedia of Comparative Iconography. Themes Depicted in Works of Art, Fitzroy Dearborn Publishers, 1998
Rosand David;
Painting in sixteenth-century Venice. ISBN: 0-521-56568-5
Saldanha Nuno;
Poéticas da imagem. ISBN: 972-21-0999-5
Schianchi Lucia Fornari 340;
Parmigianino. ISBN: 88-8215-481-5
Schlosser Julius;
La literatura artística. ISBN: 84-376-0082-0
Stapleton Michael;
The Hamlyn concise dictionary of greek and roman mythology. ISBN: 0-6000-33237-3
Steer John;
Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Stoichita, Victor I.; La invención del cuadro: arte, artífices y artificios en los orígenes de la pintura eropea, Ed. del Serbal, 2000
Stokstad Marilyn;
Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Tinagli, Paola; Women in Italian Renaissance Art - Gender, Representation, Identity, Manchester University Press, 1997
Turner Nicholas;
Desenhos de mestres europeus em colecções portugueses. ISBN: 972-8176-53-8
Vasari Giorgio;
Las vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos desde Cimabue a nuestr. ISBN: 84-309-3218-6
Vivancos Ramón Victoria;
La^conservación y restauración de pintura de caballete. ISBN: 978-84-309-4651-8
Welch Evelyn;
Art and society in Italy. ISBN: 0-19-284203-X
Welch, Evelyn; Shopping in the Renaissance: Consumer Cultures in Italy, 1400-1600, Yale University Press, 2005
WEST, Shearer; Portraiture, Oxford University Press, 2004
Wiesman, Majorie E., ; A Closer Look: Deceptions and Discoveries, Yale University Press, 2010
Wollheim Richard;
La^pintura como arte. ISBN: 84-7774-584-6 46.65
Woods, K. W.; Making Renaissance Art: Renaissance Art Reconsidered, Yale University Press, 2006
Woods, K. W.; Viewing Renaissance Art, Yale University Press, 2007
Yarza Luaces Joaquín;
Fuentes de la Historia del Arte I. ISBN: 84-7679-342-1
Elkins James;
The^object stares back. ISBN: 0-15-600497-6
Observações Bibliográficas
Sem observações
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes
Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > História > História da arte
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
No final do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à classificação obtida no trabalho escrito, que supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação do trabalho são os seguintes: rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados.
Provas e trabalhos especiais
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Observações
Programa e bibliografia da autoria de Maria José Goulão