Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TC500

Têxteis Construídos

Código: TC500     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 26 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Ribeiro Rosas Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
MARIA ISABEL FELGUEIRAS E SOUSA QUARESMA NOVAIS 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na Unidade Curricular Têxteis Construídos pretende-se a exploração do universo do têxtil - matérias, meios e ferramentas – como mais uma possibilidade de expressão técnico/artística na formalização plástica. Ensaiar modelos e estruturas de criação, individuais e em equipa. Investigar, organizar, planear e projetar. Gerir criticamente as diferentes fases do trabalho dependendo dos resultados pretendidos. Ter capacidade de cooperar em esquemas de realização individuais e/ou de grupo. Ter capacidade de compreender e adaptar as matérias, meios, ferramentas e processos aos resultados desejados. Racionalizar a dimensão transversal das diferentes disciplinas do curso, autonomia e capacidade de reflexão critica.

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito da UC, o estudante deverá ser capaz de projetar, ensair/experimentar, testar e expor os procedimentos que mais se adequem à concretização dos seus projetos, sendo valorizados quer os processos como os resultados obtidos - conforme o programa e objetivos enunciados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É relevante existirem conhecimentos prévios

Programa

A unidade curricular pretende implementar a investigação consecutada em projectos tridimensionais sustentados na aplicação do têxtil enquanto expressão plástica, prestando especial atenção à utilização dos processos e matérias desta natureza na arte contemporânea. É igualmente pressuposto sensibilizar para as condições críticas e contextuais do processo têxtil aplicado artisticamente. Como objectivos a unidade curricular propõe-se aprofundar o conhecimento de matérias e tecnologias que envolvem o têxtil, nomeadamente no que respeita à sua utilização tridimensionalmente construida na elaboração e concretização de projectos individuais dos discentes, em paralelo com o aprofundar do conhecimento histórico e artístico da área, tanto da evolução das matérias e das técnicas como da produção artística com ela relacionada. O estabelecimento de protocolos com parceiros externos à Faculdade, nomeadamente com a outras instituições de ensino como a ESSR, prevê o contacto com tecnologias avançadas da área, onde serão realizadas aulas em parceria e com apoio técnico especializado.

Bibliografia Obrigatória

Jefferies Janis 080; Contemporary textiles. ISBN: 978-1-906155-29-2
Scott Jac; Textile perspectives in mixed-media sculpture. ISBN: 1-86126-578-6
Herausgegeben von Rike Frank, Grant Watson; ; Textiles Open Letter, 2015. ISBN: ISBN: 978-3-95-679-137-6
Eileen Fisher; Textiles and Creative Reuse, 2015. ISBN: ISBN: 9781849942980
Helen Parrot; Mark-Making in Textile Art, 2013. ISBN: ISBN: 978-14994-067-2

Observações Bibliográficas

considerar a bibliografia fornecida nas aulas e a que consta no semestre 1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Construção e desenvolvimento de um diário de bordo que enuncie e apresente quer as informações fornecidas nas aulas, como as investigações realizadas, como o desenvolvimento dos trabalhos realizados. - Aulas de apresentação, exposição e debate acerca de diversos Artistas e Obras nas suas mais diversas formas de abordagem que utilizam o Textil com meio priveligiado de expressão artística - Realização de relatórios de aula - visitas a oficinas e ateliers (previstas). - Apresentação e Desenvolvimento de propostas de trabalho.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Pela presença assídua e participação nas aulas; Pela análise e avaliação dos objetivos e competências através dos processos e resultados decorrentes dos trabalhos propostos; Pelo empenho, desenvolvimento e capacidade de exposição das ideias, capacidade de colaboração e diálogo.

Pelo cumprimento do programa com classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

30% presença/assiduidade e participação activa nos trabalhos 50% processos e resultados das propostas 20% relatórios e diário de bordo.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano letivo seguinte.

Observações

 

Esta UC, devido aos constrangimentos ditados pela pandemia provocada pelo Covid 19, sofreu alguns ajustamentos no lecionamento dos seus conteúdos, e processos de avaliação. Esses ajustes foram feitos de acordo com as circunstâncias  do ensino / aprendizagem serem  agora à distância, via meios digitais, e pela falta de meios materiais para execução das oficinas previstas. Os ajustes levados a cabo,  permitiram realizar a maior parte das tarefas nas novas propostas. Em relação à avaliação dos conhecimentos, cada destes trabalhos, foi avaliado e comentado individualmente com cada estudante. Embora  se tenha previsto algumas aulas presenciais, para ensino de uma matéria impossível de ser feita não presencialmente, a avaliação  final será feita on-line, por  igualdade de circunstâncias, uma vez que nem todos os estudantes têm condições de se deslocarem à faculdade.

A fórmula de cálculo da classificação final sofrerá uma ligeira alteração, assim : 

25% - capacidade de adaptação às propostas de trabalho.

30% - Relatórios e diários de bordo.

45% - Processos e resultados da propostas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-03-22 às 13:44:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias