Teorias Contemporaneas do Espaço
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas/Escultura |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
27 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
4,5 |
51 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os recentes desenvolvimentos do pensamento contemporâneo valorizam a importância da categoria espaço no entendimento dos processos de conhecimento sejam eles do foro da geografia crítica, da teoria social, do pensamento estético, da arquitectura ou da arte. Nesta perspectiva, e sendo o espaço uma categoria de significação tão abrangente, tanto em termos da crescente espacialização da vida contemporânea, como nas derivações que este fenómeno tem exercido sobre o pensamento e a arte, surge esta unidade curricular centrada na investigação da importância das teorias contemporâneas do espaço e suas conexões com a arte.
O pensamento crítico desenvolvido a partir principalmente da segunda metade do século XX em torno das práticas artísticas que se confrontavam com a espacialidade nos seus modos de produção e de exposição, forma o ponto de partida da unidade curricular, com vista a aprofundar as noções tão frequentemente citadas na prática artística contemporânea de site-specific ou arte contextual. A unidade curricular poderá articular-se com os projectos deste carácter desenvolvidos noutras unidades curriculares teorico-práticas, nomeadamente Atelier e Projecto, de qualquer dos Ramos do Curso de Artes Plásticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de análise de textos críticos.
Capacidade de elaboração de um texto crítico.
Competências de pesquisa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O "white cube" e o advento da instalação.
Transformações expositivas do espaço museológico até à noção de site-specific.
Land art, e outras formas de intervenção na paisagem.
Contexto e situação na prática artística contemporânea.
A espacialização do tempo: narrativa, imagem e intermedialidade.
Bibliografia Obrigatória
Kastner Jeffrey 340;
Land and environmental art. ISBN: 0-7148-3514-5
Matzner Florian 340;
Public Art. ISBN: 3-7757-9148-5
O.Odoherty Brian;
Inside the white cube. ISBN: 0-520-22040-4
Crimp Douglas;
On the museum.s ruins. ISBN: 0-262-03209-0
Rosenthal Mark;
Understanding installation art. ISBN: 3-7913-2984-7
Lefebvre Henri;
The^Production of space. ISBN: 0-631-18177-6
Krauss Rosalind E.;
Passages in Modern Sculpture. ISBN: 0-262-61033-7
Krauss Rosalind;
Caminhos da escultura moderna. ISBN: 85-336-0958-2
Kwon Miwon;
One Place After Another. ISBN: 0-262-11265-5 38.61
Oliveira Nicolas de;
Installation art. ISBN: 0-500-27828-8
Bibliografia Complementar
Cross Susan 080;
Bruce Nauman. ISBN: 0-892-07299-7 35.75
Judd Donald 040;
Donald Judd
Oliveira Nicolas de;
Installation art in the new millennium. ISBN: 0-500-23808-1
Serra Richard 040;
Richard Serra
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia utilizada no ensino processa-se em aulas de carácter teórico apoiadas por imagens e textos críticos relevantes para os assuntos em análise.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Estudo autónomo |
0,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho de investigação |
0,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Aulas de exposição e discussão dos temas apresentados.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final é feito ponderando um texto de análise crítica sobre os assuntos desenvolvidos, o caderno de notas de aula, uma apresentação temática em aula, e a participatividade nas aulas ao longo do semestre (nas percentagens de 30%, 20%, 20% e 30% respectivamente).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de Prova com Consulta. O estudante pode optar pela avaliação contínua submetendo os elementos solicitados e pela realização da Prova, vigorando a classificação mais elevada poara efeitos de pauta.