Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > SI311

Som e Imagem

Código: SI311     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Multimédia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 25 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 51 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
André Rangel Macedo Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
André Rangel Macedo 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Específicos:

• Explorar ambientes que permitem a performance simultânea de imagens e sons enquanto ambientes maleáveis para expressão criativa e auto-conhecimento.

• Estudar as relações entre som e imagem, em especial no contexto das artes plásticas e do cinema.

• Analisar, de um ponto de vista histórico, as interacções entre o sonoro, o visual e o plástico.

• Estudar as correspondências sensoriais entre som e imagem.

• Contextualizar as interacções entre som e imagem no âmbito da produção artística contemporânea.

• Explorar as especificidades de uma plasticidade do som.

 

Gerais:

• Incentivar a utilização de métodos transversais de pesquisa e análise dos casos de estudo escolhidos.

• Estimular a autonomia de investigação e de análise crítica. 

• Estimular o cruzamento com trabalho realizado noutras áreas curriculares e com o trabalho de projecto dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com as metodologias e objectivos apresentados. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


1. SOM E IMAGEM


• Resenha histórica da sonorização de imagens em movimento.


• A subjectividade do som na narrativa cinematográfica.


• Efeitos sonoros no cinema: taxonomia e análise de exemplos (foco sonoro, profundidade de campo, fora de campo, máscara auditiva, sobreposição, lead-in, efeitos locais e ambientais, fidelidade, camera lenta, onírico e meta-diegético).


• Música funcional para sonorização de imagens em movimento.


• Sistemas Musicais-Visuais da era pre-computacional.


• Correspondências entre som, música, luz e imagem: De Oskar Fischinger e Norman McLaren até Christopher Bauder e Nonotak.


• Sonificação de imagem e visualização de som.


• Mapeamento de dados sonoros e visuais: possibilidades de mapeamento entre MIDI, audio, video, espaço e cor.


2. SOM 


• Fundamentos de acústica:


- Espectro audível;


- produção/geração de som;


- propagação e percepção; formas de onda sonora, frequência, amplitude, fase, envelope, função de seno, unidades de medida; efeito Doppler; fundamentos de psico-acústica, altura, volume, timbre e curvas de audição.


• Modos de audição e objectos sonoros.


• Representação digital de som:- conversão A/D conceitos fundamentais sobre digitalização de sinal, frequência de amostragem e precisão da quantização de uma onda sonora;


-  teorema de Nyquist, ‘aliasing’ e ‘folding’;


- memória, armazenamento e formatos com e sem compressão. 


• Ondas sonoras acustícas e ondas sonoras de síntese:


- interacção entre ondas sonoras;


- ondas sinusoidais e sons musicais; movimentos harmónicos simples; tons complexos; tons harmónicos.


- formatos de onda (sinusoidal, dente de serra, triangular e recatangular)


• Processamento de sinal sonoro digital.


• Síntese de audio digital e manipulação de sinais digitais:


- síntese de novos sons (síntese sonora por modelação de amplitude, por modelação de frequência e síntese granular;


- envelope de amplitude (ADSR);


- processamento digital de sinais audio;


- gravação;


- sequenciação. 


• Tipos genéricos de filtros:


- passa altos, passa baixos, passa banda e rejeição de banda.


• Conceitos básicos de MIDI


• Composição sonora e mistura.


• Espacialização sonora e composição multicanal.


3. IMAGEM


• Aspectos semiológicos da linguagem audiovisual:


- imagem no espaço audiovisual, escala de planos, grupos de planos (acção e expressão), enquadramento e posições de câmara;


- linguagem filmíca, movimentos de câmera, tipos de movimentos de camera (funcionais e descritivos);


- pontuação cinematográfica, ligações entre planos;


- articulação espaço - tempo, continuidade, tipos de raccords, eixos de acção;


- montagem.


• Exemplos clássicos na história da video arte:


- Andy Warhol, Bruce Nauman, Chantal Akerma, Chris Burden, Christian Marclay, Cory Arcangel, Dan Graham, David Hall, Gary Hill, Gillian Wearing, Joan Jonas, John Baldessari, Joseph Beuys, Lisa Steele, Marina Abramovic, Martha Rosler, Nam Jun Paik, Peter Campus, Peter Weibel, Pipilotti Rist, Richard Serra, Vito Acconci, William Wegman, Wolf Vostell.


• Imagem cinematográfica, imagem televisiva e imagem vídeo.


- Formatos;


- Empréstimos, adaptações, reutilizações e separações.


• Imagem vídeo:


- câmera vídeo e características do sinal;


- vídeo digital, digitalização, compressão e formatos.


• Iluminação básica para registo vídeo:


- Luz de enchimento, luz de recorte e luz chave.


• Imagem vídeo como matriz manipulável algoritmicamente:


- processamento e síntese de vídeo.


• Imagem video como matriz capaz de representar diversos tipos de informação como imagem vídeo, imagem fixa, geometria tridimensional, sistemas de partículas ou audio.


• Análise digital de imagem vídeo para detecção de movimento e para detecção de ‘presença’; ‘visão por computador’ e fiduciais.


• OpenGL, figuras, volumes, NURBS, sistema de cor, tipos de iluminação, comandos de desenho, controladores de desenho, qualidades materiais e texturas.


Bibliografia Obrigatória

Centre George Pompidou; Sonic process. ISBN: 2-84426-098-5 47.90 (ver também VAN ASSCHE, Christine, Ed. (2002), Sonic Process: A New Geography of Sounds, Barcelona, Museu D'Art Contemporani de Barcelona)
Centre George Pompidou; Sons & lumières. ISBN: 2-84426-244-9 55.65
Almeida Bernardo Pinto de 1954-; Imagem da fotografia. ISBN: 972-37-0180-4
Altman Rick; Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 978-0415904575
Basbaum Sérgio Roclaw; Sinestesia, arte e tecnologia. ISBN: 85-7419-222-8
Bosseur, Jean-Yves; Sound and the Visual Arts: Intersections between Music and Plastic Arts Today, Dis Voir, 1993 (Le Sonore et le Visuel: Intersections musique-arts plastiques aujourd'hui, 1992)
Bosseur Jean-Yves; Sound and visual arts. ISBN: 2-906571-26-1
Burroughs William; A^revolução electrónica. ISBN: 972-699-419-5
Crary Jonathan; Suspensions of perception. ISBN: 0-262-53199-2
Chion Michel; La^voix au cinema. ISBN: 286642-004-7 (versão em inglês também disponível na biblioteca)
Chion Michel; L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9 (versão em castelhano também disponível na biblioteca)
Grilo, João Mário; As Lições do Cinema:Manual de Filmologia, Edições Colibri/Universidade Niova de Lisboa, 2007. ISBN: 972-772-705-6
GORBMAN, Claudia; Unheard Melodies: Narrative Film Music, Indiana University Press, 1987
Illes Crissie, Ed.; Into the Light: The Projected Image in American Art 1967-1977, Whitney Museum of American Art, 2001
Jullier Laurent; El sonido en el cine, Paidós, 2007. ISBN: 978-84-493-2027-9 ([Le son au cinéma, Paris, Cahiers du cinéma, 2006])
Kahn Douglas; Noise, water, meat. ISBN: 0-262-61172-4
Kittler Friedrich A.; Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
LaBelle Brandon; Background noise. ISBN: 0-8264-1845-7
Labelle Brandon; Martinho Cláudia (Eds.); Site of Sound #2: Of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press, 2011 (Inclui CD)
Licht Alan; Sound Art: Beyond Music, Between Categories, Rizzoli, 2007
Lund, Cornelia and Lund, Holger (Eds.); Audio.Visual - On Visual Music and Related Media, Stuttgart, Arnoldsche Verlagsanstalt GMBH, 2009. ISBN: 978-3-89790-293-0 (inclui DVD)
Mouëllic, Gilles; La música en el cine, Paidós, 2011 ((La Musique de film, Paris, Cahiers du cinéma, 2003))
Mulder Arjen; Understanding Media Theory: Language, image, sound, behaviour, V2_Publishing/NAi Publishers, 2004
Sichel, Berta, Ed. ; Primera generación: Arte e imagen en movimiento (1963-1986), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2006
Schulz Bernd, Ed; Ressonances: Aspects of Sound art, Stadtgaleie Saarbrücken/Kehrer, 2002
Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Benjamin, Walter; A Modernidade, Assírio & Alvim, 2006. ISBN: 9789723711646
Berger, John; Understanding Photography, Penguin, 2013. ISBN: 9780141392028
Didi-Huberman Georges; Falenas. ISBN: 978-989-98924-6-0
FLUSSER,Vilém; Towards a Philosophy of Photography , Reaktion Books, 2007. ISBN: 978-1861890764
LE GOFF, Jacques; “Memória”. In Enciclopédia Einaudi, Tomo 1. , Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984. ISBN: 9789722700801
PAÏNI, Dominique; – “Pour une petite histoire de la projection”. In Projections, les transports de l’image, Hazan/Le Fresnoy/AFAA, 1998. ISBN: 978-2850255700
PALLASMAA, Juhani ; The Architecture of Image: Existential Space in Cinema, Building Information Limited, 2001. ISBN: 9789516826281
PANOFSKY, Erwin ; “Style and Medium in the Motion Pictures” (1936) in Film Theory and Criticism: Introductory Readings, Oxford University Press, 1974. ISBN: 978-0195365627
YATES, Frances Amelia ; The Art of Memory , Pimlico, 2010. ISBN: 978-1847922922

Bibliografia Complementar

Adelmo Luiz; Manzano Fernandes; Som-imagem no cinema: A experiência alemã de Fritz Lang, Perspectiva, 2010. ISBN: 978-85-273-0681-2
Adorno Theodor; El cine y la musica
Almeida Ana Paula; O^universo dos sons nas artes plásticas. ISBN: 978-972-772-707-0
Attali Jacques; Noise. ISBN: 978-0-8166-1286-4
Barbosa Álvaro Mendes; Displaced soundscapes
Brougher Kerry 205; Visual music. ISBN: 0-500-51217-5
Campany, David (Ed.); The Cinematic, The MIT Press/White Chapel, 2007. ISBN: 978-0-262-53288-4
Campen, Cretien van; The Hidden Sense: Synesthesia in Art and Science, The MIT Press, 2007
Celant Germano; Maraniello Gianfranco; Vertigo: A Century Of Multimedia Art From Futurism To The Web, Museo d’Arte Moderna di Bologna/Skira, 2007
Chion Michel; Le son au cinéma, Cahiers du Cinéma, 1985
Chion Michel; Músicas, media e tecnologias. ISBN: 972-8329-96-2
Chion, Michel; Guide des objets sonores, Paris, Éditions Buchet/Chastel, 1983 (Ver pdf com tradução para inglês na página da disciplina)
Chion Michel; Le Son, Nathan, 1998
Chion, Michel; Un Art sonore, le cinéma. Histoire, esthétique, poétique, Cahiers do Cinema, 2003. ISBN: 978-2-8664-2364-3
Costa José Manuel 340; Arte sonoro. ISBN: 978-84-96917-69-9
Costa, Luís; Costa, Rui; Three Years In Nodar: Context-Specific Art Practices in Rural Portugal, Edições Nodar - Binaural, 2011
Foster, Hal, Ed; Vision and Visuality, Dia Art Foundation, 1988
Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Kittler Friedrich A.; Literature media. ISBN: 90-5701-061-5
Grieveson Lee 340; The^silent cinema reader. ISBN: 0-415-25284-9
Hall Doug; Fifer Sally Jo; Illuminating Video - An Essential Guide to Video Art,, Aperture Foundation, 1990
Hanhart John, Ed; Video Culture - A Critical Investigation, Visual Studies Workshop Press, 1986
Husslein-Arco Agnes 340; Les^grands spectacles. ISBN: 3-7757-1656-4
Kittler Friedrich A.; Discourse networks 1800-1900. ISBN: 0-0847-2099-1
Labelle , Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press,, 1999. ISBN: 978-0965557023
Labelle, Brandon; Martinho, Cláudia; Site of Sound: Of Architecture and the Ear. Vol 2, Errant Bodies Press, 2011. ISBN: 978-0982743904
Lévi-Strauss Claude; Olhar ouvir ler. ISBN: 972-41-1374-4
Lovink Geert 340; Video vortex reader. ISBN: 978-90-78146-05-6
Magnan Nathalie 340; La^vidéo, entre art et communication. ISBN: 2-84056-047-X 19.34
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Packer Randall; Jordan Ken; Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, W. W. Norton & Company, 2001
Parfait Françoise; Video. ISBN: 2-84105-133-1 44.40
Parkinson David; History of film. ISBN: 0-500-20277-X
Perniola Mario; Enigmas, o momento egípcio na sociedade e na arte, Bertrand Editora, 1994 (Enigmi, Il mometo egizio nella società e nell'arte, 1990)
Pigeat Jean-Paul (ed); L''oreille oubliée, Centre George Pompidou, 1982
Ribas Luísa; Sobre o papel do som no audiovisual
Rees A. L.; A^history of experimental film and video. ISBN: 0-85170-681-9
Sider Larry, Ed.; Soundscape - the school of sound lectures 1998-2001, Wallflower Press, 2003
Sorlin Pierre; Estéticas del audiovisual, La Marca Editora, 2010 ([Esthétiques de l'audiovisuel, 1993])
Sterne Jonathan; The^audible past. ISBN: 0-8223-3013-X
Toop, David (Ed.); Sonic Boom: The Art of Sound, London, Hayward Gallery, 2000. ISBN: 978-1853322082 (inclui dois CDs)
Viveiros Paulo; A^imagem do cinema. ISBN: 972-8296-93-2
Zielinski Siegfried; Audiovisions: Cinema and Televison as Entr’actes in History, Amsterdam University Press, 1999
EISNER, Lotte H.; La Pantalla Demoniaca , Cátedra, 1996
ELKINS, James ; Pictures and Tears, Routledge, 2004
AAVV; Aperture Magazine, #231, Summer 201 — Film & Foto, Aperture. ISBN: 978-1-59711-434-9

Observações Bibliográficas

Outras refererências, sobretudo de artigos dispersos, são indicadas na página da disciplina. Em função da orientação dada aos trabalhos escritos poderão ser sugeridas outras leituras. Uma indispensável filmografia, será também trabalhada ao longo das aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Proposta para desenvolvimento de dois trabalhos indicados pelos docentes e respectiva orientação e consultoria. 

. Visualização, análise e comentário de trabalhos artísticos reconhecidos internacionalmente, realçando as suas estratégias de produção e difusão. 

. O processo de trabalho dos discentes decorre durante as horas de trabalho do estudante e nas horas de contacto com os docentes. 

. Prática laboratorial com vista à materialização dos trabalhos propostos. 

. Apresentação e documentação das obras resultantes do trabalho dos discentes.

Software

http://si.blog.virose.pt

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 45,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Assiduidade ≥ 75 %

Cumprimento das demais entregas e apresentações, de acordo com as propostas do docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho 1- 45 %
Trabalho 2 - 45 %
Participação, assiduidade - 10 %

Melhoria de classificação

Sim
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-03-26 às 18:54:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias