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Práticas Complementares de Pintura

Código: PCP500     Sigla: PCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 28 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco Artur de Vaz Tomé Laranjo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Francisco Artur de Vaz Tomé Laranjo 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar um desenvolvimento e aprofundamento da prática da oficina de pintura, a estudantes de vários anos e de diversas formações, que desejem ampliar a sua experiência curricular edesenvolver conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico.
Pretende ser um espaço onde se privilegia a experimentação e a investigaçãoe e o contacto com problemas técnicos que podem advir da dualidade intrínseca entre processo/projeto, de forma a construir uma base de conhecimentos, sobre várias técnicas e materiais, no âmbito do exercício da Pintura, que propiciem, ferramentas para uma reflexão e fundamentação consistente e objetiva, na escolha das suas metodologias práticas para o desenvolvimento de um projeto pictórico.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimentos específicos sobre técnicas de pintura, e a sua correcta utilização e aplicação. 
Aprofundar conhecimentos já adquiridos na área da pintura em anos curriculares anteriores, especificando o desenvolvimento do fazer laboratorial e metodológico dos mesmos.
Estimular um caracter de experimentação em novas tecnologias pictóricas, de modo a complementar investigações práticas desenvolvidas nas disciplinas nucleares. Estimular aprofundamento de sensibilidades à disciplina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tratando-se de uma unidade curricular aberta a estudantes de três anos e ramos curriculares diferentes e de formações diferentes, o programa será individualizado atendendo à especificidade de cada aluno, consistindo no entanto, dentro do âmbito geral, no aprofundar de conhecimentos e na experimentação plástica, a nível de várias técnicas no domínio da pintura.
Nesta disciplina, será dado a eleger a cada estudante a opção de escolher pelo desenvolvimento de exercícios de acompanhamento/complemento à construção do seu projeto individual, a nível da unidade curricular de Atelier II ou Projeto, ou, à escolha pela realização de exercícios programados, acerca de tecnologias específicas para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/utilização/manutenção o mais aprofundada possível dos materiais em questão.
Complementarmente propoe-se a reflexão sobre o modo de mostrar e expor, reflectir sobre o olhar o trabalho do estudante em matéria de ambito expositivo.

Bibliografia Obrigatória

ULL; Historia ilustrada de la pintura

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

É feito pelo docente um acompanhamento individual no atelier, quer durante o período da aula, quer no período de atendimento suplementar. A frequência mínima e diálogo são imprescindíveis, registando-se em fichas individuais os momentos de contacto, sugestões principais e evolução de trabalho. Serão analisados e discutidos os propósitos de cada aluno no início e durante a execução dos trabalhos. Haverá também um ponto de situação e de análise, no final de cada semestre.

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência: Na avaliação é tida em conta a assiduidade e a qualidade da participação. É obrigatório o cumprimento de um mínimo de 75% das aulas. É fundamental os trabalhos dos alunos serem efectuados no atelier, na Faculdade, durante e fora do período da aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência: Na avaliação é tida em conta a assiduidade e a qualidade da participação. É obrigatório o cumprimento de um mínimo de 75% das aulas. É fundamental os trabalhos dos alunos serem efectuados no atelier, na Faculdade, durante e fora do período da aula.

NOTA IMPORTANTE: A avaliação é contínua, e, como tal, não será admitido à avaliação final o aluno que não tenha desenvolvido nenhum contacto com o docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Assiduidade e persistência no trabalho; capacidades técnicas, inventivas e culturais demonstradas por cada estudante, e capacidades de autocrítica e crítica. Tratando-se de uma unidade curricular aberta a estudantes de três anos diferentes, será considerada a situação de cada aluno, não só como caso individual, mas também com referência às experiências e aos patamares de aprendizagem evidenciados e detectáveis. A importância, de cada um dos diferentes factores indicados acima, varia, caso a caso. Como é evidente, trata-se de uma actividade avaliativa que não é destituída de elementos subjectivos. No entanto, na avaliação final, serão contabilizáveis os seguintes itens: Assiduidade - 15 % Participação/motivação – 10 % Sentido crítico - 10 % Opção Projeto - Pesquisa e fundamentação – 5 % Qualidades plásticas: execução, criatividade, originalidade - 25 % Evolução – 15 % Desenvolvimento e concretização - 10% Quantidade de trabalho realizado – 10 % Opção técnicas – Qualidades plásticas: Execução – 25 % Criatividade – 5 % Evolução - 15 % Exercícios realizados – 10 % Trabalho extra – 10 % Reitera-se que é fundamental os trabalhos dos discentes serem efetuados no Atelier, na Faculdade durante e fora do período da aula.
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