Código: | PAT500 | Sigla: | PAT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 59 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 3 | 34 | 81 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro | 2,00 |
A disciplina de Psicologia da Arte ambiciona cumprir dois objectivos fundamentais que estão entre si relacionados. Em primeiro lugar, evidenciar a utilidade de conceitos e teorias psicológicas para a abordagem e investigação do fenómeno artístico; e, em segundo lugar, demonstrar que a Psicologia, enquanto ciência humana, não se restringe à psicopatologia e que a sua aplicação prática ultrapassa largamente o campo reduzido da psicoterapia. Noutros termos, a disciplina de Psicologia da Arte pretende sensibilizar os alunos para as problemáticas centrais da disciplina através de uma abordagem integrativa que pensa os fenómenos artísticos na sua globalidade, independentemente das suas diversas proveniências (“normal”, “patológica”, “adulta”, “infantil”, “primitiva”, “civilizada”, etc.).
O estudo da arte a partir da perspectiva psicanalítica é particularmente eficaz para demonstrar que a psicologia não se restringe ao patológico e que não existem fronteiras estanques entre o “normal” e o “desviante”. No final da formação, os estudantes estarão melhor preparados para pensar a arte a partir dum olhar integrativo, e terão adquirido um conjunto de conhecimentos, aptidões e capacidades críticas que poderão utilizar na prática profissional e artística.
O programa da disciplina centra-se essencialmente sobre a apresentação e desenvolvimento das contribuições maiores da psicanálise, enquanto teoria geral da acção humana, para o estudo da arte. Assim sendo, será dado um particular destaque à teoria freudiana da actividade artística e literária, bem como a outros autores que prolongaram esta investigação no campo da arte.
Em termos genéricos, ao longo do semestre recorrer-se-á a diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo – de molde a possibilitar uma melhor aquisição dos vários conteúdos. Mais especificamente, em função das diversas matérias a leccionar, optar-se-á por uma combinação das seguintes estratégicas pedagógicas:
- Aulas de exposição teórica seguidas de debates com os estudantes;
- análise de textos e de imagens;
- visualização de documentários;
- esporadicamente, debates com artistas, e/ou especialistas em matérias específicas a convidar.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 31,00 |
Frequência das aulas | 34,00 |
Trabalho escrito | 16,00 |
Total: | 81,00 |
A bibliografia da disciplina será fornecida aos alunos durante as aulas, ao longo do semestre.