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Estudos de Arte Moderna e Contemporânea II

Código: EAMC302     Sigla: EAMCII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 88 Plano de estudos oficial 2011 3 - 6 64 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lúcia Gualdina Marques de Almeida da Silva Matos Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Andreia Susana Magalhães Correia 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-02-11.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Complementar, Programa, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo o estudo e compreensão das artes visuais na segunda metade do século XX, nomeadamente:

Análise da obra de artistas que estão na origem e desenvolvimento de movimentos, transformações e rupturas que definiram as práticas artísticas deste período histórico; estabelecer relações com obras e artistas que os precederam e sucederam.

Compreender e conhecer os materiais, processos e práticas que conduziram a uma alteração das formas de produção e de receção das obras artísticas, que por sua vez provocaram uma contínua redefinição de arte e dos seus fundamentos.

Conhecer a diversidade das práticas e processos artísticos, a sua relação e cruzamento com outros domínios artísticos (inter e multidisciplinariedade);

Contextualizar e relacionar as obras, artistas e movimentos com o sistema artístico (teoria e crítica da arte, exposições e museus) e o seu o momento histórico.

Desenvolver práticas para a compreensão e análise de obras artísticas.

Aprofundar a capacidade de estudo analítico, crítico e comparado da história da arte através de exercícios de interpretação de obras e de textos de artistas e de história/crítica de arte.

Resultados de aprendizagem e competências

Completada com sucesso a unidade curricular, espera-se que o estudante conheça os artistas, movimentos e ideias fundamentais da arte da segunda metade do século XX; que seja capaz de os nomear, relacionar e contextualizar, identificando os principais desenvolvimentos e transformações ocorridos neste período e de que forma se enquadram no quadro mais alargado da história da arte.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular examina uma variedade de artistas, movimentos e práticas do panorama da arte a partir de 1945 até ao início do século XXI, situando-os nos contextos históricos, especialmente sociais, políticos e tecnológicos, como nos contextos culturais e artísticos que os enquadram e sustêm. A história desses desenvolvimentos e transformações artísticas é traçada através da abordagem e estudo dos artistas, movimentos e exposições mais reconhecidos, tal como dos centros artísticos predominantes, examinados em paralelo aos movimentos e artistas de geografias mais periféricas e abordagens artísticas divergentes. Ao longo do programa é colocada em foco “o campo expandido” a diversidade sem precedentes dos materiais, práticas e processos artísticos da segunda metade do século XX (corpo, fotografia, documentação, filme e vídeo, meios eletrónicos e digitais, ações políticas e sociais, projetos de grande escala), a dissolução das disciplinas, o cruzamento e contaminação das artes visuais com as outras artes, como o cinema ou a dança.

Expressionismo abstracto e abstração geométrica/neoconcretismo; arte pop; movimentos de contra-cultura e underground; minimalismo e conceptualismo; pós-minimalismo; arte processual; performance, off-site, site specific, ambientes e instalação, arte bruta/outsider; fotografia, filme e a imagem projetada; pós-modernismo.

 

Bibliografia Obrigatória

Foster Hal; Art since 1900. ISBN: 0-500-23818-9 69.76
Fundação de Serralves Museu de Arte Contemporânea; Circa 1968
Kristine Stiles; Theories and documents of contemporary art. ISBN: 978-0-520-25718-4
Michael Archer; Art since 1960. ISBN: 0-500-20298
Simon Marchan Fiz; Del^arte objetual al arte de concepto. ISBN: 84-7600-105-3
Lucy R. Lippard; Six years. ISBN: 0-520-21013-1
Alexander Alberro; Conceptual art. ISBN: 0-262-01173-5
Martha Buskirk; The^contingent object of contemporary art. ISBN: 0-262-52442-2
Roselee Goldberg; A^Arte da performance. ISBN: 978-989-95565-0-8
Claire Bishop; Installation art. ISBN: 978-1-85437-518-6
Nicolas de Oliveira; Installation art. ISBN: 0-500-27828-8

Bibliografia Complementar

Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Thomas Crow; The^rise of the sixties. ISBN: 0-8109-2731-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Abordagem expositiva com momentos práticos de análise de obras, bibliografia e filmografia. A bibliografia apresenta-se em português, mas principalmente em língua inglesa (existindo tradução da bibliografia serão indicados os textos em português). Os textos de leitura obrigatória e de análise na aula são identificados nas aulas anteriores. O programa de cada aula e a bibliografia específica são indicados no respetivo sumário.

NOTA: Entende-se esta unidade como uma plataforma de reflexão sensível às atividades e eventos da comunidade artística local e internacional, e sempre que possível disponível para um contacto direto com os seus protagonistas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 98,00
Frequência das aulas 64,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Prova escrita sem consulta. Duração da prova é de 2 horas

Fórmula de cálculo da classificação final

Valor da classificação do exame final entre 0-20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Através de Exame Final.

Observações

A interrupção das aulas presenciais trouxe a necessidade de readaptação de metodologias usadas nas aulas, no entanto estas não tiveram implicações significativas no cumprimento do programa.Devido ao regime de exceção do semestre optou-se por tornar acessíveis nos sumários versões PDF das apresentações feitas nas aulas, ressalvando-se que estes são documentos indicativos dos temas, artistas e obras tratados. Nos sumários estão indicados os assuntos de cada aula e indicada a bibliografia específica de cada, tal como links ou anexos para a mesma.

 Exame final

Face à situação atual o método de avaliação por exame final escrito mantém-se, sendo alterado nos seguintes pontos:

- o exame deve ser redigido no computador (recurso a processador de texto) e depois de finalizado convertido em PDF.

- a duração vai ser alargada a 3 horas com acréscimo de 30 minutos para envio. Não serão considerados os exames recebidos após as 13.30.

- o regime de consulta de bibliografia e recursos online é permitido.

Os exames deverão estar identificados com nome completo e número de estudante, sem essa informação não serão considerados.

Para a realização do exame o acesso faz-se através da plataforma zoom através da qual será remetido o enunciado. Durante o exame (10:00 -13:00) vou manter a sessão aberta para qualquer necessidade de esclarecimento, poderão contactar-me através da plataforma.

Uma vez concluído o exame deve ser enviado em formato PDF, para o endereço de email exameEAMC2@gmail.com. Hora limite para receção: 13:30, não serão considerados exames após esta hora.

Informações e recomendações para preparação do exame final - época normal e época de recurso:

O exame é composto por três questões de desenvolvimento devendo o estudante responder apenas a duas.

A primeira questão é de resposta obrigatória e consiste na análise de duas obras cujas imagens e ficha técnica serão disponibilizadas no enunciado. Para preparar a resposta obrigatória devem estudar os conteúdos das primeiras 8 aulas.

Para a segunda questão têm opção de selecionar uma de duas perguntas. Para a preparação da segunda questão os conteúdos serão os da segunda parte do programa, desde a aula 9 à aula 14.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

Clareza e estrutura; adequação da resposta ao enunciado; rigor científico; conhecimentos específicos demonstrados, capacidade de relacionamento entre artistas, obras e conceitos que foram abordados ao longo das aulas; capacidade de articular obras e artistas com o seu contexto histórico, artístico e teórico.


 

 

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