Código: | EAMC302 | Sigla: | EAMCII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 88 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 6 | 64 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Lúcia Gualdina Marques de Almeida da Silva Matos | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Andreia Susana Magalhães Correia | 3,00 |
A unidade curricular tem como objetivo o estudo e compreensão das artes visuais na segunda metade do século XX, nomeadamente:
Análise da obra de artistas que estão na origem e desenvolvimento de movimentos, transformações e rupturas que definiram as práticas artísticas deste período histórico; estabelecer relações com obras e artistas que os precederam e sucederam.
Compreender e conhecer os materiais, processos e práticas que conduziram a uma alteração das formas de produção e de receção das obras artísticas, que por sua vez provocaram uma contínua redefinição de arte e dos seus fundamentos.
Conhecer a diversidade das práticas e processos artísticos, a sua relação e cruzamento com outros domínios artísticos (inter e multidisciplinariedade);
Contextualizar e relacionar as obras, artistas e movimentos com o sistema artístico (teoria e crítica da arte, exposições e museus) e o seu o momento histórico.
Desenvolver práticas para a compreensão e análise de obras artísticas.
Aprofundar a capacidade de estudo analítico, crítico e comparado da história da arte através de exercícios de interpretação de obras e de textos de artistas e de história/crítica de arte.
Completada com sucesso a unidade curricular, espera-se que o estudante conheça os artistas, movimentos e ideias fundamentais da arte da segunda metade do século XX; que seja capaz de os nomear, relacionar e contextualizar, identificando os principais desenvolvimentos e transformações ocorridos neste período e de que forma se enquadram no quadro mais alargado da história da arte.
A unidade curricular examina uma variedade de artistas, movimentos e práticas do panorama da arte a partir de 1945 até ao início do século XXI, situando-os nos contextos históricos, especialmente sociais, políticos e tecnológicos, como nos contextos culturais e artísticos que os enquadram e sustêm. A história desses desenvolvimentos e transformações artísticas é traçada através da abordagem e estudo dos artistas, movimentos e exposições mais reconhecidos, tal como dos centros artísticos predominantes, examinados em paralelo aos movimentos e artistas de geografias mais periféricas e abordagens artísticas divergentes. Ao longo do programa é colocada em foco “o campo expandido” a diversidade sem precedentes dos materiais, práticas e processos artísticos da segunda metade do século XX (corpo, fotografia, documentação, filme e vídeo, meios eletrónicos e digitais, ações políticas e sociais, projetos de grande escala), a dissolução das disciplinas, o cruzamento e contaminação das artes visuais com as outras artes, como o cinema ou a dança.
Expressionismo abstracto e abstração geométrica/neoconcretismo; arte pop; movimentos de contra-cultura e underground; minimalismo e conceptualismo; pós-minimalismo; arte processual; performance, off-site, site specific, ambientes e instalação, arte bruta/outsider; fotografia, filme e a imagem projetada; pós-modernismo.
Abordagem expositiva com momentos práticos de análise de obras, bibliografia e filmografia. A bibliografia apresenta-se em português, mas principalmente em língua inglesa (existindo tradução da bibliografia serão indicados os textos em português). Os textos de leitura obrigatória e de análise na aula são identificados nas aulas anteriores. O programa de cada aula e a bibliografia específica são indicados no respetivo sumário.
NOTA: Entende-se esta unidade como uma plataforma de reflexão sensível às atividades e eventos da comunidade artística local e internacional, e sempre que possível disponível para um contacto direto com os seus protagonistas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 98,00 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Total: | 162,00 |
Prova escrita sem consulta. Duração da prova é de 2 horas
Valor da classificação do exame final entre 0-20 valores.
Não se aplica.
Não se aplica.
Através de Exame Final.
A interrupção das aulas presenciais trouxe a necessidade de readaptação de metodologias usadas nas aulas, no entanto estas não tiveram implicações significativas no cumprimento do programa.Devido ao regime de exceção do semestre optou-se por tornar acessíveis nos sumários versões PDF das apresentações feitas nas aulas, ressalvando-se que estes são documentos indicativos dos temas, artistas e obras tratados. Nos sumários estão indicados os assuntos de cada aula e indicada a bibliografia específica de cada, tal como links ou anexos para a mesma.
Exame final
Face à situação atual o método de avaliação por exame final escrito mantém-se, sendo alterado nos seguintes pontos:
- o exame deve ser redigido no computador (recurso a processador de texto) e depois de finalizado convertido em PDF.
- a duração vai ser alargada a 3 horas com acréscimo de 30 minutos para envio. Não serão considerados os exames recebidos após as 13.30.
- o regime de consulta de bibliografia e recursos online é permitido.
Os exames deverão estar identificados com nome completo e número de estudante, sem essa informação não serão considerados.
Para a realização do exame o acesso faz-se através da plataforma zoom através da qual será remetido o enunciado. Durante o exame (10:00 -13:00) vou manter a sessão aberta para qualquer necessidade de esclarecimento, poderão contactar-me através da plataforma.
Uma vez concluído o exame deve ser enviado em formato PDF, para o endereço de email exameEAMC2@gmail.com. Hora limite para receção: 13:30, não serão considerados exames após esta hora.
Informações e recomendações para preparação do exame final - época normal e época de recurso:
O exame é composto por três questões de desenvolvimento devendo o estudante responder apenas a duas.
A primeira questão é de resposta obrigatória e consiste na análise de duas obras cujas imagens e ficha técnica serão disponibilizadas no enunciado. Para preparar a resposta obrigatória devem estudar os conteúdos das primeiras 8 aulas.
Para a segunda questão têm opção de selecionar uma de duas perguntas. Para a preparação da segunda questão os conteúdos serão os da segunda parte do programa, desde a aula 9 à aula 14.
Os critérios de avaliação são os seguintes:
Clareza e estrutura; adequação da resposta ao enunciado; rigor científico; conhecimentos específicos demonstrados, capacidade de relacionamento entre artistas, obras e conceitos que foram abordados ao longo das aulas; capacidade de articular obras e artistas com o seu contexto histórico, artístico e teórico.