Código: | TC500 | Sigla: | TC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 28 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Rute Ribeiro Rosas | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
MARIA ISABEL FELGUEIRAS E SOUSA QUARESMA NOVAIS | 4,00 |
Na Unidade Curricular Têxteis Construídos pretende-se a exploração do universo do têxtil - matérias, técnicas, meios e ferramentas – como mais uma possibilidade de expressão técnico/artística na formalização plástica. Ensaiar modelos e estruturas de criação, individuais e em equipa. Investigar, organizar, planear e projetar. Gerir criticamente as diferentes fases do trabalho dependendo dos resultados pretendidos. Ter capacidade de cooperar em esquemas de realização individuais e/ou de grupo. Ter capacidade de compreender e adaptar as matérias, meios, ferramentas e processos aos resultados desejados. Racionalizar a dimensão transversal das diferentes disciplinas do curso, autonomia e capacidade de reflexão critica. No âmbito da UC, o estudante deverá ser capaz de projetar, ensaiar/experimentar, testar e expor os procedimentos que mais se adequem à concretização dos seus projetos, sendo valorizados quer os processos como os resultados obtidos - conforme o programa e objetivos enunciados.
No âmbito da UC, o estudante deverá ser capaz de projetar, ensair/experimentar, testar e expor os procedimentos que mais se adequem à concretização dos seus projetos, sendo valorizados quer os processos como os resultados obtidos - conforme o programa e objetivos enunciados.
É relevante existirem conhecimentos prévios
A UC pretende implementar a investigação consecutada em projetos tridimensionais sustentados na aplicação do têxtil enquanto meio de expressão plástica, prestando especial atenção à utilização dos processos e matérias desta natureza na arte contemporânea. É igualmente pressuposto sensibilizar para as condições críticas e contextuais do processo têxtil aplicado artisticamente.
- Origem e relevância do universo Têxtil na história da humanidade e das culturas;
- Estudo das fibras – origens, comportamentos, utilizações;
- Inter-relação com os elementos estruturantes da expressão plástica – linha, cor, textura, forma, valores lumínicos, densidades, ritmos;
- Oficinas experimentais de abordagem técnica e artística – tecelagem, tapeçaria, tinturaria;
- Da tradição à contemporaneidade;
- O Têxtil nas artes plásticas – exemplos e casos de estudo;
- Desenvolvimento de projeto com aplicação do têxtil
- Aulas temáticas de apresentação, exposição e debate;
- Realização de workshops oficinais com orientação docente;
- Realização de relatórios de aula e respetivo debate;
- Construção de um diário de bordo que enuncie e apresente quer as informações fornecidas nas aulas, as investigações realizadas e o desenvolvimento dos trabalhos realizados.
- Desenvolvimento de propostas de trabalho.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final
Condições de Frequência: assiduidade e participação nas aulas; cumprimento dos objetivos, programa e competências através dos processos e resultados decorrentes dos exercícios; Pelo empenho, desenvolvimento e capacidade de exposição das ideias, capacidade de colaboração e diálogo.
Fórmula de avaliação: 30% presença/assiduidade e participação ativa nos trabalhos
50% processos e resultados das propostas
20% relatórios e diário de bordo.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 75,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 92,00 |
Total: | 92,00 |
Pela presença assídua e participação nas aulas; Pela análise e avaliação dos objetivos e competências através dos processos e resultados decorrentes dos trabalhos propostos; Pelo empenho, desenvolvimento e capacidade de exposição das ideias, capacidade de colaboração e diálogo.
Pelo cumprimento do programa com classificação igual ou superior a 10 valores.
30% presença/assiduidade e participação activa nos trabalhos 50% processos e resultados das propostas 20% relatórios e diário de bordo.
Não se aplica
Mediante frequência do ano letivo seguinte.