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Têxteis Construídos

Código: TC500     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 28 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Ribeiro Rosas Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
MARIA ISABEL FELGUEIRAS E SOUSA QUARESMA NOVAIS 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na Unidade Curricular Têxteis Construídos pretende-se a exploração do universo do têxtil - matérias, técnicas, meios e ferramentas – como mais uma possibilidade de expressão técnico/artística na formalização plástica. Ensaiar modelos e estruturas de criação, individuais e em equipa. Investigar, organizar, planear e projetar. Gerir criticamente as diferentes fases do trabalho dependendo dos resultados pretendidos. Ter capacidade de cooperar em esquemas de realização individuais e/ou de grupo. Ter capacidade de compreender e adaptar as matérias, meios, ferramentas e processos aos resultados desejados. Racionalizar a dimensão transversal das diferentes disciplinas do curso, autonomia e capacidade de reflexão critica. No âmbito da UC, o estudante deverá ser capaz de projetar, ensaiar/experimentar, testar e expor os procedimentos que mais se adequem à concretização dos seus projetos, sendo valorizados quer os processos como os resultados obtidos - conforme o programa e objetivos enunciados.

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito da UC, o estudante deverá ser capaz de projetar, ensair/experimentar, testar e expor os procedimentos que mais se adequem à concretização dos seus projetos, sendo valorizados quer os processos como os resultados obtidos - conforme o programa e objetivos enunciados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É relevante existirem conhecimentos prévios

Programa

A UC pretende implementar a investigação consecutada em projetos tridimensionais sustentados na aplicação do têxtil enquanto meio de expressão plástica, prestando especial atenção à utilização dos processos e matérias desta natureza na arte contemporânea. É igualmente pressuposto sensibilizar para as condições críticas e contextuais do processo têxtil aplicado artisticamente.

- Origem e relevância do universo Têxtil na história da humanidade e das culturas;

- Estudo das fibras – origens, comportamentos, utilizações;

- Inter-relação com os elementos estruturantes da expressão plástica – linha, cor, textura, forma, valores lumínicos, densidades, ritmos;

- Oficinas experimentais de abordagem técnica e artística – tecelagem, tapeçaria, tinturaria;

- Da tradição à contemporaneidade;

- O Têxtil nas artes plásticas – exemplos e casos de estudo;

- Desenvolvimento de projeto com aplicação do têxtil

Bibliografia Obrigatória

Jefferies Janis 080; Contemporary textiles. ISBN: 978-1-906155-29-2
Scott Jac; Textile perspectives in mixed-media sculpture. ISBN: 1-86126-578-6
Herausgegeben von Rike Frank, Grant Watson; Textiles Open Letter, Sternberg Press, 2015. ISBN: 978-3-95-679-137-6
Tim Ingold; Making-Anthropology,Archeology,Art and Architecture, Routledg,London, 2013. ISBN: 978-0-415-56722-0
Eileen Fisher; Scraps-Fashion,Textiles and Creative Reuse, Cooper Hewitt, Nova Yorque, 2017. ISBN: 978-1-942303-17-6
Alice Fox; Natural Processes in Textile Art - From Rust Dyeing to Found Objects, Bastford,Londres, 2015. ISBN: 9781849942980
Helen Parrot; Mark-Making in Textile Art, Btsford,Londres, 2013. ISBN: 978-14994-067-2
Ruth Singer; Fabric Manipulation , David and Charles, Londres, 2013. ISBN: 13-978-1-4463-0246-0
Cláudia Almeida, Joaquim Pais de Brito, Patrícia Melo ; Tecnologia Têxtil, Instituto Português dos Museus, 2007. ISBN: 978-972-776-326-9
Anni Albers; On Weaving, Dover Publications, Nova Yorque, 1963. ISBN: 0-486-43192-4

Bibliografia Complementar

Sadie Plant; Zeros e Uns- As Mulheres e as Novas Tecnologias, Editorial Bizâncio, Lisboa , 1997. ISBN: 972-53-0073-4
Clare Bishop, Edited; Participation Documents of Contemporary Art, White Chapel Gallery, Londres, 2006. ISBN: 978-0-85448-147-5
Petra Lange Berndt Edited; Materiality Documents of Contemporary Art, White Chapel Gallery, Londres, 2015. ISBN: 978-0-85448-237-3
Flusser Vilém; The^shape of things. ISBN: 1-86189-055-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas temáticas de apresentação, exposição e debate;

- Realização de workshops oficinais com orientação docente;

- Realização de relatórios de aula e respetivo debate;

- Construção de um diário de bordo que enuncie e apresente quer as informações fornecidas nas aulas, as investigações realizadas e o desenvolvimento dos trabalhos realizados.

- Desenvolvimento de propostas de trabalho.

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência: assiduidade e participação nas aulas; cumprimento dos objetivos, programa e competências através dos processos e resultados decorrentes dos exercícios; Pelo empenho, desenvolvimento e capacidade de exposição das ideias, capacidade de colaboração e diálogo.

Fórmula de avaliação: 30% presença/assiduidade e participação ativa nos trabalhos

50% processos e resultados das propostas

20% relatórios e diário de bordo.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 92,00
Total: 92,00

Obtenção de frequência

Pela presença assídua e participação nas aulas; Pela análise e avaliação dos objetivos e competências através dos processos e resultados decorrentes dos trabalhos propostos; Pelo empenho, desenvolvimento e capacidade de exposição das ideias, capacidade de colaboração e diálogo.

Pelo cumprimento do programa com classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

30% presença/assiduidade e participação activa nos trabalhos 50% processos e resultados das propostas 20% relatórios e diário de bordo.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano letivo seguinte.

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