Código: | LA501 | Sigla: | LA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://pureprint.fba.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 23 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Graciela Cabral Machado | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Maria Graciela Cabral Machado | 4,00 |
Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de livros de artista através de uma iniciação a procedimentos históricos ( técnicas da litografia, técnicas fotogravura). Esta abordagem tecnológica permite ao estudante o desenvolvimento de trabalho independente, capacidade de análise e sentido crítico sobre a produção gráfica de autor.
Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.
Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da produção de livros de artista num campo expandido. O exercício prático inicia uma consciência do contexto histórico, social e técnico da produção do livro de artista e contextso de edição assoaidos à obra gráfica de autor. Conhecer e usar das tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual.
Aquisição de bons conhecimentos nas tecnologias gráficas (litografia, processos fotomecânicos) e competências técnicas. Capacidade de desenvolver trabalho independente, analisar e avaliar produção gráfica de autor assim como potenciar o campo da produção gráfica de livros de artista, poster, múltiplos no contexto da arte contemporânea.
Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro da prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.
Estudantes desenvolvem práticas experimentais com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. Pesquisas integram ciência e tecnologia no processo criativo, de modo a estender o recurso a várias estratégias de investigação e concretização, e implementarem no presente soluções originais para os seus próprios projetos.
Estudantes são capazes de organizarem os conteúdos tecnológicos, metodológicos abordados integrando-os nos vários programas curriculares (pintura, escultura, multimédia, design de comunicação).
Estudantes consolidam métodos de documentação dos projetos e os seus conhecimentos tecnológicos permitem alargar o espectro de implementação, originalidade e impacto dos objetos usados para apresentar as pesquisas.
…1-Conceito, história do livro de artista e contexto atual da auto edição e produção de múltiplos
A trilogia da impressão: matriz, tinta, suporte
As componentes da imagem impressa: impressão, multiplicação, disseminação
Conteúdo através da técnica: problemas de inscrição, tradução, reprodução, materialidade, acessibilidade, colaboração
A impressão como processo em detrimento do resultado.
2-Introduções tecnológicas: pensar através do fazer, explorar, verificar, expandir.
A; Introduções básicas aos princípios tecnológicos estruturantes: as técnicas básicas de manipulação do papel_ dobragem, vinco, colagem, cozedura, corte, rasgo, impressão, decalque, perfuração;
.papel e tridimensionalidade; aprender a construir em volume, pensar em sequência,
. explorar e aplicar técnicas simples de encadernação
B; Pesquisas plásticas em torno da impressão sobre superfícies
- técnicas planográficas
C; Introdução de método avançado de impressão.
- técnicas de gravura fotomecânica (fotogravura)
Produção gráfica de um projeto editorial impresso.
- Maquetização e edição
Ações tutoriais de orientação e crítica coletiva e individual aos diferentes tipos de exercício produzido
Sessões demonstrativas conduzidas por estrito cumprimento de guiões tecnológicos. Abordagem progressiva às diversas etapas técnicas
Realização de maquetes e exercícios sobre componentes do livro e abordagem ao papel
Sessões de investigação, desenvolvimento e realização de exercicios preliminares a projetos de caracter mais experimental.
Sessões de aprofundamento da prática implicada a partir das hipóteses técnicas apresentadas e já testadas e daquelas que surgem de uma exploracão individual dos enunciados.
Sessão de apresentacão, discussão e concretização de um projeto individual de investigação, relatório, documentacao do projeto de auto-edição
Sessões abertas: apresentação de autores, e visitas de estudo e convites a gravadores e/ou impressores, editores para apresentarem a sua experiência profissional
Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica de projetos realizados dedicados a integração de estudantes em contexto real de edição de autor: organização, execução, acabamento
sessões.
Sessões de partilha de experiencias decorridas nas oficinas, consultas dos arquivos, troca de experiências com apresentação de trabalhos pelos seus pares.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Elaboração de projeto | 40,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:
Projeto com temática individual, acompanhado por um registo documental apropriado (livro de oficinas).
Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de conclusão de mínimo de 4 maquetes de livros, e um livro impresso editado ou exemplar único .
Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:
Assiduidade e acompanhamento a demonstrações organizadas com respectivos exercícios de aplicação.
Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível.
Envolvimento com a prática da impressão num sentido experimental e oficinal.
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de livros originais.
Originalidade e qualidade dos livros produzidos.
Capacidade de contextualização e posicionamento do recurso ao livro de artista enquanto prática artística contemporânea.