Código: | GTRS500 | Sigla: | GTRS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://pureprint.fba.up.pt/2015/http:// |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 13 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 | |||||||
DC | 8 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Graciela Cabral Machado | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Maria Graciela Cabral Machado | 4,00 |
Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de obra gráfica original através das técnicas de relevo e permeográficas, com percurso oficinal sobre os procedimentos históricos mais relevantes (xilogravura, linogravura, serigrafia).
Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro de uma prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correcta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.
Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.
Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. É pela prática que estudantes compreendem o contexto histórico, social e técnico, aprendem a respeitar as tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual
Estudantes compreendem o imperativo de proficiência tecnológica necessária à criação, bem como demonstram uma flexibilidade em mobilizar e adaptar os procedimentos e estratégias adequados às necessidades individuais de projeto independente e com demonstrada capacidade de inovação. Estudantes consolidam métodos de documentação dos projetos e os seus conhecimentos tecnológicos permitem alargar o espectro de implementação, originalidade e impacto dos objetos usados para apresentar as pesquisas. As competências adquiridas permitem o uso eclético de vários métodos de reprodução da imagem, e sobretudo facilitam a compilação dos resultados das pesquisas visual e escrita de forma original. Estudantes são capazes de organizarem os conteúdos tecnológicos, metodológicos abordados integrando-os nos vários programas curriculares (pintura, escultura, multimédia, design de comunicação). A sua capacidade de implementação de ideias e criatividade numa investigação interdisciplinar assegura uma abordagem inovadora e consolidação transversal do processo criativo individual. Estudantes desenvolvem uma capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeita a matérias relativas ao suporte, procedimentos de preparação e maquetizacao de imagem impressa.
Estudantes aprendem a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando e compreendo o potencial dos ambientes oficinais de índole colaborativa. |
… Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão em relevo e serigrafia, a partir de demonstrações e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou coletiva.
Introduções básicas aos princípios tecnológicos estruturantes. Identificação de meios e suportes de produção relativos a contextos de criação em oficina de gravura.
Tintas, tintagem e limpezas papéis e suportes, prensas, prelos e outros equipamentos de impressão. Procedimentos de impressão (as etapas): preparação de matrizes; preparação de tintas; métodos de registo; ferramentas de tintagem; provas e métodos de secagem.
Introdução técnica aos suportes tradicionais da gravura: o papel.
Introdução às técnicas de relevo: xilogravura e linogravura.
Técnicas de transferência de desenho.
Técnicas de gravação: matrizes e ferramentas; técnicas de entalhe; técnicas manuais e mecânicas. Preparação e manutenção de ferramentas. Técnicas com tintas à base de água e á base de óleo.
Técnicas de matriz subtrativa e aditiva.
Impressão em pequeno formato e ensaio sobre grande formato. Técnicas de registo. Impressão manual e mecânica.
Técnicas de matriz única e matrizes múltiplas. Técnicas de recorte e encaixe.
Técnicas de stencil. Processo de máscaras de papel, métodos diretos. Processo fotomecânico. Processos de monoimpressão.
...Aulas teórico práticas de apresentação e análise de procedimentos tecnológicos.
Sessões demonstrativas conduzidas em estrito cumprimento de guiões tecnológicos. Abordagem progressiva a diversas etapas técnicas.
Sessões de investigação, desenvolvimento e realização de exercícios preliminares a projetos de carácter mais experimental.
Sessões de aprofundamento da prática implicada a partir das hipóteses técnicas apresentadas e já testadas e daquelas que surgem de uma exploração individual dos enunciados.
Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados.
Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e convites a gravadores para exporem experiências ou trabalhos e visitas de estudo.
Ações tutorais de orientação e crítica coletiva e individual aos diferentes tipos de investigação produzidos.
Grande importância dada a sessões de partilha de experiências decorridas nas oficinas, com consultas aos seus arquivos, troca de experiências com apresentação de trabalhos em curso pelos colegas de licenciatura, mestrado ou doutoramento que assim demonstram investigação concretizada a prtir dos mesmos recursos
Apresentação, discussão e concretização de um projeto individual de investigação que visa a autoedição, onde sejam aplicados e verificadas as aprendizagens sobre os procedimentos técnicos mais adequados à produção de discursos gráficos.
Apresentação individual do trabalho, sinopse e documentação do projeto em sessões coletivas de análise critica sobre trabalho desenvolvido com reflexão sobre temas comuns, autores, metodologias aplicados.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 0,00 |
Elaboração de projeto | 0,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho escrito | 0,00 |
Total: | 0,00 |
A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:
Projeto com temática individual, acompanhado por um registo documental apropriado em livro das oficinas
Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de conclusão de mínimo de 5 trabalhos impressos de pequeno e/ou médio formato .
Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:
Assiduidade e acompanhamento das demonstrações organizadas com respectiva produção de exercício de aplicação.
Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível.
Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal.
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original.
Originalidade e qualidade das provas produzidas.
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.