Código: | EAMC301 | Sigla: | EAMC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 87 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 6 | 64 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria José Goulão Machado | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Maria José Goulão Machado | 3,00 |
A cultura em geral e a história e a teoria das artes em particular são utensílios fundamentais para a elaboração de projectos e trabalhos dos alunos noutras disciplinas, permitindo-lhes desenvolver pesquisas plásticas concretas; têm assim um papel importante na sua formação e avaliação, permitindo-lhes reflectir sobre a sua própria prática artística.
Na nossa época de proliferação das imagens digitais, a história da arte continua a demonstrar que as imagens que marcam a cultura visual contemporânea não surgiram do nada, e que a análise do seu substrato material e do seu contexto social é absolutamente necessária para um correcto entendimento histórico da sua função e do seu impacte visual. As obras de arte são o produto de interacções várias entre artistas sensíveis à visualidade e circunstâncias históricas específicas. A função da história da arte é, pois, a de compreender este processo criativo de múltiplas maneiras.
Em vez de um saber estanque, de um corpo de ideias pré-definidas, fechado sobre si mesmo, pretende-se transmitir a ideia de que a história da arte é uma reflexão sobre o passado essencialmente aberta e dinâmica, receptiva a novas problematizações, com uma base teórica necessariamente influenciada pelas novas problemáticas e pela contemporaneidade.
Partindo de uma ampla base conceptual e de uma grande variedade de situações históricas e artísticas, procurar-se-á combater determinados preconceitos, como o da evidência da imagem, que afirma que o visível se impõe por si mesmo de forma imediata, à margem de qualquer saber. O aprofundamento de conhecimentos e de instrumentos de reflexão conduz à percepção de que a história da arte é um domínio aberto e eminentemente conflitual, onde se entrecruzam e afrontam diversas opiniões e posições, e onde o diálogo frutuoso e estimulante entre artistas e intelectuais se encontra sempre presente.
Conhecimentos básicos de História da Europa e de História da Arte Ocidental, sécs. XVIII a XX.
1. Arte e cultura visual no século XIX
1.1. O Neoclassicismo. O Grand Tour e o fascínio por Itália. Inovações arquitectónicas. A pintura de História. A natureza pitoresca e a pintura de paisagem. Revolução, guerra e nacionalismos: a arte ao serviço da política.
1.2. O Romantismo e o Simbolismo. A época heróica: Francisco de Goya y Lucientes. Paisagens transcendentes: William Turner. O revivalismo da Idade Média: Os Pré-Rafaelitas.
1.3. O Impressionismo. Naturalismo e plein-air. O espectáculo dos prazeres modernos. O artista como sujeito. Charles Baudelaire, Émile Zola e os pintores da vida moderna: “les français peints par eux-mêmes.”
2. O início do século XX
2.3. Futurismo e fascismo. Marinetti.
2.4. O Cubismo Analítico de Braque.
2.5. Os readymades e Marcel Duchamp.
2.6. O movimento Dada. Zurique e a catástrofe da I Guerra Mundial. A Feira Dada de Berlim (1920). A fotomontagem.
2.7. O construtivismo russo. Propaganda e necessidades de uma nova sociedade colectiva. A internacionalização do Construtivismo.
2.8. Weimar e a Bauhaus.
2.9. A estética surrealista e André Breton. René Magritte: a influência da publicidade; ambiguidade entre linguagem e representação. Salvador Dali.
2.10. A Neue Sachlichkeit e os pintores alemães figurativos. George Grosz, Otto Dix, Max Beckmann.
As obras finais não estão por ordem alfabética porque foram acrescentadas posteriormente.
Infelizmente, e devido a cortes orçamentais, algumas das obras ainda não se encontram adquiridas para a biblioteca da FBAUP.
Aulas de exposição e discussão dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 100,00 |
O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevado número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação.
Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame Final
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame final
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
Horário de atendimento: 2ª feira, das 9h00 às 11h00; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.