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Cerâmica

Código: C500     Sigla: C

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 35 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco Artur de Vaz Tomé Laranjo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Susana Maria Clemente dos Santos Piteira 4,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

• Conhecer o processo cerâmico; 

• Identificar as características dos materiais cerâmicos; 

• Complementar o trabalho desenvolvido na UC de Cerâmica e noutras áreas curriculares; 

• Explorar as potencialidades expressivas das técnicas cerâmicas estimulando a reflexão crítica sobre a cerâmica actual, potenciando assim os percursos criativos individuais; 

• Valorizar as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio.

Resultados de aprendizagem e competências

A experiência e estudo da cerâmica no contexto das matérias-primas permite conhecer os processos cerâmico e identificar as características dos seus materiais.

O contacto  com os equipamentos cerâmicos e a prática laboratorial promovem a exploração das potencialidades expressivas das técnicas cerâmicas a partir do domínio da utilização dos fornos e da realização de ensaios, exercíciose registos de pastas, fundentes e produtos auxiliares.

As metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio através de exercícios de modelação, escultura e pintura cerâmica são meios para conhecer os processos cerâmicos, valorizar as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio e estimular a reflexão crítica sobre a cerâmica actual.

As aulas teórico-práticas, a utilização de plataformas digitais, os exercícios da componente prática, as visitas de estudo a exposições, ateliers e outras actividades organizadas no exterior permitem complementar as aprendizagno âmbito da sala de aula.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- A cerâmica em contexto: conceitos e géneros;

 - Matérias-primas: caracterização geológica;

- Diversos processos de cozedura de esculturas, relevos e outros objectos cerâmicos;

- Prática laboratorial – ensaios / exercícios e registos: pastas, diferentes processos de construãção e modelçao, pintura e corantes, fundentes e produtos auxiliares;

 

Bibliografia Obrigatória

Jan Peterson, Susan Peterson; The Craft and Art of Clay: A Complete Potter's Handbook, London, United Kingdom: Laurence King Publishing, 2012. ISBN: 9781856697286
Júlio Resende; A Cerâmica
Almeida, Ana João; Manual de Iniciação à Cerâmica, Oficinas do Convento, 2018. ISBN: -------

Bibliografia Complementar

Robert Tichane; Clay Bodies
Dessain et Tolra; La Ceramique Archictectural
Leone Papua; La Coccion de Productos Cerâmicos
Fernandez Chiti; Manual de Esmaltes Cerâmicos
Christine Constant; The Potter’s Palette
Daniel Rhodes; Terre et Glaçures
Nino Caruso; Cerâmica Viva

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino aprendizagem decorre no espaço da Faculdade, com eventuais saídas de campo e workshops com especialistas convidados. Os métodos de ensino a utilizar podem ser assim resumidos:


• Aulas práticas na sala de aula destinada à UC de Cerâmica. 
• Outras aulas teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros.
• Utilização de plataformas digitais para a discussão e partilha de informação.
• Visitas de estudo a exposições, ateliers e outras actividades organizadas no exterior.
As aulas da UC de Cerâmica terão uma componente prática realizada a partir das propostas de trabalho de cada estudante permitindo exercitar:

1) A modelação sobre a lastra (pasta à escolha do estudante), com as dimenssões permitidas pelos meios tecnologicos da oficina de cerâmica e o temporelativo às aulas de presença previstas para o Semestre. Exercicio com base na relação de planos, superfícies e texturas;

2) Modelação de uma peça de vulto perfeito, em médio formato;

3) Pintura sobre os trabalhos em chacota ou vidrado cru, com engobes, pigmentos cerâmicos, óxidos e vidrados.

Caderno de campo para registo dos processos e meios utilizados

 

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes
Humanidades > Artes > Artesanato > Cerâmica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 15,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas teórico-práticas da UC de Cerâmica.
Os estudantes que atingirem 25% de faltas serão convidados a abandonar a UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

20% (2 val) + 10% (1 val) + 10% (1 val) + 60% (16 val) = 100% (20 val).

Observações

Avaliação é distribuída sem exame final.
O processo de avaliação é contínuo. concluido o semestre é realizada a avaliação final que inclui:

- Avaliação continua;
- Um relatório com os trabalhos desenvolvidos, respectivas fichas técnicas, memória descritiva, registos fotográficos das distintas fases de trabalho e das peças concluídas;
- O caderno de campo.

O apoio aos estudantes será realizado às quintas-feiras entre as 11h/13h, na sala de Cerâmica.

A bibliografia apresentada na Ficha Curricular será complementada com outros documentos em suporte de papel.

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