Código: | CN500 | Sigla: | CN |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 24 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Norberto da Silva Ogórek Jorge | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Maria Gabriela Vasconcelos de Sousa Pinheiro | 2,00 | ||
Norberto da Silva Ogórek Jorge | 2,00 |
A UC, Cenografia, pretende desenvolver a sua ação pedagógica e cientifica tendo como objetivo o crescimento de uma consciência mais ampliada sobre o âmbito da Cenografia.
Pretende-se que os estudantes façam uma viagem histórica sobre a evolução da Cenografia. É de vital importância que os estudantes fiquem conhecedores da relevância da Área Cénica em diferentes âmbitos da arte, da afinidade desta com outros territórios criativos que se faça uma profunda reflexão e que se consciencialize profundamente a importância destas afinidades para a evolução e para a consequente autonomia conseguida.
É também intento da UC analisar temas de fundamental importância como: produção, luminotecnia, sonoplastia, figurino, adereços, ... Ao estudante é colocado o objetivo de desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre técnicas e processos relacionados com estes territórios de atuação Cénica.
Tem, ainda, como intento analisar a importância do envolvimento dos diferentes intervenientes no processo criativo e no processo de produção e também dissecar e apreender as diferentes metodologias envolvidas no processo de desenvolvimento de trabalho individual com as que se aplicam no desenvolvimento do trabalho em coletivo.
Pretende-se que o estudante que frequente esta UC adquira competências não só na área criativa, mas também que obtenha capacidades de reflexão e discussão critica num campo mais vasto do entendimento do território de ação cenográfica.
Competências de enquadramento num coletivo de criação, desenvolvendo capacidades de se envolver num contexto de exploração laboratorial objetivado na prática cénica.
O estudante será estimulado a adquirir capacidades de análise critica relativamente ao desenvolvimento dos projetos exploratórios das diversas áreas onde a ação do cenógrafo incrementa a sua atuação.
O estudante irá adquirir competências no momento conceptual, do projeto, no momento de experimentação prática em pequena escala (maquetizar) e também no momento fundamental da sua apresentação.
Pretende-se ainda que o estudante concilie o seu potencial criativo e plástico, enquadrado nas diversas especificidades apresentadas pelos exercícios propostos.
O programa da UC, Cenografia, será desenvolvido num campo de ação teórica /prática onde se irão, incrementar momentos expositivos, abordando configurações históricas para um melhor entendimento das particularidades inerentes ao território criativo onde se inscreve a UC, Cenografia.
Abordagens de reflexão critica, explanando as relações entre a Cenografia e Coreografia, identificando os elementos fundamentais de compreensão das duas áreas, espaço e corpo.
Áreas de “espetáculo” em debate onde a Cenografia é o elemento transversal: Teatro, Dança, Performance, Fotografia, Animação, Vídeo, Cinema, ...
O programa desta UC pretende promover a experimentação conceptual, prática, e o desenvolvimento consolidando assim os conhecimentos específicos sobre as principais áreas da prática da Cenografia e a pertinente reflexão critica dentro do campo das Artes Plásticas. Desenvolvendo-se assim uma proposta de caracter prático experimentalista, dentro de uma das áreas de “espetáculo” abordadas e refletidas. Este exercício terá, no final, um momento expositivo aberto, onde o resultado será refletido, comentado e avaliado criticamente em coletivo de turma, será acompanhado ainda por um relatório que refletirá toda a investigação desenvolvida aquando da execução do mesmo.
o biliografia e indicado em sala de aula e / ou nas propostas, além das sugestões em casos específicos.
A UC, Cenografia, desenvolve-se metodologicamente num campo de ação teórica /prática onde se irão, incrementar momentos expositivos, abordando configurações históricas para um melhor entendimento das particularidades inerentes ao território criativo onde se inscreve a UC, Cenografia.
Momentos expositivos abertos, a uma experimentação de reflexão teórica sobre as diferentes hipóteses de definição, intrínsecos aos diversos campos de ação, onde a Cenografia/Cenógrafo, é “convidado” a pesquisar, a conceptualizar, a experimentar, de um modo inteiro as relações entre o espaço positivo de ação do corpo e a plenitude da sua capacidade criativa.
Momentos laboratoriais de experimentação prática, onde se desenvolvem, em coletivo, exercícios de pequena duração, explorando as capacidades de articulação da atividade criativa individual dentro de um coletivo criativo.
Momentos de partilha, onde são convidados diferentes autores, que partilham com os estudantes reflexões essenciais, porque refletem a ação real do Cenógrafo, dentro de uma atuação efetiva da sua atividade como criador de Espaços Cénicos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 12,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,50 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 121,50 |
A obtenção de frequência reconhece, os indicadores dos itens relativos ao cálculo da nota final, sendo estes:
– Capacidade de trabalhar individualmente e em grupo.
– Capacidade criativa.
– Capacidade de exibir e apresentação de ideias.
– A capacidade de Investigação.
– Exequibilidade.
– Reflexão e explicação de Crítica e auto-Crítica.
Participação presencial 40%
Desenvolvimento das propostas de trabalho e apresentação 40%
Entrega de relatórios 20%
Além da bibliografis indicada será, ainda, sugerida bibliografia geral em sala de aula, assim como, sugestões bibliográficas, em projetos com um maior grau de especificidade.