Arte Sonora
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
15 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
4 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
• Desenvolver conhecimentos tecnológicos, históricos, teóricos e práticos sobre o Som nas Artes Plásticas.
• Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão dos projectos.
• Compreender as especificidades agregadas à Arte Sonora e adequar os múltiplos recursos e media disponíveis para desenvolver os projectos nesta área.
• Projectar e desenvolver trabalhos de Arte Sonora, valorizando metodologias e a experimentação.
Resultados de aprendizagem e competências
• Como resultado da aprendizagem, baseada em projeto desenvolvido ao longo so semestre, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área da arte sonora, de integração de conhecimentos, de gestão de projeto, de produção de conteúdos ajustado à proposta de trabalho de projeto.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
• A disciplina Arte Sonora visa desenvolver e consolidar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Áudio, continuando a aprendizagem teórica e técnica da linguagem especifica do som na produção plástica, dando especial ênfase à aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de um projecto de trabalho de Arte Sonora. Desenvolver um projecto de arte sonora tendo presente a plasticidade do som.
Bibliografia Obrigatória
Landy Leigh;
Understanding the art of sound organization. ISBN: 978-0-262-12292-4
EVENS, Aden; Sound Ideas, University of Minnesota Press. ISBN: 0-8166-4537-X
LICHT, Alan; Sound Art, Rizzoli, 2007. ISBN: 978-0-8478-2969-9
Chion Michel;
L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9
Bosseur Jean-Yves;
Sound and visual arts. ISBN: 2-906571-26-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• A unidade curricular desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas de acompanhamento e discussão do projecto a desenvolver ao longo do semestre, com aulas de apresentação/seminário de artistas convidados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho de campo |
0,00 |
Trabalho laboratorial |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Desenvolvimento do projecto de trabalho, de forma assídua, nas aulas.
Participação nas discussões colectivas em torno do trabalho próprio e dos colegas.
Apresentação final do corpo de trabalho realizado e relatório.
Fórmula de cálculo da classificação final
• O discente desenvolverá um projecto individual, ao longo do semestre, onde serão contabilizados o conteúdo da proposta, a sua aplicação prática e a sua defesa. A avaliação será contínua sendo obrigatório o cumprimento de um mínimo de 50% das aulas.