Código: | AMII | Sigla: | AMII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Multimédia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 29 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 24 | 288 | 648 |
Docente | Responsabilidade |
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Cristina Manuela Vaz Rainha Mateus | Regente |
Teorico-Prática: | 8,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 8,00 |
Carla Marques de Barros Cruz | 8,00 |
No final da UC de Atelier II @ estudante deverá ser capaz de gerar e desenvolver com autonomia e responsabilidade um projeto fundado em inquietações pessoais desde as suas conceções primárias até à sua finalização, demonstrando capacidade de concretização técnica, reflexão conceptual e organização metodológica.
Atelier Multimédia II é uma unidade curricular que oferece um espaço multidisciplinar para a experimentação e debate de projetos individuais e coletivos.
No essencial traça um percurso exploratório que promove o cruzamento disciplinar, a combinação de diferentes meios e uma atitude processual que tem como objetivo a construção do sujeito enquanto pessoa e autor, a partir de dois momentos distintos mas complementares e que obedecem a uma lógica de crescimento progressivo:
1º: aquele que se compreende durante o período do primeiro semestre e que se caracteriza por um conjunto de proposições-exercícios de curta duração que convocam @ estudante a um estudo exploratório de um conjunto vasto de problemas plásticos, conceptuais e metodológicos.
2º: aquele que se compreende na globalidade do 2º semestre e que se caracteriza por um período onde @ estudante, dando sequência ao trabalho anterior, convoca um repertório de interesses e preocupações pessoais para a construção de um caminho pessoal traduzido em projetos concebidos e desenvolvidos numa progressiva autonomia. Este segundo momento será objeto de acompanhamento e discussão crítica permanente por parte d@ docente e d@s restantes estudantes.
Ambos os momentos serão estruturados por três amplos campos do pensamento aqui esboçados que irão informar a globalidade do percurso:
Outras referências bibliográficas serão sugeridas em função dos projetos individuais.
O papel d@ docente concentra-se em construir juntamente com @ estudante possíveis rumos e encontrar caminhos ao longo do processo de criação.
Sucintamente, além de um acompanhamento e apoio individualizados para o desenvolvimento dos projetos e exercícios propostos, são realizadas aulas que estimulem discussão e diálogos em grupo fundamentais à troca de experiências.
Existirão apresentações periódicas de propostas de trabalho com recurso a aulas teóricas, assim como, caso seja necessário, aulas práticas em formato workshop orientado com apoio técnico especializado.
Caso se propicie serão efetuadas “aulas em residência”, formato experimental que tem como objetivo transferir o lugar de trabalho do atelier para um outro espaço com vista à formulação de questões de apresentação e partilha da produção artística.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 288,00 |
Trabalho laboratorial | 360,00 |
Total: | 648,00 |
Para além da qualidade do projecto desenvolvido por cada estudante ao longo do ano lectivo, nas suas diferentes etapas, serão valorizados na avaliação os seguintes factores, sem prejuízo dos demais aspectos contemplados no programa:
O cumprimento das propostas de trabalho do primeiro semestre será avaliado qualitativamente e depois convertido em média percentual para a avaliação final. A ponderação qualitativa intermédia não é vinculativa, isto é, não garante no imediato 50% da nota.