Código: | TI201 | Sigla: | TI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Pintura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 41 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 3 | 34 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Domingos Fernando da Silva Loureiro | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Domingos Fernando da Silva Loureiro | 2,00 |
A imagem é um fenómeno visual complexo que: articula processos de recepção e processamento; envolve estruturas concretas e lógicas; e estruturas afetivas e subjectivas. De uma maneira genérica, a imagem é uma representação realizada a partir de um determinado ponto de vista, através de um processo de registo que vai desde o olhar até à realidade virtual.
Em pintura, a imagem, compreende uma dupla natureza: a imagem em si e a imagem enquanto pintura. Ambas partilham características mas também distinções. A imagem de uma pintura pode não corresponder a uma pintura.
Os meios de disseminação de imagens são, na atualidade, tão vastos e acessíveis que mantêm um acesso permanente a imagens com diferentes origens e funções que vão desde o quotidiano à ficção, do analógico ao informático, do real ao virtual.
Neste contexto, importa perceber como a imagem é processada enquanto forma e enquanto conteúdo, e de que forma se interligam os processos de emissão e de recepção, não só no contexto da pintura, mas no campo alargado dos diferentes difusores.
A imagem em pintura será o ponto de partida para uma genealogia da imagem, desde da semiótica, até à análise dos processos de construção e produção de imagens, e procura desenvolver uma consciência crítica sobre a imagem em campo alargado e sobre a relação desta com a particularidade do campo da pintura.
Desenvolvimento da literacia visual, em particular da imagem no contexto da pintura, a partir de um conjunto diversificado de abordagens teóricas e científicas: história da arte, psicanálise, teoria crítica, semiótica.
O estudante deverá reconhecer as qualidades e caracteristicas da imagem em campo alargado e da imagem no campo particular da pintura.
Deve ainda ser capaz de promover uma reflexão prática e crítica sobre a construção, difusão e recepção da imagem, empregando linguagem e conceitos adequados.
O programa da Unidade Curricular de Teoria da Imagem está organizado em três módulos:
1) Genealogia da imagem:
Análise dos conteúdos filosóficos, estruturais e conceptuais da teoria da imagem.
2) Imagem e dispositivo:
Relação entre a imagem e diferentes processos formais e técnicos de produção/registo de imagem: ver, registar, processar, difundir.
3) A imagem em pintura:
Particularidades da imagem em pintura: elementos compositivos, narratividade, luz/sombra, gesto, cor.
A relação entre o emissor e o receptor, atrvés da imagem em pintura.
As aulas serão de âmbito teórico, baseado sobretudo na apresentação de conteúdos audiovisuais e escritos, promovendo debate e reflexão crítica, individualmente e em grupo.
Pretende-se dar a conhecer as noções essenciais da Teoria da imagem e promover uma reflexão sobre o enquadramento específico da imagem em pintura.
Os métodos de ensino são: exposição de conteúdo audiovisual e teórico; discussão em contexto de aula; análise crítica de textos e imagens; trabalho individual e em grupo.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 15,00 |
Trabalho escrito | 85,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 34,00 |
Trabalho escrito | 47,00 |
Total: | 81,00 |
Participação nas actividades desenvolvidas em contexto de aula. Realização de trabalho escrito.