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Teoria da Imagem

Código: TI201     Sigla: TI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 41 Plano de estudos oficial 2011 2 - 3 34 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Domingos Fernando da Silva Loureiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Domingos Fernando da Silva Loureiro 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A imagem é um fenómeno visual complexo que: articula processos de recepção e processamento; envolve estruturas concretas e lógicas; e estruturas afetivas e subjectivas. De uma maneira genérica, a imagem é uma representação realizada a partir de um determinado ponto de vista, através de um processo de registo que vai desde o olhar até à realidade virtual.

Em pintura, a imagem, compreende uma dupla natureza: a imagem em si e a imagem enquanto pintura. Ambas partilham características mas também distinções. A imagem de uma pintura pode não corresponder a uma pintura.

Os meios de disseminação de imagens são, na atualidade, tão vastos e acessíveis que mantêm um acesso permanente a imagens com diferentes origens e funções que vão desde o quotidiano à ficção, do analógico ao informático, do real ao virtual.

Neste contexto, importa perceber como a imagem é processada enquanto forma e enquanto conteúdo, e de que forma se interligam os processos de emissão e de recepção, não só no contexto da pintura, mas no campo alargado dos diferentes difusores.

A imagem em pintura será o ponto de partida para uma genealogia da imagem, desde da semiótica, até à análise dos processos de construção e produção de imagens, e procura desenvolver uma consciência crítica sobre a imagem em campo alargado e sobre a relação desta com a particularidade do campo da pintura.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento da literacia visual, em particular da imagem no contexto da pintura, a partir de um conjunto diversificado de abordagens teóricas e científicas: história da arte, psicanálise, teoria crítica, semiótica.

O estudante deverá reconhecer as qualidades e caracteristicas da imagem em campo alargado e da imagem no campo particular da pintura. 
Deve ainda ser capaz de promover uma reflexão prática e crítica sobre a construção, difusão e recepção da imagem, empregando linguagem e conceitos adequados. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa da Unidade Curricular de Teoria da Imagem está organizado em três módulos:

1) Genealogia da imagem:

Análise dos conteúdos filosóficos, estruturais e conceptuais da teoria da imagem.

2) Imagem e dispositivo:

Relação entre a imagem e diferentes processos formais e técnicos de produção/registo de imagem: ver, registar, processar, difundir.

3) A imagem em pintura:

Particularidades da imagem em pintura: elementos compositivos, narratividade, luz/sombra, gesto, cor. 

A relação entre o emissor e o receptor, atrvés da imagem em pintura.

Bibliografia Obrigatória

Joly Martine 1943-2016; Introdução à análise da imagem. ISBN: 972-44-0989-9
Kress Gunther; Reading images. ISBN: 0-415-10600-1
Deleuze Gilles; A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00
Gil José 1939-; A^imagem-nua e as pequenas percepções. ISBN: 972-708-299-8 16.00
Rancière Jacques; O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão de âmbito teórico, baseado sobretudo na apresentação de conteúdos audiovisuais e escritos, promovendo debate e reflexão crítica, individualmente e em grupo.

Pretende-se dar a conhecer as noções essenciais da Teoria da imagem e promover uma reflexão sobre o enquadramento específico da imagem em pintura.

Os métodos de ensino são: exposição de conteúdo audiovisual e teórico; discussão em contexto de aula; análise crítica de textos e imagens; trabalho individual e em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 34,00
Trabalho escrito 47,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Participação nas actividades desenvolvidas em contexto de aula. Realização de trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame é substituído por um trabalho escrito, conforme combinado com os alunos e o docente no início do semestre. O trabalho escrito não deverá ultrapassar as 2500 palavras. No dia do exame os alunos deverão enviar o trabalho escrito por email para o endereço electrónico do docente. 

Participação e assiduídade 15%
Trabalho escrito 85%
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