Código: | LF500 | Sigla: | LF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 25 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
3 | |||||||
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Susana Cristina Lourenço Félix Marques | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Susana Cristina Lourenço Félix Marques | 4,00 |
Em Laboratório de Fotografia são apresentados os conhecimentos técnicos e conceptuais da gramática fotográfica e leccionados processos híbridos (analógico vs digital) reconhecendo o vaivém disciplinar da sua prática desde a sua invenção.
Com o intuito de compreender a especificidade do meio fotográfico é realizada uma introdução tecnológica específica ao nível do manuseamento do equipamento, prática de laboratório, incluindo técnicas de fotografia primitiva e domínio dos instrumentos apropriados ao controlo de luz, natural e artificial, na representação de objectos e/ou figura humana e consequente reflexão sobre a capacidade de construção/encenação da imagem fotográfica.
No desenvolvimento das suas competências os estudantes devem realizar projectos individuais e de grupo, incentivando-se um discurso autónomo e crítico.
As aulas de formação tecnológica, permitem uma correcta utilização dos equipamentos e materiais utilizados no contexto do processo fotográfico analógico e compreender a base da matriz fotográfica através de exercícios que aplicam as experiências inaugurais: pin-hole, cianotipias, fotogramas, albuminas, viragens, entre outras.
A utilização de processos híbridos de registo e reprodução fotográfica através de exercícios práticos, potenciam a especificidade do meio fotográfico, a diversidade de suportes de registo e de impressão, a noção de positivo/negativo e transparente/ opaco, bem como a análise dos elementos que compõem o enquadramento fotográfico: perspectiva, profundidade de campo, planos, orientação/ formato, cor e sequência.
O acompanhamento presencial das propostas permite identificar as metodologias de trabalho adequadas e respectiva calendarização das diferentes etapas de produção de um projecto fotográfico.
1. CÂMARAS FOTOGRÁFICAS
- Pin-hole, cianotipias, fotogramas, polaroid, etc.
- Formato (Grande, Médio e Pequeno Formato).
- Visor: Directo e Reflex.
2. OBJECTIVAS
- Fixas e intermutáveis.
- Distância Focal.
3. DIAFRAGMA E OBTURADOR
- Escala de aberturas relativas.
- Noção de profundidade de campo: factores de variação.
- Tipos de obturador: Central/ Cortina.
- Escala de tempos de exposição e respectiva proporcionalidade.
- Noção de movimento e velocidade.
4. PELÍCULA
- Películas e Sensores.
- Os componentes do filme.
- Sensibilidade e grão.
5. LABORATÓRIO
- Reveladores e revelação: componentes e conservação.
- Processo de revelação, lavagem e secagem.
- Características dos papéis fotográficos.
- Filtros Multigrade.
- Provas de Contacto/ Provas de Teste.
- Digitalização, edição e impressão.
6. ILUMINAÇÃO
- Luz incidente e luz reflectida.
- Flash sincronizado.
- Controlo das tonalidades do fundo.
- Flashmeter e outros acessórios.
- Reflectores e difusores.
- Introdução às câmaras de médio formato.
A selecção bibliográfica obrigatória é uma cronologia de livros para leitura e visualização, ordenada pelas datas da primeira edição sem referência à editora ou local de edição. Existem traduções para parte da bibliografia estrangeira, por favor verificar.
No âmbito das aulas será entregue e discutida bibliografia complementar.
A aprendizagem técnica é realizada sequencialmente, através de módulos de trabalho prático, no exterior, em laboratório e em estúdio, acompanhados por aulas expositivas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 8,00 |
Elaboração de projeto | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 26,00 |
Total: | 64,00 |
A avaliação é sistemática e continua e realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática complementar aos conteúdos tecnológicos leccionados em aula.
Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:
1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.
2.Curiosidade científica e tecnológica.
3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.
4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.
5.Assiduidade.
Durante o semestre são desenvolvidas três propostas de trabalho. A percentagem de cada uma das propostas para a avaliação final é de:
Proposta 1 — 25% [5/ 20 valores]
Proposta 2 — 45% [9/ 20 valores]
Proposta 3 — 30% [6/ 20 valores]
As propostas que não sejam devidamente acompanhadas no decorrer da sua concretização não serão consideradas para avaliação.