Desenho III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
98 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
7,5 |
96 |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Relacionar a actividade projectual e a dinâmica processual Desenvolver metodologias de investigação projectual. Reconhecer e trabalhar as diferentes fases do desenvolvimento projectual nas suas múltiplas conexões e inter relações. Trabalhar as acções e dinâmicas processuais. Desenvolver conhecimentos de análise das imagens do desenho. Adequar e explorar os meios, suportes e instrumentos.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolver a autonomia da produção e do pensamento gráfico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Desenho II
Programa
O desenho como prática instrumental; processo e projecto. Funções e tarefas Faseamento do projecto: concepção, formalização, ilustração Clarificação da terminologia, meios e modos utilizados nas diferentes fases Análise de diferentes estratégias. O ?caderno de apontamentos?. O desenho corruptor. Linearidade e desvio, disciplina e indisciplina. Estudo de acções processuais: procurar, analisar, anular, errar, confundir, variar, desviar, seleccionar, avançar, descobrir. Estudo de dinâmicas processuais: montagem, enfatismo/exclusão, construção/desconstrução, transparência, sobreposição, decisão/indecisão. 2. Teste: exploração, divagação e comprovação Suportado na ?aplicação/resolução? de uma situação concreta (?encomenda?, projecto pessoal), como meio ou como fim. Da ideia às simulações finais. Os espaços de permeio. O desenho como instrumento do seu saber.
Bibliografia Obrigatória
Cabezas Lino;
El dibujo como invención. ISBN: 978-84-376-2472-3
Cabezas Lino 340;
Dibujo y construcción de la realidad. ISBN: 978-84-376-2752-6
Massironi Manfredo;
Ver pelo desenho
Gómez Molina Juan José 340;
Las^lecciones del dibujo. ISBN: 84-376-1376-0
Gómez Molina Juan José 340;
Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Gómez Molina Juan José 340;
La^representación de la representación. ISBN: 978-84-376-2425-9
Tsai Eugenie;
Robert Smithson. ISBN: 0-231-07259-7 47.80
Vieira Joaquim;
O^desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 202,5 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira: 96 Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por: Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas de: Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos. Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos. As restantes HTS (106,5h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos. Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
22,00 |
Total: |
202,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.
Melhoria de classificação
A melhoria a u.c. implica a frequência do ano seguinte.