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Meios e Técnicas da Tridimensionalidade

Código: MTT211     Sigla: MTT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Escultura

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 25 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Vasconcelos de Sousa Pinheiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Artur Miguel Dias Gonçalves Costa 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular “Meios e Técnicas da Tridimensionalidade” pretende estabelecer um processo de trabalho a partir da utilização de ferramentas digitais 3D na criação, representação, maquetização e comunicação enquanto metodologia de criação plástica.

O trabalho a desenvolver engloba diversas fases, cada uma delas com tempos e objectivos próprios. Deste modo, pretende-se preparar os estudantes para o desenvolvimento de uma ideia ou projecto tendo em conta os seguintes pontos:

Criação: Utilização de ferramentas 3D na modelação e concepção de objectos tridimensionais a partir da familiarização com vários conceitos de geometrias e a partir da utilização de unidades e coordenadas.

Representação: Produção de perspectivas de objetos 3D dentro de um espaço real ou dentro de um ambiente/paisagem virtual.

Maquetização: Produção de uma maqueta a partir de uma geometria virtual através de processos tecnológicos de reprodução tridimensional.

Comunicação: comunicação de uma ideia ou projecto a partir do uso de ferramentas 3D; comunicação de uma ideia ou projecto para posterior execução (dimensionamento e descrição construtiva).

Resultados de aprendizagem e competências

O objectivo desta Unidade Curricular não se refere ao ensino de um software específico de 3D mas sim à experimentação desta tecnologia a partir de diversos softwares e ferramentas existentes aplicadas a um caso concreto desenvolvido pelos alunos. Esta experimentação deve não só criar um conhecimento básico na aplicação destas tecnologias mas também criar um conjunto de métodos de trabalho que poderão ser desenvolvidos e adaptados as diferentes contextos de trabalho assim como desenvolvidos em articulação com outras áreas académicas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Além de ter alguma experiência em modelação os alunos devem ter conhecimentos básicos em edição de imagem (bitmaps) e desenho vetorial.

Programa

  1. Definição de uma ideia ou projecto;
  2. Levantamento fotográfico e cartográfico de um lugar público para uma intervenção artística;
  3. Desenvolvimento de uma ideia plástica (tridimensional) para o local escolhido
  4. Modelação virtual do objeto tridimensional;
  5. Implantação em perspetiva da maqueta virtual no espaço real;
  6. Produção de uma maqueta materializada a partir do virtual;
  7. Produção de documentos de comunicação da ideia ou projecto a partir das imagens e objectos produzidos.


O programa definido estabelece um processo de trabalho divido em diferentes etapas, desde a motivação inicial (definição de uma ideia ou projecto) até à sua modelação virtual, representação/simulação visual e consequente comunicação final. Estas diferentes etapas são adaptáveis a diversos contextos de trabalho, quer seja a experimentação e teste de exemplos ou ideias (ex. criação de modelos tridimensionais a partir de projectos existentes), a simulação para uma apresentação (dossier de proposta de projecto; concurso de ideias) ou a sua futura execução (dossier técnico de execução).


 

Bibliografia Obrigatória

João Barata - João Santos; 3ds Max - Curso Completo, FCA Editora de Informática, Lda, Lisboa, 2010. ISBN: 978-972-722-648-1

Bibliografia Complementar

Douglas Smith, Antonio Ramirez, Jana Schmidt; Technical Drawing 101 with AutoCAD 2017 a multidisciplinary guide to drafting theory and practice, SDC Publications, 2016. ISBN: 978-1630570415
Anthony Di Mari, Nora Yoo; Operative Design: A catalog of spatial verbs, BIS Publishers, 2012. ISBN: 978-9063692896
François Blanciak; Siteless: 1001 building forms, The MIT Press , 2008. ISBN: 978-0262026307

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Análise de referências e dos seus diferentes objectivos de representação;
2. Criação de grupos de trabalho;
3. Planeamento de trabalho de acordo com os objectivos definidos;
4. Apresentação do interface e das ferramentas principais com incidência nos seguintes pontos:

a. Conceitos de modelação no espaço virtual;
b. Aplicação de estruturas e materiais;
c. Utilização de luzes e câmaras;
d. Tecnologia de rendering;
e. Criação de perspetivas da geometria virtual no espaço real;
f. Criação de elementos gráficos de comunicação;
g. Introdução às técnicas de animação;
h. Introdução às técnicas de pós-produção e edição de vídeo.

As metodologias referidas irão ajudar a formular estratégias de articulação entre uma ideia de projecto e a sua representação a partir de ferramentas 3D:
Por um lado, o uso de diferentes ferramentas 3D e sua possível articulação no sentido de tirar um maior partido das suas diferentes funcionalidades dependendo de cada objectivo de trabalho;
Por outro lado, pretende-se promover a discussão e o espírito crítico; promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre alunos; fomentar a articulação destes conhecimentos entre os alunos e as suas diferentes unidades curriculares; fomentar a articulação destes conhecimentos entre os alunos e outras áreas académicas onde estas ferramentas também são utilizadas.

Software

Outros softwares 3D
Adobe Photoshop
AutoCad 2013
Autodesk 3ds Max 2013
Adobe Premiere

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 64,00
Trabalho laboratorial 57,50
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Participação presencial com a realização dos exercícios propostos e do projecto final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final, correspondendo 40% da nota final às actividades desenvolvidas durante as aulas e 60% aos projectos.

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