Código: | MTT211 | Sigla: | MTT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Escultura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 25 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Gabriela Vasconcelos de Sousa Pinheiro | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Artur Miguel Dias Gonçalves Costa | 4,00 |
A Unidade Curricular “Meios e Técnicas da Tridimensionalidade” pretende estabelecer um processo de trabalho a partir da utilização de ferramentas digitais 3D na criação, representação, maquetização e comunicação enquanto metodologia de criação plástica.
O trabalho a desenvolver engloba diversas fases, cada uma delas com tempos e objectivos próprios. Deste modo, pretende-se preparar os estudantes para o desenvolvimento de uma ideia ou projecto tendo em conta os seguintes pontos:
Criação: Utilização de ferramentas 3D na modelação e concepção de objectos tridimensionais a partir da familiarização com vários conceitos de geometrias e a partir da utilização de unidades e coordenadas.
Representação: Produção de perspectivas de objetos 3D dentro de um espaço real ou dentro de um ambiente/paisagem virtual.
Maquetização: Produção de uma maqueta a partir de uma geometria virtual através de processos tecnológicos de reprodução tridimensional.
Comunicação: comunicação de uma ideia ou projecto a partir do uso de ferramentas 3D; comunicação de uma ideia ou projecto para posterior execução (dimensionamento e descrição construtiva).
O objectivo desta Unidade Curricular não se refere ao ensino de um software específico de 3D mas sim à experimentação desta tecnologia a partir de diversos softwares e ferramentas existentes aplicadas a um caso concreto desenvolvido pelos alunos. Esta experimentação deve não só criar um conhecimento básico na aplicação destas tecnologias mas também criar um conjunto de métodos de trabalho que poderão ser desenvolvidos e adaptados as diferentes contextos de trabalho assim como desenvolvidos em articulação com outras áreas académicas.
Além de ter alguma experiência em modelação os alunos devem ter conhecimentos básicos em edição de imagem (bitmaps) e desenho vetorial.
O programa definido estabelece um processo de trabalho divido em diferentes etapas, desde a motivação inicial (definição de uma ideia ou projecto) até à sua modelação virtual, representação/simulação visual e consequente comunicação final. Estas diferentes etapas são adaptáveis a diversos contextos de trabalho, quer seja a experimentação e teste de exemplos ou ideias (ex. criação de modelos tridimensionais a partir de projectos existentes), a simulação para uma apresentação (dossier de proposta de projecto; concurso de ideias) ou a sua futura execução (dossier técnico de execução).
1. Análise de referências e dos seus diferentes objectivos de representação;
2. Criação de grupos de trabalho;
3. Planeamento de trabalho de acordo com os objectivos definidos;
4. Apresentação do interface e das ferramentas principais com incidência nos seguintes pontos:
a. Conceitos de modelação no espaço virtual;
b. Aplicação de estruturas e materiais;
c. Utilização de luzes e câmaras;
d. Tecnologia de rendering;
e. Criação de perspetivas da geometria virtual no espaço real;
f. Criação de elementos gráficos de comunicação;
g. Introdução às técnicas de animação;
h. Introdução às técnicas de pós-produção e edição de vídeo.
As metodologias referidas irão ajudar a formular estratégias de articulação entre uma ideia de projecto e a sua representação a partir de ferramentas 3D:
Por um lado, o uso de diferentes ferramentas 3D e sua possível articulação no sentido de tirar um maior partido das suas diferentes funcionalidades dependendo de cada objectivo de trabalho;
Por outro lado, pretende-se promover a discussão e o espírito crítico; promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre alunos; fomentar a articulação destes conhecimentos entre os alunos e as suas diferentes unidades curriculares; fomentar a articulação destes conhecimentos entre os alunos e outras áreas académicas onde estas ferramentas também são utilizadas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 64,00 |
Trabalho laboratorial | 57,50 |
Total: | 121,50 |
Avaliação distribuída sem exame final, correspondendo 40% da nota final às actividades desenvolvidas durante as aulas e 60% aos projectos.