Código: | HA201 | Sigla: | HAIII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 97 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 3 | 34 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria José Goulão Machado | Regente |
Teórica: | 0,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 0,00 |
Maria José Goulão Machado | 2,00 |
A cultura em geral e a história e a teoria das artes em particular são utensílios fundamentais para a elaboração de projectos e trabalhos dos alunos noutras disciplinas, permitindo-lhes desenvolver pesquisas plásticas concretas; têm assim um papel importante na sua formação e avaliação, permitindo-lhes reflectir sobre a sua própria prática artística. Na nossa época de proliferação das imagens digitais, a história da arte continua a demonstrar que as imagens que marcam a cultura visual contemporânea não surgiram do nada, e que a análise do seu substrato material e do seu contexto social é absolutamente necessária para um correcto entendimento histórico da sua função e do seu impacte visual. As obras de arte são o produto de interacções várias entre artistas sensíveis à visualidade e circunstâncias históricas específicas. A função da história da arte é, pois, a de compreender este processo criativo de múltiplas maneiras.
Em vez de um saber estanque, de um corpo de ideias pré-definidas, fechado sobre si mesmo, pretende-se transmitir a ideia de que a história da arte é uma reflexão sobre o passado essencialmente aberta e dinâmica, receptiva a novas problematizações, com uma base teórica necessariamente influenciada pelas novas problemáticas e pela contemporaneidade. Partindo de uma ampla base conceptual e de uma grande variedade de situações históricas e artísticas, procurar-se-á combater determinados preconceitos, como o da evidência da imagem, que afirma que o visível se impõe por si mesmo de forma imediata, à margem de qualquer saber. O aprofundamento de conhecimentos e de instrumentos de reflexão conduz à percepção de que a história da arte é um domínio aberto e eminentemente conflitual, onde se entrecruzam e afrontam diversas opiniões e posições, e onde o diálogo frutuoso e estimulante entre artistas e intelectuais se encontra sempre presente.
1. Arte e cultura visual no período maneirista 1.1. O Maneirismo: evolução e definição de um conceito. 1.2. O universo cultural do período maneirista: uma arte para as elites cultas. Relações entre arte e sociedade. 1.3. A elevação do estatuto social do artista e a noção de génio artístico. A fantasia bizarra, a destreza e a complexidade inventiva. 1.4. O desenvolvimento do coleccionismo e a recepção das obras de arte. O papel difusor da gravura. O gosto pelo exótico, pelo monstruoso e pelo grotesco. 2. Arte e cultura visual no período barroco 2.1. A génese e a evolução do conceito de barroco. 2.2. O contexto histórico: uma nova civilização da imagem. A Contra-Reforma e o zelo propagandístico. A função das imagens: persuasão e devoção. A nova conjuntura científica e filosófica. 2.3. O estado e a capital. Roma, domicílio das artes. O reforço da importância da corte papal. A nova ideia de monumentalidade. Retórica visual, arquitectura e urbanismo. 2.4. As necessidades de representação de uma cultura festiva. O palácio de Versailles. 2.5. A pintura barroca e rococó. 2.6. Bernini e a escultura barroca. 2.7. Artes decorativas e cultura material. O rococó.
Infelizmente, e devido a cortes orçamentais, algumas obras ainda não se encontram adquiridas para a biblioteca da FBAUP. O programa Sigarra não permite colocar por ordem alfabética com facilidade o nome dos autores de referências bibliográficas, pelo que algumas se encontram desordenadas na listagem.
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 100,00 |
O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame final.
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
Horário de atendimento: 2ª feira, das 09h00 às 11h00; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.