Geometria
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Belas-artes |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
138 |
Plano de estudos oficial 2011 |
1 |
- |
3 |
54 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nesta Unidade Curricular, com o estudo da geometria, pretende-se incentivar as capacidades lógico-dedutivas do estudante, construindo uma atitude analítica e fortalecendo o caráter sintético relativamente ao mundo dos objetos e dos espaços, a partir da consciência e exploração do corpo no espaço. Partindo do pressuposto da geometria como estrutura do desenho, o estudante deverá adquirir saberes que lhe permitam utilizar os sistemas projetivos de representação geométrica rigorosa como base do conhecimento e do entendimento das formas dos objetos e dos espaços e da sua mútua inter-relação.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deverá dominar, e tornar operativos, os conhecimentos da geometria que lhe permitam:
- entender o seu posicionamento e o seu relacionamento nos e com os espaços;
- entender as estruturas formais dos espaços e dos objetos;
- utilizar os sistemas lineares de projeção que estruturam a evocação da realidade pelo desenho.
Assim, o estudante estará a utilizar a geometria para estruturar os seus desenhos e, portanto, para contribuir para a estruturação do seu pensamento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
O conhecimento das disciplinas de Geometria Descritiva e/ou Desenho do Ensino Secundário é pré-requisito facilitador.
Programa
1. Abordagens ao contributo da Geometria para o Desenho.
2. Reflexão sobre a noção de projeção: princípios da geometria projetiva e a relação com a perceção do real.
3. Sistemas de projeção: necessidade, aplicabilidade e intercomunicabilidade.
4. Apresentação em paralelo dos sistemas de projeções da perspetiva linear plana e das axonometrias, refletindo-se nas diferentes origens e aplicabilidades.
5. Aprofundamento, nos sistemas referidos, dos conceitos teóricos: - bases dos sistemas; - representação das primitivas do desenho geométrico; - representação de sólidos e de espaços; - métodos geométricos auxiliares; - teoria dos reflexos em espelhos planos; - teoria das sombras.
6. Prática dos dois sistemas de projeção como instrumentos de conhecimento e entendimento dos espaços e dos objetos nos espaços.
7. Prática dos dois sistemas como operadores de transformações nos objetos e nos espaços.
Bibliografia Obrigatória
Amandi Cláudia 340;
Ver, fazer, pensar, editar. ISBN: 978-989-746-035-7
Aubert Jean;
Axonométrie. ISBN: 2-903539-38-3
Cabezas Gelabert Lino;
Análisis gráfico y representación geométrica. ISBN: 84-8338-294-6
Navarro de Zuvillaga Javier;
Forma y representación. ISBN: 978-84-460-2018-9
Comar Philippe;
La perspective en jeu. ISBN: 2-07-53185-6
Ricca Guilherme;
Geometria descritiva. ISBN: 972-31-0547-0
Thomae Reiner;
Perspectiva y axonometría
Xavier João Pedro;
Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva. ISBN: 972-9483-25-6
Bibliografia Complementar
ANDERSEN, Kirsti; The Geometry of an Art - The History of the Mathematical Theory of Perspective from Alberti to Monge , Springer, 2007. ISBN: 978-0-387-25961-1
Arnheim Rudolf;
Arte e percepção visual
Baltrusaitis Jurgis;
Anamorphoses au thaumaturgus opticus. ISBN: 2-08-012604-0
Cardoso Armando;
Sombras e perspectivas
Francastel Pierre;
Pintura e sociedade
Gregory R. L.;
A^psicologia da visão
Imms, Matthew; ‘Perspective sketchbook c.1809’, sketchbook, June 2008, in J.M.W. Turner: Sketchbooks, Drawings and Watercolours, David Blayney Brown, 2012 (Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/research-publications/jmw-turner/perspective-sketchbook-r1136548)
Izquierdo Asensi Fernando;
Geometria descriptiva. ISBN: 84-604-7480-1
Navarro de Zuvillaga Javier;
Imágenes de la perspectiva. ISBN: 84-7844-174-3
Navarro de Zuvillaga Javier;
Mirando a través. ISBN: 84-7628-291-5
Panofsky Erwin;
A^perspectiva como forma simbólica. ISBN: 972-44-0886-8
Seckel Al;
The^great book of optical illusions. ISBN: 1-55297-650-5
Wright Lawrence;
Perspective in perspective. ISBN: 0-7100-0791-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta Unidade Curricular são organizadas da seguinte maneira. Horas de Contacto Semestral (HCS), 57%: - apresentação e explanação dos conteúdos programáticos; - concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos; - análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos, como processo de progressão, no sentido da conquista de autonomia, conducente à concretização de um trabalho de representação/intervenção num espaço. Restantes horas de Trabalho Semestral (HTS), 43%: - desenvolvimento e aprofundamento autónomo da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para a exploração de conteúdos; - reflexão/discussão sobre os temas construtores do conhecimento específico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
43,00 |
Trabalho laboratorial |
57,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A assiduidade do estudante (75%) é uma condição imprescindível para permitir a avaliação contínua inerente ao caráter teorico-prático desta Unidade Curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final nesta Unidade Curricular será o resultado da soma ponderada das classificações parcelares relativas à avaliação contínua feita em aula e à avaliação do trabalho complementar, de caráter global, afetadas, a primeira de um de um fator de correção de 0,6 e a segunda de um fator de correção de 0,4. Fica estabelecida a imprescindibilidade da existência de elementos de avaliação das duas componentes, para que o estudante possa obter classificação positiva. Mais se estabelece que estudante terá, obrigtoriamente, de submeter o seu trabalho complementar a pelo menos um dos previstos momentos formais de acompanhamento em aula. À avalição produzida a partir desses momentos corresponderá uma classificação que representará 40% da classificação total relativa ao trabalho complementar.
Observações
A avaliação incidirá sobre o percurso que o estudante realizar relativamente às propostas de trabalho que lhe forem sendo apresentadas. O principal critério de avaliação consiste na apreciação da capacidade do estudante para integrar os conhecimentos adquiridos nas práticas de investigação; trata-se, pois, de explorar a relação entre representação e compreensão: representar para compreender e compreender para representar. Avaliar-se-ão ainda a capacidade de trabalho autónomo do estudante e a capacidade de organização e sistematização do seu trabalho.