Arte Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
147 |
Plano de estudos oficial 2011 |
1 |
- |
3 |
34 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade teórica tem como principal objetivo enriquecer de forma articulada os projetos desenvolvidos, e a desenvolver, nas restantes propostas curriculares do curso, em particular em relação à disciplina de Artes Plásticas. Será estimulado o exercício de leitura interpretativo de obras de arte recentes. Que temas e conceitos comunicam? Como?
Objetivos específicos:
- Introdução à prática de reflexão teórica em torno da arte contemporânea;
- Introdução aos conceitos-chave que fundamentam o campo da arte contemporânea;
- Promoção de uma reflexão informada a partir dos conceitos e das obras apresentadas;
- Disseminação do pensamento artístico atual;
Resultados de aprendizagem e competências
- Capacidade de aprofundar análise bibliográfica;
- Desafiar o excesso de subjetivação das práticas artísticas contemporâneas através do exercício de pesquisa apoiado em documentação atual e seminal relativa à cultura visual;
- Contribuir para novas associações de ideias.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Génese da Arte Contemporânea
- Arte Conceptual
- A obra de arte Pós-media e Pós-conceptual
Bibliografia Obrigatória
Aguiar, João Valente e Nádia Bastos ; "Arte como conceito e como imagem. A redefinição da “arte pela arte”" , Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 2.: 181:203., 2013 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Bernardino, Paulo. ; “Arte e Tecnologia: intersecções”, ARS (São Paulo). Vol.8.n.16, 2010 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Candeias, Ana Filipa ; “Fotografia, Performance, Imagem em movimento - os artistas e os novos meios, em Portugal”. , Anos 70, org. Raquel Henriques da Silva, s/n. Lisboa: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian., 2009 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Carvalho, Margarida ; "Híbridos Culturais: Impurezas e Devres. Análise do Conceito de híbrido como representação da alteridade cultural". , Revista de Comunicação e Linguagens. 247-270. Lisboa: Relógio D'Água., 2001 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Castro, Laura ; "O circuito de Arte Pública de Paredes — um caso de colaboração entre universidade e autarquia", Circuito de Arte Pública de Paredes. 113-122. Paredes: Câmara Municipal de Paredes. , 2013 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Duarte, Adelaide ; “Da coleção ao museu: o colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal.” , Revista Vox Musei arte e património.Vol. 1 (1): 17-31. , 2013 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Foster, Hal (ed.) ; The Anti-Aesthetic. Essays on Postmodern culture. , Washington: Bay Press., 1983
Lippard, Lucy e John Chandler ; “A desmaterialização da arte”, Revista Arte & Ensaios n. 25. s/n. Rio de Janeiro: UFRJ., 2013 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Nogueira, Isabel; "A fase final da experimentação: a superação do objeto estético" , Do Pós-Modernismo à Exposição Alternativa Zero, 87-98. Lisboa: Vega., 2007 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Nogueira, Isabel ; O debate filosófico sobre a Pós-Modernidade", Do Pós-Modernismo à Exposição Alternativa Zero, 99-124. Lisboa: Vega., 2007 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Osborne, Peter ; “The postconceptual condition or, the cultural logic of high capitalism today” , Radical philosophy 184 (mar/apr 2014). , 2014 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Osborne, Peter ; “Art beyond aesthetics: philosophical criticism, art history and contemporary art”., Art History: Journal of the Association of Art Historians, 27 (4).: 651-670. , 2004 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Pernes, Fernando ; “Fragmentos para um Museu Imaginário”. , Fragmentos para um Museu Imaginário, 10-26. Porto: Museu de Serralves., 1994 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Rancière, Jacques ; “A Comunidade Estética” , Revista Poiésis, n 17.: 169-187., 2011 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Teixeira, Mariana Roquette; « Do “museu aberto” ao “museu disperso”: desafios ao poder », , MIDAS [Online], 6 | , 2016 (A disponibilizar aos estudantes no 1º dia de aulas.)
Bibliografia Complementar
Wallis Brian 340;
Art after modernism. ISBN: 0-87923-632-9
Thompson Nato 340;
The^interventionists. ISBN: 0-262-20150-X
Stiles Kristine;
Theories and documents of contemporary art. ISBN: 0-520-20253-8
Loock Ulrich 340;
A^obra de arte sob fogo. ISBN: 972-8892-01-2
Kaprow Allan;
Essays on the blurring of art and life. ISBN: 0-520-20562-6
Krauss Rosalind;
La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. ISBN: 84-206-7135-5
Johnstone Stephen 340;
The^Everyday. ISBN: 978-0-85488-159-8
Iversen Margaret 340;
Chance. ISBN: 978-0-854-88177-2
Iles Chrisssie 340;
Off the wall. ISBN: 978-972-739-250-6
Higmore Ben;
Everyday life and cultural theory. ISBN: 0-415-22303-2
Harrison Charles 340;
Art in theory. ISBN: 0-631-22707-5
Grosenick Uta 340;
Women artists. ISBN: 3-8228-1730-9
Frascina Francis 340;
Art in modern culture. ISBN: 0-7148-2840-8
Foster Hal;
Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
Buchloh Benjamin H. D.;
Neo-Avangarde and culture industry. ISBN: 0-262-52347-7 31.12
Buskirk Martha;
The^contingent object of contemporary art. ISBN: 0-262-52442-2
Buck Paul 340;
Às^Artes, cidadãos!. ISBN: 978-972-739-239-1
Buck-Morss Susan;
The^dialectics of seeing. ISBN: 0-262-52164-4
Archer Michael;
Art since 1960
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia aplicada nas sessões caracteriza-se por uma apresentação e discussão de conteúdos acompanhada de materiais audiovisuais, de documentação de acordo com os módulos temáticos e interlocutores convidados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
65,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
0,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
O método da avaliação permite duas modalidades:
- a) uma ficha de leitura (35%) e uma prova escrita (65%).
- b) realização de uma prova escrita (100%).
Fórmula de cálculo da classificação final
modalidade a) Fiicha de leitura (35%) e prova escrita (65%)
modalidade b) Prova escrita (100%)
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação final realiza-se por exame.
Observações
Face à situação atual de COVID-19 e a ausência de aulas presenciais a avaliação desta UC sofreu alterações e passa a incluir tarefas quinzenais. O exame final mantém-se e será realizado via plataforma moodle — o software de apoio às aulas, a que todos os estudantes inscritos têm acesso.
Será submetido um enunciado a) e um enunciado b), que devem consultar a partir do dia e hora estabelecido para o exame. Têm até duas horas e meia para o realizar. Quando terminarem devem submeter no moodle o ficheiro, em word ou pdf, no lugar indicado.
Sobre o enunciado a) : constituído por duas questões e só devem responder a uma.
Sobre o enunciado b) : constituído por três questões e só devem responder a duas.
Modalidade a)
A vossa avaliação terá em conta a ficha de leitura, as tarefas que realizaram e o exame.
Modalidade b)
A vossa avaliação terá em conta as tarefas e o exame.
Exame de recurso
A avaliação terá em conta o exame.