Código: | D111 | Sigla: | DI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://d1fbaup.wordpress.com/ |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 113 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 13,5 | 192 | 405 |
DC | 78 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 1 | - | 13,5 | 192 | 405 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Cláudia Maria Romero Amandi de Sousa | Regente |
Teorico-Prática: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 7 | 42,00 |
Emílio Augusto Figueiredo Remelhe | 6,00 | ||
Cláudia Maria Romero Amandi de Sousa | 6,00 | ||
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida | 6,00 | ||
Pedro Francisco Fernandes da Silva Maia | 12,00 | ||
Rui Miguel Oliveira Neto | 6,00 | ||
Nuno Alexandre Jesus Teixeira de Sousa | 6,00 |
Introduzir e desenvolver as competências do Desenho como instrumento operativo de conhecimento e de reconhecimento.
Desenvolver a acuidade percetiva e visual na relação com as diferentes tipologias do Desenho. Compreender o desenho como veiculo que opera, se relaciona e se equaciona, entre a perceção e representação.
Desenvolver competências de entendimento, manipulação e seleção nos diferentes modos de fazer e meios de representação do desenho.
Fornecer o saber e a segurança de uma tecnologia. Conhecer e aplicar as terminologias básicas do desenho. Sensibilizar o aluno para a importância do património e história do desenho.
Mostrar competências no uso do desenho como instrumento operativo de conhecimento e reconhecimento.
Capacidade em lidar com informação visual complexa de forma clara, proporcionada e crítica, na relação com as diferentes tipologias e modos do desenho.
Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados ao trabalho em curso.
Conhecimento e versatilidade na utilização dos meios e das técnicas do desenho.
Relacionar o saber adquirido, a história, os modos do desenho, e as expectativas individuais
As questões da representação: o que vemos, o que desenhamos. Os mecanismos da visão — sensores visuais, perceção, cognição; os hemisférios cerebrais. Os Instrumentos de Aferição: o plano transparente, o visor, o medidor de ângulos, a quadrícula. Perceção espacial e representação. Tamanho e distância (escala e proporção). Mapear e medir. Cheios e vazios. Linha e mancha. Mancha direta e contorno. Enquadramento, escalas e linha do horizonte.
2.1. Os atos do desenho: estratégias de atuação e meios de representação As estratégias de atuação: esquisso, esboço, estudo. Especificidades e competências operativas. Os meios de representação: Sistemas (perspetivas geométricas, cónica, axonometrias; mapas) e Não Sistemas (perspetiva atmosférica, diagramas).
2.2. Na e para além da superfície_ entender, organizar, comunicar. O real e as suas diferentes representações: intenções e estratégias. A relação interno/externo: Anatomia da forma, estrutura e volume, modelação e valores tonais. Consolidação das competências percetivas e das representações gráficas. Sua relação com as finalidades.
As 405 Horas de Trabalho (HT) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira: 192 Horas de Contacto (HC), distribuídas por: Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas de: Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos. Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos. As restantes HT (213h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos. Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho de campo | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 0,00 |
Total: | 0,00 |
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas.
Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.
Componentes de Avaliação:
A avaliação é contínua e respeita o calendário programado.
Cumprimento dos objetivos da disciplina; concretização acertada das metodologias de trabalho propostas.
Cumprimento rigoroso do plano de trabalhos proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Assiduidade e pontualidade.
Aplicação das qualidades de observação através de diferentes tipologias de desenho.
Entendimento das atitudes construtivas dos registos gráficos.
Domínio de diferentes modos do desenho e dos meios de representação.
Conhecimento do património histórico do desenho.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de trabalho individual.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Trabalho Laboratorial (trabalho desenvolvido no âmbito das fichas de disciplina, nas horas de contacto): 50%
Trabalho de campo (trabalho desenvolvido como extensão às fichas de trabalho, nas horas de trabalho): 30%
Participação lectiva: 20%
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.