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Temas Contemporâneos

Código: DIPTC     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 20 Plano Oficial 2013 2 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Teresa Vasconcelos de Morais Sarmento Lopes 1,50
Afonso Nuno Ramalho de Pinho Borges 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se dar conhecimento aos alunos da realidade actual no plano económico, social e ambiental, e das diferentes abordagens de projectação cujas estratégias permitirão colmatar alguns factores menos positivos com que se deparam os designers no que diz respeito à sociedade, em geral, e à evolução do mercado, em particular.
Pretende-se também que os alunos investiguem fenómenos contemporâneos com um forte impacto social, económico e ambiental.
Pretende-se uma reflexão e análise de diversos factores em que o design desempenha uma papel importante:

. Como meio para responsabilizar as intervenções no plano social e cultural;
. Na sociedade de consumo e como elemento estratégico capaz de minimizar o consumo supérfulo;
. Como elemento promotor do crescimento económico através de uma abordagem ética e responsável;
. Como promotor de uma Cidadania activa;
. O papel das inovações sociais no desenvolvimento de novas abordagens projectuais;
. Design de serviços e o sistema de produto-serviço;
. Colaboração e Co-design.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta disciplina pretende construir e consolidar junto dos alunos um conhecimento de um possível corpo teórico e prático no desenvolvimento de produtos e serviços com uma forte sensibilidade para as questões ambientais e sociais essenciais à actividade projectual.
Pretende capacitar os alunos para a prática autónoma de investigação, para a aplicação prática das metodologias de investigação, para a intervenção responsável na sociedade, e para a análise crítica da realidade actual do mundo globalizado.

Pretende-se dinamizar e incentivar o debate e a procura de uma filosofia projetual e de objetividade de atitudes. Neste sentido, serão lançados exercícios de reflexão e crítica (com base em situações projetuais e análise bibliográfica) dos quais emanará a realização de:
- Investigação e análise de estudo de casos. Estes estudos de casos terão um enfoque principal nas questões sociais e ambientais, que poderão estar diretamente ligados ao projeto de dissertação, ou a projetos a serem lançados nas aulas.
- Representação e comunicação dos resultados dos casos estudados.
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos na proposta que os alunos estão a desenvolver na disciplina de projeto, ou nos projetos a serem lançados.
Pretende-se com este sistema de ensino incentivar a investigação, promovendo a sua imediata aplicação de forma objectiva mas criativa a contextos práticos de direta pertinência para a praxis projetual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa irá assentar na análise, reflexão e crítica de diversos factores em que o design desempenha um papel importante na construção do mundo artificial:
Como meio para responsabilizar as intervenções no plano social e cultural;
Na sociedade de consumo e como elemento estratégico capaz de minimizar o consumo supérfulo;
Como elemento promotor do crescimento económico através de uma abordagem ética e responsável;
Como promotor de uma Cidadania activa;
No papel das inovações sociais no desenvolvimento de novas abordagens projectuais;
Design de serviços e o sistema de produto-serviço;
Colaboração e Co-design.

O programa da disciplina prevê ainda visitas de estudo e visualização de filmes e de abordagens metodológicas alternativas ao processo de desenvolvimento de sistemas de produto-serviço.

Bibliografia Obrigatória

Tapscott, D. and Anthony Williams; wikinomics-How mass collaboration changes everything, Penguin Books, 2006
jasper morrison, naoto fukasawa; Super Normal: Sensations of the Ordinary, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino-aprendizagem irão assentar numa combinação equilibrada entre métodos expositivos mistos, métodos de investigação, debates, discussão e fundamentação crítica, bem como trabalho prático individual e de grupo.
Estas contemplam um acompanhamento por parte do(s) docente(s), que promova a capacidade de pesquisa e análise de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na criação de novo conhecimento.

A disciplina desenvolve-se em duas componentes distintas: a teórico-prática e a prática.
Na componente teórica-prática serão abordados os conteúdos de uma forma expositiva, complementada por exemplos de boas práticas, de forma a que se possa compreender, não só o seu âmbito de intervenção mas também a sua aplicabilidade. Os alunos deverão apresentar de forma expositiva ao longo do semestre, os resultados da investigação feita. As aulas compreenderão assim uma parte expositiva por parte do docente, uma parte expositiva da parte dos discentes, trabalho de pesquisa desenvolvido durante as aulas, bem como o acompanhamento de projeto.
A avaliação é discreta e baseada nos seguintes parâmetros:
- Capacidade de análise e de produção de conteúdos que reflitam uma visão crítica do mundo.
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na praxis projetual.
- Qualidade das apresentações e objectividade e clareza do discurso
- Assiduidade e participação nas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 70,00
Total: 70,00

Obtenção de frequência

Desde que não exceda o número de faltas previsto no Regulamento da UP

Fórmula de cálculo da classificação final

participação e empenho em aula: 10%
trabalho de campo (capacidade de pesquisa e de análise crítica dos resultados; capacidade e qualidade de apresentação): 40%
trabalho laboratorial (capacidade de aplicação dos conheciemntos; capacidade de desenvolvimento projectual em equipa; concretização dos elementos de projecto): 50%
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