Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DIPGDP

Gestão de Desenvolvimento de Produto

Código: DIPGDP     Sigla: GDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 21 Plano Oficial 2013 2 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
António Augusto Fernandes 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como como objetivo a aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num ambiente de trabalho em equipa. 

Resultados de aprendizagem e competências

Definir e enumerar novos conceitos como inovação incremental e radical, contexto, taxa de mortalidade de novos projetos
Definir e discutir o planeamento do produto versus a estratégia da empresa
Desenvolver e aplicar as principais ferramentas de planeamento de produtos: declaração de missão e carta de produtos
Descrever modelos estruturados de desenvolvimento de produtos e ter presente a  sua perspectiva histórica
Entender o desenvolvimento de produtos / serviços como um sistema através da adoção de abordagens holisticas
Compreender a importância do envolvimento do cliente no desenvolvimento de novos produtos e na co-criação de serviços
Usar ferramentas diferentes para coligir informação
Classificar e comparar diferentes necessidades / problemas
Integrar dados / informações e traduzi-los numa especificação do produto / serviço
Discutir o uso da análise funcional. Definir diferentes tipos de arquiteturas de produtos
Usar diferentes ferramentas estruturadas para otimizar a busca de soluções criativas
Decompor problema em subsistemas mais simples
Combinar diferentes soluções para diferentes subsistemas para obter conceitos alternativos e arquiteturas de serviços e produtos
Distinguir e compreender as limitações de modelos lineares de desenvolvimento de produtos e importância de processos flexíveis que reconhecem a natureza dinâmica do contexto
Definir plano de projeto agregado
Discutir e entender a natureza integrada do desenvolvimento de novos produtos em portfólios e programas
Usar o plano de projeto agregado como uma ferramenta de visualização para alocar recursos e gerir diferentes tipos de projetos de inovação de uma maneira mais eficiente e eficaz
Definir e descrever novas filosofias do NPD: design thinking e lean thinking
Definir novos instrumentos para detectar descontinuidades e novas oportunidades de inovação
Aplicar novas ferramentas de detecção de oportunidades: empreendedorismo corporativo, folga organizacional e redes colaborativas
Discutir e entender o conceito de experiência do cliente e como envolver os clientes na co-criação de serviços
Compreender e discutir ferramentas de inovação de design de serviços
Aplicar os conhecimentos através da discussão de estudo de casos que descrevam situações reais de negócios
Aplicar e sintetizar conhecimento através de um projeto em equipa, desde a identificação de uma oportunidade de negócio até a geração de um conceito e protótipo

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao conteúdo do curso e metodologia de ensino

Conceitos de inovação e espaço de design
Planeamento estratégico de produtos
Modelos estruturados de desenvolvimento
Modelação e envolvimento da experiência do cliente
Geração de conceito e arquitetura de sistema
Processos flexíveis de desenvolvimento de produtos
Estudos de caso
Projeto de equipe

Bibliografia Obrigatória

António Augusto Fernandes; Desenvolvimento de novos produtos e serviços : modelos e estratégias para inovar /, LIDEL, 2017. ISBN: 978-989-752-291-8

Bibliografia Complementar

Karl T. Ulrich,Steven D.Eppinger; Product Design and Development , McGraw-Hill International Editions, 2008. ISBN: 007-125947-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC usa uma metodologia de ensino baseado no desenvolvimento de um projeto de criação de um novo produto ou serviço, a partir de uma oportunidade de negócio identificada por uma equipa (4-6 estudantes), seguindo a metodologia ensinada no curso.

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência:Assiduidade às aulas,participação nas discussões nas aulas e contributo para a realização do projecto em equipa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 119,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 161,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem demonstar participação activa em todas as componentes de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação é baseada nos seguintes critérios:

- 30 % Participação nas aulas .Apresentação e discussão dos casos estudo e relatórios de progresso relativos às tarefas (assignments) planeados;
- 70 % Apresentação e defesa do relatório final do projeto de desenvolvimento de um conceito inovador de produto ou serviço

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 06:48:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais