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Projeto Design de Produto

Código: DIPPDP     Sigla: PDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 14 Plano Oficial 2013 1 - 12 84 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 6,00
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Promover e estimular o espírito criativo, inovador e empreendedor. Motivação da autonomia metodológica na conclusão do processo de Design. Aprofundamento do conhecimento dos materiais, tecnologias e procedimentos envolvidos no projeto. Capacidade de documentar o processo de Design de forma exaustiva e evolutiva usando formas e recursos de comunicação eficazes e convincentes

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos a tratar na UC de Projeto convocam a complexidade e diversidade de fatores e elementos afetos à prática projetual. Os temas a abordar de forma interativa e coerente visam consciencializar e apetrechar, investindo no exercício responsável do projet

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Análise crítica de práticas, em contexto de inserção laboral efetiva, que fomentem, por um lado, uma aproximação do meio académico com tecido empresarial, social e económico e, por outro, práticas sustentáveis de design nos mais diversos universos empresariais. Capacidade de conceptualização e realização de hipóteses que se aproximem do conceito de excelência. Na consciência e sistematização da complexidade, formulação de juízos e comunicação de ideias procurando relacionar o projeto com as disciplinas de sustentabilidade, empreendedorismo, gestão e as próprias características do produto e dos materiais disponíveis. Noções gerais de teorias de sistemas aplicáveis ao design. Estratégias de recolha de informação e sistematização da mesma, com o objetivo de incorporação das referências simbólicas, comportamentais, tecnológicas conformando um corpo de conhecimento “estado da arte”.

Bibliografia Obrigatória

Baxter, M,; Product Design - Practical Methods for the systematic development of new products

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estudo de campo. Abordagem à empresa procurando identificar / compreender a sua realidade concreta nas suas mais diversas componentes: quer ao nível do seu posicionamento no mercado, quer ao nível dos produtos. Consciência do potencial dos processos, materiais e tecnologias disponíveis. Avaliação sistemática e contínua. Os estudantes desenvolvem vários projetos, maioritariamente em colaboração com empresas, sendo a avaliação realizada da seguinte forma: - Apresentação e discussão dos trabalhos (os trabalhos poderão ter diferentes pesos, dependendo da sua longevidade e complexidade): 40% - Relatórios: 40% - Participação nas aulas: 20%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Desde que não exceda o número de faltas previsto no Regulamento da UP

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação na aula 20%

Trabalho de campo 40%

Trabalho laboratorial 40%

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