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Inteligência Construtiva e Pormenorização

Código: DIPICP     Sigla: ICP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 17 Plano Oficial 2013 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Luís Alves Dos Santos Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,00
José Luís Alves Dos Santos Ferreira 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende Uniformizar os conhecimentos diversificados dos estudantes provenientes das várias instituições de ensino e de diferentes áreas. Os estudantes no final do mestrado deverão conseguir comunicar digitalmente com os clientes, a produção e parceiros em qualquer parte do mundo. Para tal devem saber identificar e converter os principais formatos de ficheiros, devem ainda identificar tipologias de modelação e adotar a tipologia mais adequada à fase ou projeto que estiverem a desenvolver (polígonos subdivisões, n.u.r.b.s. e sólidos). Devem evoluir na utilização dos CAID’s e encontrar múltiplas soluções para o projeto partindo dos esquissos.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão atingir as seguintes competências:

Reconhecer formatos de ficheiros, conseguir converte-los para os editar ou exportar.

Desenhar diretamente no computador usando software específico ou digitalizando esboços.

Modelar livremente curvas sobre os desenhos e partindo das curvas criar superfícies e com as superfícies construir modelos tridimensionais.

Conceber ambientes virtuais ilumina-los corretamente e produzir imagens hiper-realistas

Fechar modelos de superfícies calcular volumetrias e exportar para CAD’s ou em formato STL

Reconhecer e iniciar rudimentos da modelação class A

Usar a modelação orgânica polígonos (quadriláteros) e subdivisões, paint 3D

Criar animação de objetos texturas e luzes

Recorrer Cloth criação de tecidos com gravidade dinâmica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tipologias de modelação Polígonos, Subdivisões, n.u.r.b.s. e Sólidos

Sketching, Alias SketchBook Designer 2013, Autodesk Alias Automotive 2012.

Modelação/Conceção n.u.r.b.s. “Surface Modeling” Autodesk Alias Automotive 2012.

Modelação Sólidos  SolisWorks 2013

Modelos Antropométricos.Poser 2014

Introdução a modelação class A.

Motores de render Autodesk Alias Automotive 2012, KeyShot 3.4, MaxwellRender 3.

Modelação Polígonos Subdivision, Silo3d, Autodesk MudBox 2012.

Modelação de tecidos com física Marvelous Designer

Sites, Portais e Vídeos ligados ao Design de produto.

 

Bibliografia Obrigatória

OLOFSSON, Erik ; Design sketching

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias gerais baseiam-se nos métodos expositivos e interrogativos como forma de desenvolver as capacidades cognitivas. A capacidade de compreensão será desenvolvida através de trabalhos em grupo, estudo de casos exemplificativos e selecionados da indústria e da resolução de problemas. Para as capacidades de aplicar e de sintetizar, ainda a aprendizagem cooperativa e a resolução de problemas.

Durante as horas de contato as metodologias principais a utilizar são as seguintes:

Aulas expositivas (Lecture), com apresentação dos tópicos centrais dos conteúdos programáticos.

Exercícios práticos contextualizados.com objetos concretos exemplo: é fornecida uma varinha mágica ou telemóvel para fazerem levantamento de forma.

Reflexão sobre os métodos, ferramentas e técnicas aplicadas.

Discussão e apresentação dos trabalhos.        

Acompanhamento de trabalhos desenvolvidos na U.C. de Projeto.

(Acompanhamento individualizado), aos projetos em desenvolvimento pelos estudantes. Tutorias.

Trabalhos práticos.

As atividades autónomas implicam:

Pesquisa de fontes de informação.

Prática das diferentes ferramentas trabalhadas nas horas de contacto.

Aplicar as ferramentas de modelação e render.

Desenvolvimento de projetos de design em articulação com a U.C. de Projeto.

Aplicação prática de conhecimentos adquiridos no ano anterior pertinentes para os projetos desenvolvidos.

Reflexão individual sobre as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido

Software

Modelação Sólidos SolisWorks 2013

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 32,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 79,00

Obtenção de frequência

Desde que não exceda o número de faltas previsto no Regulamento da UP

Fórmula de cálculo da classificação final

40%+40%+20%

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