Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DIPDEE

Design Estratégico e Empreendorismo

Código: DIPDEE     Sigla: DEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 30 Plano Oficial 2013 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Pedro Dias Pousada Cardia Lopes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Luís Pedro Dias Pousada Cardia Lopes 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.

Resultados de aprendizagem e competências

Referência de Competências do National Content Standards for Entrepreneurship Education (NCSEE): http://www.entre-ed.org/Standards_Toolkit 

Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS and CREATIVE APPLICATIONS of the following Standards
A Entrepreneurial Processes
B Entrepreneurial Traits/Behaviors
L Marketing Management
M Operations Management
O Strategic Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS
C Business Foundations
F Economics (concepts review)
N Risk Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS, CREATIVE APPLICATIONS, STARTUP
D Communications and Interpersonal Skills
E Digital Skills

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Apresentação do Curso, Motivação. Configuração das equipas.
2 - Inovação e Empreendedorismo. O processo de empreendedorismo (Modelo de Timmons). Caso Malincho.
3 - A sua idéia é uma oportunidade?
4 - Mercado Dimensionamento e Quantificação. Introdução Plano de Negócios.
5 - O Opportunity. O reconhecimento ea sua modelação e remodelação. Caso Jim Poss.
6 - Proposta de Valor. Valor Curve.
7 - Compreender o Modelo de Negócio e Estratégia.
8 - Marketing para Empreendedores.
9 - A equipa fundadora. Propriedade Intelectual. Aspectos Legais.
10 - Revisão da Componente Financeira do plano de negócios.

Bibliografia Obrigatória

William Bygrave, Andrew Zacharakis; Entrepreneurship, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-0-470-45037-6
Jeffry A. Timmons and Stephen Spinelli; New venture creation : entrepreneurship for the 21st century, McGraw Hill, 2009. ISBN: 978-007-127632-0
Bruce, Margaret; Bessant, John; Design in Business: Strategic Innovation Through Design

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Práticas de carácter tutorial. Análise de casos de estudo. Acompanhamento e monitorização de trabalhos de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão financeira
Ciências Sociais > Economia > Marketing

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 20,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:
1. Apresentação e defesa da ideia de negócio: 10%
2. Apresentação e defesa do dimensionamento do mercado e do Modelo de negócio: 20%
3. Plano de Negócios Final [50%] + Apresentação e Discussão do Plano de Negócios [50%] (10min): 40%
4. Participação na aula: 10%

Outra:
5. Prova escrita individual: 20%

Obs.: 20% das componentes de avaliação 1, 2 and 3 será objecto de ponderação recorrendo o "Peer-Assessment".

Provas e trabalhos especiais

N/A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%). O trabalho será o desenvolvimento de um Plano de negócios, que deverá ser apresentado oralmente e em formato escrito. Pretende-se avaliar o domínio do estudante nos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.

Melhoria de classificação

Não existe melhoria de classificação para a componente de avaliação contínua, apenas para o exame.

Observações

Todos os estudantes deverão registar a sua equipa no Moodle.
Todos os trabalhos de avaliação contínua deverão ser submetidos no Moodle.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-21 às 18:47:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais