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Conceção de Soluções Construtivas

Código: DIPCSC     Sigla: CSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 18 Plano Oficial 2013 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Gomes de Almeida Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,00
Lucas Filipe Martins da Silva 0,20
Fernando Gomes de Almeida 1,30

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A integração mecânica das diferentes partes de um produto é um aspeto fundamental a ter em conta na sua conceção. Condiciona a forma e os materiais dos componentes e, assim, os processos utilizados na sua produção. A facilidade de montagem e a sua possível automação, a fiabilidade, a facilidade de intervenção em caso de avaria e a capacidade de reciclagem são fatores, também, fortemente influenciados pelos métodos de integração mecânica utilizados.

Da intenção projectual de incluir uma determinada característica num sistema à capacidade de a materializarde forma económica, fiável e duradoura vai uma distância que só se consegue efetivamente reduziraproveitando experiências anteriores – muitas vezes através da avaliação prática dos utilizadores e da análise de avarias e maus funcionamentos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir a capacidade de, em sede de projeto, escolher e propor soluções construtivasde detalhe adequadas a situações correntes de desenvolvimento de produto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Descrição e análise de soluções construtivas baseadas em elementos de ligação e de transmissão de movimento. Descrição e análise de características associadas a cada solução, tendo em conta as especificações dos materiais, os métodos de fabrico, as operações de montagem e desmontagem, a área de aplicação, e outros fatores.

Tópicos principais:
1. Noções elementares sobre solicitações mecânicas, com apresentação de exemplos simples / 1.1. Tração / 1.2. Compressão / 1.3. Flexão / 1.4. Torção / 1.5. Corte.
2. Métodos de Ligação / 2.1. Ligações Fixas / 2.1.1. Desmontáveis / 2.1.2. Indesmontáveis / 2.2. Ligações Móveis / 2.2.1. Em translação / 2.2.2. Em rotação.
3. Mecanismos elementares / 3.1. Alavancas e Cunhas / 3.2. Redutores.
4. Transformação de tipo de movimento / 4.1. De rotação para translação / 4.2. De translação para rotação.
5. Análise de casos concretos usuais.

Bibliografia Obrigatória

Joseph Edward Shigley; Mechanical engineering design. ISBN: 0-07-056881-2
James G. Skakoon; Detailed mechanical design. ISBN: 0-7918-0087-3

Bibliografia Complementar

Neil Sclater, Nicholas P. Chironis; ;Mechanisms & mechanical devices sourcebook. ISBN: 0-07-136169-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão expostos na sua generalidade e analisados em concreto, em aulas de carácter teórico-prático, diferentes métodos de ligação entre componentes, permitindo ligações fixas ou com movimento, desmontáveis ou não, bem como alguns mecanismos elementares que permitem o acionamento indireto de um componente, de forma manual ou motorizada.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Desde que não exceda o número de faltas previsto no Regulamento da UP

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será do tipo distribuída com exame final, sendo os estudantes avaliados através de 2 componentes:

i. Um Relatório, realizado por grupos de 2 estudantes, versando sobre um exercício de procura e avaliação de soluções construtivas para um caso (REL).
ii. Um Exame Final Individual (EFI).

A classificação final (CF) será dada por: CF=0,5*REL+0,5*EFI

No caso do estudante não obter aprovação à UC, poderá realizar prova de recurso apenas da componente EFI.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O processo de avaliação é o mesmo para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

O estudante poderá realizar prova de melhoria apenas da componente EFI da classificação final.
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