Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DIPSED

Sustentabilidade e Eco-Design

Código: DIPSED     Sigla: SED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 34 Plano Oficial 2013 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Belmira de Almeida Ferreira Neto 0,50
Susana Cruz Barreto 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Sensibilizar para a relevância histórica e ética da ideia de sustentabilidade (em geral).

Criar consciência e aprofundar conhecimentos sobre a sustentabilidade do design.

Motivar e desenvolver a aplicação da sustentabilidade do design em contextos globais e locais.

Compreender e saber avaliar a sustentabilidade no contexto do design do produto.

Adquirir experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Reflectir sobre a problemática da sustentabilidade no contexto da actividade de projecto.

Identificar oportunidades de design sustentável dentro dos projectos e explicar os benefícios respectivos.

Demonstrar vantagens nas escolhas de práticas de design sustentável.

Capacidade de implementar decisões de design sustentável.

Resultados de aprendizagem e competências

 

A UC de Eco-design e Sustentabilidade explora uma metodologia de ensino que combina teoria com aplicação prática. A aplicação prática dos conhecimentos é concretizada nos trabalhos de grupo e individuais. Assim, a metodologia de ensino é coerente com os objetivos delineados para esta UC, os quais consistem, no essencial, em informar e motivar a aplicação da sustentabilidade no design de produto.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

a)

Passado: os antepassados do eco design e sustentabilidade: Shakers
Presente: Design intemporal, Norman Foster, tectos verdes
Metodologia projectual.
Futuro: Future trends, literacia visual, IDEO, novos materiais.
Lançamento da primeira proposta de trabalho.

b)
Apresentações de grupo do trabalho da aula 1
A Ecologia dos Materiais
O projecto do aspirador dyson
A ética no design de produto
O Design intemporal e sustentabilidade
O projecto “Attainable utopias”

 

c) Sustentabilidade no design em 15 palavras
A sustentabilidade afectiva, estudos de caso:
-o autocarro emocional versus o eco-autocarro;
- VW carocha
O branding e a sustentabilidade
Estudos de caso de marcas sustentáveis:
- A sapatilha de corrida Pegasus da NIKE
- LEGO
O Design de género
O Design emocional
Lançamento da segunda proposta de trabalho

d)

Apresentações de grupo do trabalho da aula 3
Ecologia versus Ecologia humana
As 6 fases ecológicas: a escolha dos materiais,
o processo de produção, embalar os produtos,
produto acabado, transporte e despedício
Os princípios de Dieter Rams
As directivas da União Europeia para o design de produto.
Casos de estudo de Design de Produto: parecerias entre
Central Saint Martins e indústrias

e)

Apresentações de final de semestre.

Bibliografia Obrigatória

Levitt, Sheldon; “Keeping the Environment in Mind When You Design.”
Banks, Marcus ; Visual Methods in Social Research
Dewberry, Emma ; EcoDesign
Jonas, Wolfgang ; Viable Structures and Generative Tools
Whiteley, Nigel ; Design for Society
Singer, Peter ; One World, the Ethics of Globalization

Bibliografia Complementar

Alexander, Christopher; A Timeless Way of Building. New York: Oxford University Press.

Observações Bibliográficas

Alexander, Christopher (1997) A Timeless Way of Building. New York: Oxford University Press. Levitt, Sheldon. “Keeping the Environment in Mind When You Design.” Facility Management Journal(Jan/ Feb 1994): 20–24. [www.ifma.org or 713/623-4362.] Banks, Marcus (2001) Visual Methods in Social Research. London: Sage. Dewberry, Emma (1996) EcoDesign, The Open University, Milton Keynes. Jonas, Wolfgang (1997). Viable Structures and Generative Tools. The Second European Academy of Design Conference in Stockholm Contextual design - design in context, Stockholm, The Swedish Industrial Design Foundation. Whiteley, Nigel (1993) Design for Society. London: Reaktion Books Ltd. Singer, Peter (2002) One World, the Ethics of Globalization. Yale University Press.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos da UC de Eco-design e sustentabilidade compreendem um conjunto de temáticas relacionadas entre si com vista a informar, sensibilizar e dar ferramentas de trabalho ao design sustentável. Este conhecimento é complementado pelos estudos de caso que ilustram e esclarecem a sua aplicabilidade na metodologia projetual. Assim, os conteúdos programáticos são consistentes e em sintonia com os objetivos desta UC que visam a aplicabilidade informada do design sustentável.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Regras da UPorto

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos práticos com componente escrita 80% e debates nas aulas 20%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só é possível mediante a realização de todos os elementos de avaliação
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-24 às 04:46:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais