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Projeto Design

Código: DIPPD     Sigla: PD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 37 Plano Oficial 2013 1 - 15 112 405

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,00
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca 4,00
Bárbara Rangel Carvalho 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem como objetivos sensibilizar e apetrechar os discentes para a prática projectual; pretende-se desenvolver capacidades na identificação de problemas e no ensaio de soluções, na resposta às solicitações do Design; inferir noções sobre as áreas de intervenção do design, na articulação dos aspetos afetos à engenharia e à gestão.

Investigar e sistematizar informação, aplicar conhecimentos na configuração de novas ideias e no desenvolvimento da criatividade através da experiência e da reflexão, visando adquirir competências ao nível da compreensão das estratégias projetuais; Reforçar as capacidades projetuais em cada uma das áreas científicas consideradas. Compreender o processo criativo; Explorar o imaginário individual e o coletivo.

Resultados de aprendizagem e competências

Fomentar competências, adquirir e articular conhecimentos na implementação e gestão de projetos, sejam eles produtos ou serviços; desenvolver metodologias de trabalho cooperativo e integrado, apetrechando e consciencializando para os desafios contemporâneos; sensibilizar para as transformações culturais, sociais e económicas num entendimento multidisciplinar e globalizante; implementar, rentabilizar e sistematizar competências criativas, numa ação inovadora de meios e modos de despoletar conceitos, processos e projetos.

Procura-se desenvolver capacidades de resposta às condicionantes, ao obstáculo, ao imprevisto; desenvolver a capacidade de análise e de síntese na articulação entre o pensamento racional e o pensamento criativo; promover a pesquisa e organização de informação e orientar a capacidade de experimentação e de reflexão; identificar necessidades, enquadrar problemas e ensaiar soluções considerando diferentes planos; conceção, realização, produção e consumo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos a desenvolver polarizam-se em duas vertentes e correspondem ao ensaio de dois projetos. Um a realizar no plano do produto e evocador da “escala humana”, consistindo na elaboração de produto em pequena série, do design de autor, artefacto de pequena dimensão; outro a desenvolver no plano do design industrial, afeto à “escala urbana” e visando a realização em grande série, artefacto de dimensão media ou grande.

Bibliografia Obrigatória

Baxter, M.,; Product Design - Practical Methods for the systematic development of new products, Stanley Thormes
Nathan, S.,; Design is the Problem, Rosenfeld Media
Burdek, Bernard E.,; História, Teoria e Prática do Design de Produtos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino compreendem um desenvolvimento teórico prático das noções de base a inferir; o pendor acentuadamente prático desta UC assenta numa prática informada através da experimentação a da reflexão, sustentada pelos conhecimentos adquiridos em contacto privilegiado e estreito com a realidade.

Os estudantes desenvolvem vários projetos, maioritariamente em colaboração com empresas, sendo a

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 100,00
Frequência das aulas 112,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 312,00

Obtenção de frequência

Desde que não exceda o número de faltas previsto no Regulamento da UPorto

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Apresentação e discussão dos trabalhos (os trabalhos poderão ter diferentes pesos, dependendo da sua

longevidade e complexidade): 40%

2. Relatórios: 40%

3. Participação nas aulas: 20%

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