Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DIPDPC

Desenho e Processo Criativo

Código: DIPDPC     Sigla: DPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 41 Plano Oficial 2013 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Jorge Lino Alves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Rui Miguel Oliveira Neto 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

introduzir/desenvolver a operatividade do desenho como instrumento processual criativo e especulativo do projecto.

 

Resultados de aprendizagem e competências

aquisição de competências de manipulação/experimentação das imagens como despoletadoras do processo criativo.

aquisição de competências de comunicação através das imagens.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O Desenho como modo de visualizar, formar e testar as "imagens mentais".

Comunicar e especular através do Desenho.

Desenho como instrumento do projecto e o Desenho como processo criativo: similitudes e discrepâncias.

Desenvolvimento de trabalho experimental e laboratorial de cruzamento com a uc. de Projecto

 

Bibliografia Obrigatória

BRERETON, R.; Sketckbooks: the hidden art of designers, illustrators & creatives., London: Laurence King publishing Ltd., 2009
OLPE, P.; Drawing as design process. Courses, themes and projects at the Basel School of Design, Verlag Niggli AG., 1997
Vieira Joaquim; O^desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2

Bibliografia Complementar

BRUSATIN, M. ; Desenho / Projecto , Enciclopedia Einaudi.
Pauly Danièle 340; Le Corbusier. ISBN: 2-84975-082-4
DUFF, L., & DAVIES, J. (2005). Drawing - the process. Bistol Portland: intellect.; Drawing - the process, Bistol Portland: intellect., 2005
GEGORY, D.; An ilustrated life. Drawing inspiration from the private sketchbooks of artists, illustrators and designers. , Cincinnati, Ohio: How Books. , 2008
GOEL, V. ; Sketches of Thought. , Cambridge, Massachusetts, 1995
MASLEN, M., & SOUTHERN, J.; Drawing projects. An exploration of the language of drawing. , London: Black Dog publishing., 2011
O'DONNELL, T. ; Sketchbook. Conceptual drawings from the world's most influentiao designers., Beverly, Massachusetts: Rockport Publishers., 2009
COOK, P.; Drawing. the motive force of architecture. , Chichester: Wiley.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teóricas e de acompanhamento do desenvolvimento da prática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 26,00
Trabalho laboratorial 34,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Desde que não exceda o número de faltas previsto no Regulamento da UP

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final será ponderada a partir dos componentes de avaliação:

participação presencial: 30%

trabalho de campo: 30%

trabalho laboratorial: 40%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-22 às 22:15:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais