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Antropologia Urbana

Código: AU302     Sigla: AU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 43 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 30 81
4
DC 64 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,00
Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-07-02.

Campos alterados: Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Em termos genéricos, fornecer aos estudantes um conjunto diversificado de ferramentas teóricas e conceptuais que lhes permitam investigar e compreender, a partir de perspectivas antropológicas, os fenómenos urbanos contemporâneos. Em termos concretos, sensibilizar os estudantes para a natureza específica da antropologia, vocacionada para o estudo da alteridade, e particularmente dotada para demonstrar que um conjunto muito alargado de fenómenos antropológicos resultam de complexos processos históricos, sociais e culturais, que não se compaginam com explicações “naturalizadas” simplistas e altamente redutoras.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, é expectável que estudantes tenham desenvolvido uma maior sensibilidade para a compreensão dos fenómenos antropológicos em contextos urbanos, bem como para a relevância do papel da alteridade na construção de projetos comuns, obtendo deste modo ganhos ao nível da consciência crítica que lhes possibilitem estar mais atentos aos discursos ideológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Partindo dos objectivos gerais, organizou-se o programa da unidade curricular a partir de três ideias fundamentais. Em primeiro lugar, fornecer aos discentes uma base sólida que lhes permita compreender o lugar da antropologia no âmbito das ciências sociais. Em segundo lugar, explorar diacronicamente algumas contribuições fundamentais de antropólogos, ou escolas de antropologia, para o conhecimento das cidades e para a elaboração e complexificação de teoria urbana. Finalmente, chamar a atenção para alguns dos problemas urbanos contemporâneos, salientando os processos de transformação em curso, bem como a relevância dos instrumentos conceptuais e metodológicos da antropologia para o estudo desses processos. 

.

Apresentação dos conteúdos:

1. A especificidade da antropologia no âmbito das ciências sociais: o estudo da alteridade.

2. O papel fulcral da trabalho etnográfico no estudo da alteridade urbana.

3. Alguns contributos fundamentais antropológicos no estudo dos fenómenos urbanos.

4. O pós-colonialismo e a cidade.

5. Problemas urbanos contemporâneos: globalização e localização, crescimento urbano e migração, multiculturalismo e segregação.

Bibliografia Obrigatória

Bastos, S. T. P. (Ed.).; Antropologia Urbana, Lisboa: Cosmos, 1999
Cordeiro, G. Í., Baptista, L. V., & Firmino da Costa, A. (; Etnografias Urbanas, Barcelona: Ariel, 2003
Cucó i Giner, J.; Antropología Urbana, Barcelona: Ariel, 2008
Gmelch, G., Kemper, R. V., & Zenner, W. P. (Eds.).; Urban Life: Readings in the Anthropology of the City (5 ed.). , Long Grove: Waveland, 2010
Low, S. M (ed).; Theorizing the city: the new urban anthropology reader, New Brunswick, New Jersey, and London: Rutgers University Press, 2005
Silvano Filomena; Antropologia do espaço. ISBN: 972-774-143-6

Bibliografia Complementar

Baert, P., & Carreira da Silva, F.; Teoria Social Contemporânea, Lisboa: Mundos Sociais, 2014
Fortuna, C., & Leite, R. P. (Eds.). ; Plural de cidade: novos léxicos urbanos., Coimbra: Almedina, 2009
Velho Gilberto 340; Antropologia urbana. ISBN: 85-7110-525-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em termos genéricos, ao longo do semestre recorrer-se-á a diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo – de molde a possibilitar uma melhor aquisição dos vários conteúdos. Mais especificamente, em função das diversas matérias a leccionar, optar-se-á por uma combinação das seguintes estratégicas pedagógicas:

-        Aulas de exposição teórica seguidas de debates com os estudantes;

-        análise de textos antropológicos e de casos práticos etnográficos;

-        visualização de documentários de cariz antropológico;

-        esporadicamente, debates com antropólogos, artistas, e/ou especialistas em matérias específicas a convidar.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia cultural
Ciências Sociais > Antropologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 31,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação na Unidade Curriculuar é feita através de um trabalho prático (vídeo, poster ou fotografia) acompanhado por um trabalho escrito, conforme combinado com os alunos e o docente no início do semestre. O trabalho escrito não deverá ultrapassar as 2000 palavras. No dia do exame (época normal, de recurso ou especial) os alunos deverão enviar o trabalho escrito por email para o endereço electrónico do docente. A apresentação do trabalho prático será feita presencialmente, em data a combinar.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação na Unidade Curriculuar é feita através de um trabalho prático (vídeo, poster ou fotografia) acompanhado por um trabalho escrito, conforme combinado com os alunos e o docente no início do semestre. O trabalho escrito não deverá ultrapassar as 2000 palavras. No dia do exame (época normal, de recurso ou especial) os alunos deverão enviar o trabalho escrito por email para o endereço electrónico do docente. A apresentação do trabalho prático será feita presencialmente, em data a combinar.

Observações

Bibliografia

Appelrouth, S., & Edles, L. D. (2007). Sociological Theory in the Contemporary Era: Text and readings. Thousand Oaks, California: Pine Forge.

Baert, P., & Carreira da Silva, F. (2014). Teoria Social Contemporânea. Lisboa: Mundos Sociais.

Bastos, S. T. P. (Ed.). (1999). Antropologia Urbana. Lisboa: Cosmos.

Cardeira da Silva, M. (Ed.). (1997). Trabalho de Campo. Lisboa: Cosmos.

Cordeiro, G. Í., Baptista, L. V., & Firmino da Costa, A. (Eds.). (2003). Etnografias Urbanas. Oeiras: Celta.

Cucó i Giner, J. (2008). Antropología Urbana. Barcelona: Ariel.

Fortuna, C., & Leite, R. P. (Eds.). (2009). Plural de cidade: novos léxicos urbanos. Coimbra: Almedina.

Gmelch, G., Kemper, R. V., & Zenner, W. P. (Eds.). (2010). Urban Life: Readings in the Anthropology of the City (5 ed.). Long Grove: Waveland.

Low, S. M. (Ed.). (2005). Theorizing the city: the new urban anthropology reader. New Brunswick, New Jersey, and London: Rutgers University Press.

Low, S. M., & Denise, L.-Z. (Eds.). (2003). The anthropology of space and place: locating culture. Malden, Oxford, and Victoria: Blackwell.

Patterson, T. C. (2014). Karl Marx, antropólogo. Barcelona: Bellaterra.

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