Práticas de Modelação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
14 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
4 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A UC marca como objectivo geral primordial apresentar o universo dos processos de modelação como espaço de liberdade e investigação dos processos criativos e discursos artístico do contemporâneo. Espaço, onde o estudante poderá colocar em perspectiva o seu trabalho autoral e complementar as suas competências na prática da modelação e nas áreas de produção que se lhe associam.
Esta UC pretende, na promoção de exercícios e no apoio à idealização, produção e finalização de projectos, que necessitem das práticas de modelação, apresentar o seu espaço oficinal como laboratório de experimentação de matérias e processos da modelação que marcam a contemporaneidade da escultura. Matérias plásticas, dúcteis; naturais, sintéticas e compósitas, nas suas diversas formulações, serão foco de análise e experimentação.
A UC pretende, também, promover espaço de reflexão critica sobre autores e obras, que se afirmam no universo das Artes Plásticas a partir do universo das Práticas de Modelação, quer no sentido estrito e de mestria, quer em interdependência processual e de produção.
Outros objectivos gerais serão:
- Aperfeiçoamento da acuidade visual e capacidades analíticas/sintéticas do volume, do espaço e da escala;
- aplicação dos princípios gerais de composição da escultura;
- aplicação de processos de modelação associados a diversas matérias dúcteis;
- refinamento da prática de atelier, na relação e coordenação com diferentes necessidades oficinais;
- Reflexões e análises críticas sobre os universos da Modelação no contemporâneo;
- Competência de investigação, comunicação e inovação (recolha, seleção e tratamento personalizada de informação);
- refinamento da capacidade de gestão de recursos (espaço de trabalho, equipamento e materiais).
Como objectivos específicos serão apontados:
- exploração da linguagem individual no fazer da modelação;
- consciencialização e uso do espaço criativo implícito na gestão pessoal dos processos de modelação;
- Análise e reflexão sobre desenho, no espaço da modelação; luz e sombra; espaço positivo e negativo; modelo e representação;
- autonomia no fabrico, manipulação e gestão das matérias naturais, sintéticas e compósitas, utilizadas nos processos de modelação.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC promove um conjunto de propostas que relaciona o estudante com o fazer ligado aos processos de modelação instigando-o a conquistar os seus resultados, num ambiente propício e com apoio específico, de modo sistematicamente mais autónomo. Isto é, desde a preparação das matérias, à organização das estruturas necessárias, à execução de esboços, bem como, controlo das volumetrias às escalas determinadas, seu refinamento e acabamentos finais. A procura e consciencialização de um registo próprio nos processos de modelação, uma linguagem individual, será o resultado último desta UC.
O estudante desenvolverá uma investigação sistemática das práticas de modelação, sendo-lhe proposto uma variedade de estímulos criativos, de matérias e processos de execução, na resposta a exercícios fundamentais de relação com este universo. Estes darão consequência à conceptualização, execução e apresentação de projectos individuais, que se pretendem determinantes nos seus percursos académicos e pesquisas artísticas específicas, bem como, de posicionamento, análise e reflexão sobre o universo da Modelação.
Os Resultados da aprendizagem desta UC ficarão plasmado maioritariamente em peças realizadas em matérias dúcteis, conquistadas por processos de modelação e finalizadas pela sua estabilização física e/ou química.
Espera-se assim que os estudantes adquiram as seguintes competências:
- capacidade de idealização, produção e finalização de obra artística, partindo da modelação ou com necessidade de apoio dos processos e matérias que se lhe associam;
- distinção do campo de aplicação das diversas matérias dúcteis, mediante as suas características físicas e os seus processos de transformação;
- elaboração das próprias matérias dúcteis e controlo da sua composição;
- execução de diversos processos de modelação associados às diferentes matérias dúcteis;
- investigação, enquadrada no universo das práticas artísticas contemporâneas, dos processos de modelação, sua evolução histórica e actuais aplicações;
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Para cumprir os objectivos da UC, os resultados e as competências que obviamente se pretendem inscrever na investigação e questionamento do campo artístico contemporâneo, os estudantes devem estar apoiados por capacidades adquiridas e gosto pelo desenho, por capacidade, interesse e ambição em formular projecto no âmbito das Artes Plásticas, na especificidade dos processos de modelação.
Programa
Contemplando os profícuos desenvolvimentos da modelação, a partir do início do século XX até à contemporaneidade, definindo-se como processo e discurso artístico per si, espaço de investigação e evolução para diversos autores de renome, no universos das artes plásticas, cujas obras importa revisitar e reflectir, o programa desta unidade curricular conduz o aluno a experimentar o fazer ligado ao atelier escultórico alicerçado nos processos de modelação. No domínio oficinal e no espaço criativo implícito na gestão pessoal de processos de apoio ao fazer da modelação, o aluno será convocado ao desenho, à gravação, ao relevo, à apropriação de objectos tridimensionais, sua transformação; à modelação tradicional, à manipulação alquímica da matéria; enquanto espaço de aplicação do seu discurso artístico ou da sua idiossincrasia criativa e base de uma exploração-investigação de matérias e processos dispares e variados que preenchem este universo.
O programa será desenvolvido em dois momentos:
- participação em diversas propostas de modelação;
- submissão de um projecto pessoal, no âmbito da modelação;
Consequentemente os métodos e técnicas da prática da modelação serão nesta Unidade Curricular abordados em duas vertentes:
- especializada de investigação, no que concerne à produção de modelações em resposta às propostas, onde as matérias-primas dúcteis detêm especial destaque como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional.
- pragmática, no sentido de processo de apoio à realização de projectos pessoais;
Bibliografia Obrigatória
Krauss Rosalind E.;
Passages in Modern Sculpture. ISBN: 0-262-61033-7
Collins Judith;
Sculpture today. ISBN: 978-0-7148-4314-8
Mills John W.;
Encyclopedia of sculpture techniques. ISBN: 0-7134-8930-8
Rich Jack C.;
The materials and methods of sculpture. ISBN: 0-486-25742-8
Tucker William;
The^language of sculpture. ISBN: 0-500-27104-6
Toft, A.; Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods, Dover Publications, 2004. ISBN: 0-486-43511-3
Gssel Paul;; L’art, Bernard Grasset, Editeur, 1911 (em PDF)
Genet Jean; O estúdio de Alberto Giacometti, Assírio & Alvim, 1988 (em PDF)
Lanteri ED.; Modelling A guide for teachers and students, Chapman & Hall, ltd., 1902 (em PDF)
Bibliografia Complementar
Clérin Philippe;
La sculpture. ISBN: 2-04-021806-8
Hughes Anthony 340;
Sculpture and its reproductions. ISBN: 18-61890-02-8
Percy H. M.;
New materials in sculpture
AA.VV. ; Procedimientos y materiales en la obra escultórica,, AKA, 2009. ISBN: 978-84-460-1805-6
Ferro Rui;
Processos de Moldagem na FBA.UP
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A gestão do programa é efectuada mediante um conjunto de exercícios teórico-práticos e um projecto individual que visam a cobertura dos Conteúdos acima definidos, tendo como objectivo o desenvolvimento das capacidades que são enumeradas no ponto referente a Objectivos.
Este conjunto de propostas é coluna vertebral de toda a estratégia pedagógica, uma vez que é em torno de cada um deles que são mobilizadas todas as outras acções, nomeadamente:
1) Apresentações teórico –práticas de aspectos plásticos e técnicos envolvidos no desenvolvimento dos trabalhos;
2) confronto com exemplos da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros);
3) Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
4) Discussão individual ou colectiva dos ante-projectos dos alunos;
5) Discussão individual ou colectiva, centrada nas diversas fases de execução dos projectos;
6) Momento colectivo de reflexão e análise critica do conjunto de resultados obtidos.
Os alunos serão acompanhados em todas as sessões pelo docente e um técnico e terão oportunidade de recorrer ao espaço e equipamento fora destas sessões com a supervisão do técnico e do docente, quando solicitado.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas > Escultura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
65,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
125,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação é distribuída, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada trabalho concluído, em confrontação com os processos aplicados e o cumprimento dos objectivos;
Segundo nível: avaliação da progressão do aluno ao longo do semestre, perante dossier que o próprio compila, através do qual é possível reconstituir uma visão evolutiva de conjunto.
Sendo assim, a obtenção de frequência a esta Unidade Curricular depende de:
1- participação activa nas sessões de trabalho calendarizadas;
2- cumprimento dos objectivos e resultados pretendidos em cada proposta;
3- entrega de um dossier com a compilação da investigação realizada em termos de matérias e processos, ilustrada pelos resultados obtidos;
4- participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada;
Fórmula de cálculo da classificação final
1.os resultados de cada exercício concluído são analisados, criticados e classificados segundo:
- modelação e linguagem [correspondendo a 100% da classificação de cada exercício];
2.os resultados do projecto individual são analisados, criticados e classificados em três secções:
- investigação de suporte, pertinência e abrangência [correspondendo a 33% da classificação];
- modelação e linguagem [correspondendo a 33% da classificação];
- resultados e apresentação [correspondendo a 33% da classificação];
3.o conjunto de exercício propostos e projecto individual corresponde a 80% da classificação final do ano;
4.o dossier de investigação e registo de percurso de trabalho corresponde a 10% da classificação final do ano;
5.a participação diligente nas sessões corresponde a 10% da classificação final do ano;