Código: | DIPSP | Sigla: | SP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design Industrial e de Produto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MDIP | 38 | Plano Oficial 2013 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Fernando Jorge Lino Alves | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Carlos Sousa Casimiro da Costa | 1,50 |
2. Perceber a atratividade simbólica e o papel mediador do produto na relação entre criador e quem o perceciona.
- Capacidade de analisar um produto sobre um espectro mais lato e abrangente, procurar significados e semânticas para além da imagem imediata do quotidiano.
- Desenvolver capacidades críticas de análise, percebendo as respostas do utilizador perante as diversas qualidades do produto, articulando o artefacto antes de ser produto, investigando o envolvimento do humano na perceção do retorno à origem semântica das palavras e da propensão para novas linguagens ‘liquidas’ representativas do quotidiano, mas confluentes com as diversas paisagens e cenários construídos.
1. Análise semântica como ferramenta importante no estudo do design.
2. Confluências históricas e aproximações da perceção da semântica. Paradigmas culturais e socias históricos e fundamentar os paradigmas emergentes.
3. Introdução à Semiótica do Produto e noções/funções de semiótica.
4. Problematizar o design enquanto experiência, perspetiva integradora da emoção e da estética da interação, na qualificação da usabilidade de um produto.
5. Produto como mensagem e como mediador da comunicação. A perceção do papel do designer e a sua responsabilidade na interpretação da mensagem. O projeto de design enquanto trajeto da artificialidade material e as suas afluências sob o seu discurso, prática e cultura.
6. Conceitos essenciais sobre o projeto do design centrado nas pessoas.
7. Os significados dos artefactos. Avaliação da dimensão comunicativa dos artefactos.
8. Cultura de projeto em design e a sua ideologia. Semântica da teoria e da prática no projeto de design.
A UC desenvolve-se pela apresentação de conteúdos teóricos e pela realização individual de pequenos trabalhos. Estes devem auxiliar os estudantes na compreensão dos tópicos em causa e na formação de uma atitude crítica, assim como possam arguir sobre as problemáticas apresentadas. A apresentação e discussão serão outro instrumento fundamental de aprendizagem. A resolução destes exercícios expositivos será acompanhada e criticada pelo professor, no intuito de que os estudantes se sintam cada vez mais capazes de defender teoricamente o seu trabalho.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 10,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 81,00 |
Componente TP = 80%. O atraso em relação à data de entrega proposta para cada exercício será penalizado.
Participação nas aulas: 20%
Não está previsto exame relativo à componente TP da UC.