Código: | MDA501 | Sigla: | DA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MDGPE | 39 | Plano Oficial 2011 | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Eduardo Filipe Valente Cunha da Silva Aires | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 2 | 6,00 |
Jorge Manuel Esteves da Silva | 6,00 |
Proporcionar aos alunos um contacto com as práticas da DA enquanto disciplina de gestão de recursos materiais e humanos na prática do design de comunicação, com ênfase na desmaterialização dos suportes de comunicação e no papel do DA nos novos media digitais.
Os estudantes são encorajados a fazer pesquisa online a partir dos temas lançados pelos casos do ateliê, apresentando e discutindo exemplos num contexto mais alargado, nacional e internacional.
Embora com um fio condutor na demonstração das várias competências e disciplinas incluídas na DA, as aulas estarão articuladas com a agenda do atelier silvadesigners em eixos fundamentais da DA como a estratégia conceptual, design editorial e recursos associados como a ilustração, infografia, fotografia e tipografia.
Podemos dividir a bibliografia útil em duas categorias. A primeira são livros focados na direção de arte. São raros e usam geralmente case studies. Ainda aqui poderíamos incluir monografias sobre diretores de arte. Uma referência útil é o Art Direction Explained, at Last!, de Steven Heller e Veronique Vienne.
Na segunda podemos englobar variadas obras que focam disciplinas do âmbito do DA como a fotografia ou a ilustração. Aqui as coordenadas geracionais e estéticas do estudante são determinantes.
São apresentadas as rotinas do ateliê Silvadesigners, com a projeção e comentário de sequências de trabalhos. Os estudantes terão assim contacto privilegiado com a prática de ateliê e a realidade do mercado, sobretudo nas áreas do branding cultural e das publicações periódicas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Pretende-se um trabalho teórico, de pesquisa e reflexão, sobre a prática da DA em contexto real envolvendo áreas bastante diversas à escolha do aluno como jornais, revistas, editoras de livros, ateliês de design, sites, blogs, etc. Estimula-se o contato real com profissionais desta competência, com recurso a entrevista presencial ou por e-mail. O relatório final pode ser apresentado em papel ou em video, devidamente editado.
Participação presencial: 30%
Relatório final: 70%