Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > NI105

Narrativas da Imagem

Código: NI105     Sigla: NI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 21 Plano Oficial 2011 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Júlio Fernando Dolbeth e Costa Henriques da Silva Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Júlio Fernando Dolbeth e Costa Henriques da Silva 1,50
Vitor António dos Reis de Almeida 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais. Motivar metodologias diferenciadas de análise. Acentuar uma leitura crítica e contextualizada. Afirmação de um discurso individual e criativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender a importância das narrativas visuais na cultura contemporânea e as suas possibilidades como dispositivo de comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Formas e estruturas da narrativa visual.
Convenções genéricas em contexto cultural e histórico diverso. 
Teoria narrativa e história do cinema. 
Narrativa ilustrada e a imagem sequencial enquanto contexto, metáfora, identidade e ficção.
Referência, apropriação, citação e adaptação enquanto experiência de imaginário colectivo e individual. 
Tempo e sentido no processo narrativo.

Bibliografia Obrigatória

AUGÉ, Marc; A guerra dos sonhos. Exercícios de etnoficção, Celta, 1998
AUMONT, Jacques; L'image, Nathan, 1990
AUMONT, Jacques; L'analyse des films, Nathan, 1988
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
GRANT, Barry Keith & SLONIOWSKI, Jeannette; Documenting the documentary: close of documentary film and video, Wayne State University Press, 1998
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
RUSH, Michael; New media in late 20th century art, Thames & Hudson, 1999
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003

Bibliografia Complementar

ABEL, Richard; Encyclopedia of Early Film, Routledge, 2005
ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
ECO, Umberto; Os limites da interpretação, Difel, 1992
MASCELLI, Joseph; The five Cs of cinematography, Silman-James Press, 1998
REES, A. L.; A history of experimental film and video, BFI Publishing, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
STEINER, Georges; As gramáticas da criação, Relógio D’Água, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e desenvolvimento de dois trabalhos de investigação.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados ao trabalho desenvolvido tendo em conta a sua concepção, realização e adequação à resolução de problemas específicos dos projectos.
Participação efetiva no grupo de trabalho e autonomia na investigação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos dois trabalhos de investigação.

Observações

Bibliografia obrigatória

AUGÉ, Marc; A guerra dos sonhos. Exercícios de etnoficção, Celta, 1998
AUMONT, Jacques; L'image, Nathan, 1990
AUMONT, Jacques; L' analyse des films, Nathan, 1988
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
GRANT, Barry Keith & SLONIOWSKI, Jeannette; Documenting the documentary: close of documentary film and video., Wayne State University Press, 1998
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
RUSH, Michael; New media in late 20th century art, Thames & Hudson, 1999
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003
ZEEGEN, Lawrence – The Fundamentals of Illustration – Fairchild Books AVA, 2012.
MALE, Alan – Illustration: A Theoretical and Contextual Perspective: A Theoretical & Contextual Perspective – Fairchild Books AVA, 2007.
HELLER, Steven; CHWAST – Illustration: A Visual History – Abrams, 2008.

BIbliografia complementar

ABEL, Richard; Encyclopedia of Early Film, Routledge, 2005
ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
ECO, Umberto; Os limites da interpretação, Difel, 1992
MASCELLI, Joseph; The five Cs of cinematography, Silman-James Press, 1998
REES, A. L.; A history of experimental film and video, BFI Publishing, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
STEINER, Georges; As gramáticas da criação, Relógio D’Água, 2001

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-23 às 09:05:31