Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TII211

Técnicas de Impressão I

Código: TII211     Sigla: TII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://pureprint.fba.up.pt/?page_id=116
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 33 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maria Graciela Cabral Machado 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade em trabalhar numa oficina de Gravura
. Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal 
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original 


Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea. 

Capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeito a matérias relativas ao suporte, preparação, maquetizacao do objeto gráfico

Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados as necessidades individuais de projeto
Conhecimento e versatilidade na utilização dos meios e das técnicas da impressão

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão, a partir de demonstrações e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou coletiva. 

As apresentações teórico-práticas procedem a uma identificação das componentes tecnológicas(suportes, meios, métodos, práticas) com a identificação dos processos mais adequados e possíveis variantes para os diversos processos de impressão. A compreensão das possibilidades artísticas e de aplicação realiza-se com o acolhimento a investigadores convidados, integrados no espaço da aula, e tendo por proveniência o encontro internacional de gravura PURE PRINT ELEMENTS . Todo o modulo expositivo compreende ainda  apresentações teóricas sobre a origem e desenvolvimento do campo de atuação da gravura

Bibliografia Obrigatória

Russ Stephen; Tratado de serigrafia artistica. ISBN: 84-7031-191-3
Wye Deborah; Eye on Europe
Rumpel Heinrich; La gravure sur bois
Bonfils Robert; Initiation à la gravure
Ross John; The^Complete printmaker. ISBN: 0-02-927372-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A abordagem à multiplicidade de procedimentos incorporados na tradição da gravura original, é realizada através do exercício pratico e sua consolidação através da realização de múltiplos de arte em projectos individuais e coletivos. 
(conteúdos programáticos)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Cumprimento integral do plano de trabalhos proposto, de acordo com os objectivos da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:
Projecto com temática transversal ao grupo, acompanhado por um registo documental apropriado para posterior divulgação.

Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de conclusão de 8 trabalhos editados de pequeno e grande format
o(edição de 5 exemplares).

Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:

Assiduidade e acompanhamento a todas as demonstrações organizadas
Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível
Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original
Originalidade e qualidade das provas produzidas
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.

Provas e trabalhos especiais

Produção de portfolio de gravuras constituido por um mínimo de 8 trabalhos de pequeno e grande formato e edição de 5 exemplares

Melhoria de classificação

Mediante frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-25 às 12:37:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais