Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PVI211

Práticas do Video I

Código: PVI211     Sigla: PVI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 20 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maile Nicole Wriston Colbert 4,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Sinopse: A percepção da forma numa tela retangular. Percepção do tempo numa tela retangular. Percepção da narrativa numa tela retangular. Produção de Cinema, um campo com uma definição em constante mudança e cada vez mais complexa; dentro dessa complexidade existem cada vez mais meios e modos de criação. A importância de uma compreensão e de fundamentos sólidos sobre que métodos e ferramentas estão disponíveis, e de como usá‐los, é mais importante do que nunca. A intenção desta disciplina é preparar e fornecer essa base desde a pré‐produção até à pós‐produção, quer seja para criar uma longa‐metragem narrativa, um documentário etnográfico, ou um curta experimental ... ou qualquer coisa entre essas.

Resultados de aprendizagem e competências


A aprendizagem sobre os media de base temporal e as imagens em movimento pode ser algo intimidante quando consideramos todas as dimensões e sentidos envolvidos. A minha intenção é dissecar os conceitos básicos de produção de modo a não assoberbar os alunos, construindo conhecimento prático, teórico, histórico e contemporâneo sobre o tema a um ritmo que permita aos alunos trabalhar confortavelmente, inspirando-os e motivando-os com uma flexibilidade que permita evidenciar a sua própria criatividade. O objetivo é que os alunos concluam esta unidade curricular produzindo obras em relação às quais fiquem orgulhosos e adquiram “know-how” suficiente que os permitam continuar a trabalhar em vídeo nas suas práticas artísticas se assim desejarem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os estudantes terminarão esta unidade curricular com fundamentos práticos, teóricos e históricos sobre a produção de vídeo, as imagens em movimento e o design de som e terão contacto com obras de artistas que trabalham nestes campos.

Bibliografia Obrigatória

all will be read and looked at in class; no books will be required,. ISBN: or sent via pdf

Bibliografia Complementar

Chion Michel; L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9
Deleuze Gilles; A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00
Deleuze Gilles; L.^image-temps. ISBN: 2-7073-1047-6 20.05
McLuhan Marshall; Understanding media. ISBN: 0-262-63159-8
McLuhan Marshall; Os^ meios de comunicação como extenções do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Viola Bill; Reasons for knocking at an empty house. ISBN: 0-500-27837-7
Viola Bill 040; Bill Viola

Observações Bibliográficas

*will be read in class or given via pdf

1. Chion, Michel, Audio‐Vision: Sound on Screen
2. Curtic, David, A.L. Rees, David White, Steven Ball, Expanded Cinema: Art, Performance, Film
3. Deleuze, Gilles, Cinema 2: The Time‐Image
4. Gardner, Robert and Ákos ÖstörMaking of Forest of Bliss: Intention, Circumstance, and Chance in Nonfiction Film
5. Greenspan, Stanley and Stuart Shanker, The First Idea: How Symbols, Language, and Intelligence Evolved from Our Primate Ancestors to Modern Humans
6. Hall, Doug and Sally Jo Fifer, Illuminating Video: An Essential Guide to Video Art
7. Hanhardt, John G., The Worlds of Nam June Paik
8. Jones, Chris, Andrew Zinnes, and Genevieve Jolliffe, Guerilla Filmmakers Pocketbook
9. Millerson, Gerald, Video Production Handbook
10. McLuhan, Marshall, Understanding Media: The Extensions of Man
11. Ross, David A., Bill Viola
12. Tarkovsky, Andrei, Collected Screenplays
13. Viola, Bill, Reasons for Knocking at an Empty House: Writings
14. Wenders, Wim, Written in the West

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tipo de Avaliação: Prático

Principais Projetos: 1. Self‐Portrait/Location Film 2. Found Footage

Projeto Secundário: 3. Instalação de vídeo e / ou desempenho do projeto

Trabalhos escritos ocasionais sobre artistas visitantes ou projeções de vídeo;
Participação em discussões e críticas na aula
Pelo menos um artista visitante e uma sessão especial de projeções de vídeo por semestre
Assiduidade

"Horas de escritório" e outras reuniões poderão ser organizadas bem como o apoio permanente por e-mail e a interajuda entre os alunos através do “Google Group” criado especialmente para a turma.

Software

video and sound editing software (various)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Expectativas e intenções: No fim do programa, os alunos terão criado dois projetos completos de vídeo, um guião e um storyboard, e uma Instalação Intermedia ou um desenho de um projeto interdisciplinar envolvendo filme ou vídeo. As leituras obrigatórias e outras informações serão enviadas via PDF para um grupo de discussão Google Groups criado especificamente para a disciplina. Todos os trabalhos de casa e de laboratório devem ser concluídos até às datas‐ limite especificadas. Os horários de atendimento podem ser marcados com antecedência para imediatamente antes ou depois de cada aula. Espera‐se que os alunos tomem notas durante as sessões de crítica e as projeções. Eles terão todo o semestre para preparar a versão final dos seus projetos, os quais serão projetados e criticados nas as duas últimas aulas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-19 às 16:33:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais