Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EAMC301

Estudos de Arte Moderna e Contemporânea I

Código: EAMC301     Sigla: EAMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 87 Plano de estudos oficial 2011 3 - 6 64 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria José Goulão Machado Regente

Docência - Horas

Teórica: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 4,00
Maria José Goulão Machado 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A cultura em geral e a história e a teoria das artes em particular são utensílios fundamentais para a elaboração de projectos e trabalhos dos alunos noutras disciplinas, permitindo-lhes desenvolver pesquisas plásticas concretas; têm assim um papel importante na sua formação e avaliação, permitindo-lhes reflectir sobre a sua própria prática artística. 
Na nossa época de proliferação das imagens digitais, a história da arte continua a demonstrar que as imagens que marcam a cultura visual contemporânea não surgiram do nada, e que a análise do seu substrato material e do seu contexto social é absolutamente necessária para um correcto entendimento histórico da sua função e do seu impacte visual. As obras de arte são o produto de interacções várias entre artistas sensíveis à visualidade e circunstâncias históricas específicas. A função da história da arte é, pois, a de compreender este processo criativo de múltiplas maneiras. 

Resultados de aprendizagem e competências

Em vez de um saber estanque, de um corpo de ideias pré-definidas, fechado sobre si mesmo, pretende-se transmitir a ideia de que a história da arte é uma reflexão sobre o passado essencialmente aberta e dinâmica, receptiva a novas problematizações, com uma base teórica necessariamente influenciada pelas novas problemáticas e pela contemporaneidade. 
Partindo de uma ampla base conceptual e de uma grande variedade de situações históricas e artísticas, procurar-se-á combater determinados preconceitos, como o da evidência da imagem, que afirma que o visível se impõe por si mesmo de forma imediata, à margem de qualquer saber. O aprofundamento de conhecimentos e de instrumentos de reflexão conduz à percepção de que a história da arte é um domínio aberto e eminentemente conflitual, onde se entrecruzam e afrontam diversas opiniões e posições, e onde o diálogo frutuoso e estimulante entre artistas e intelectuais se encontra sempre presente. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de História da Europa e de História da Arte Ocidental, sécs. XVIII a XX.

Programa

1. Arte e cultura visual no século XIX 

1.1. O Neoclassicismo. O Grand Tour e o fascínio por Itália. Inovações arquitectónicas. A pintura de História. A natureza pitoresca e a pintura de paisagem. Revolução, guerra e nacionalismos: a arte ao serviço da política.

1.2. O Romantismo e o Simbolismo. A época heróica: Francisco de Goya y Lucientes. Paisagens transcendentes: William Turner. O revivalismo da Idade Média: Os Pré-Rafaelitas.

1.3. O Impressionismo. Naturalismo e plein-air. O espectáculo dos prazeres modernos. O artista como sujeito. Charles Baudelaire, Émile Zola e os pintores da vida moderna: “les français peints par eux-mêmes.”

2. O início do século XX


2.1. O Expressionismo. A palavra e o conceito. A Alemanha na viragem do século. Die Brücke: Ludwig Kirchner e Emil Nolde. Der Blaue Reiter: Wassily Kandinsky e Paul Klee. Die Neue Sezession: Max Beckmann, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Gustav Klimt. Viena, Freud e a psicanálise.

2.2. Pós-Impressionismo, Fauvismo, primitivismo e arte tribal. Henri Matisse, Paul Gauguin, Seurat, Van Gogh. Picasso, Les Demoiselles d’Avignon e o ataque à representação mimética.

 2.3. Futurismo e fascismo. Marinetti.

 2.4. O Cubismo Analítico de Braque.

2.5. Os readymades e Marcel Duchamp.

2.6. O movimento Dada. Zurique e a catástrofe da I Guerra Mundial. A Feira Dada de  Berlim (1920). A fotomontagem.

 2.7. O construtivismo russo. Propaganda e necessidades de uma nova sociedade colectiva. A internacionalização do Construtivismo.

2.8. Weimar e a Bauhaus.

2.9. Paris, a exposição Art Déco e o advento do kitsch contemporâneo.

 2.10. A estética surrealista e André Breton.  René Magritte: a influência da publicidade; ambiguidade entre linguagem e representação. Salvador Dali.

 2.11. Paul Klee e Max Ernst.  A influência da arte dos doentes mentais.

 2.12. A Neue Sachlichkeit e os pintores alemães figurativos. George Grosz, Otto Dix,  Max Beckmann.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Alexandrian Sarane; O surrealismo
Antlif, Mark; Cubism and Culture, Thames and Hudson, 2001
Behr Shulamith; Expressionismo. ISBN: 972-23-2611-2
Bell, Julian; Espelho do mundo: uma nova História da Arte, Orfeu Negro, 2007
Blistène, Bernard; Une histoire de l’art du XXème siècle, Beaux Arts Magazine-Centre Pompidou, s/d
Bradley Fiona; Surrealismo. ISBN: 972-23-2480-2
Brettell Richard R.; Modern art. ISBN: 0-19-284220-X
Britt David 340; Modern art. ISBN: 0-500-28126-2
Brown, David Blayney; Romanticism (Arts and Ideas), Phaidon Press, 2001
Chipp Herschel B.; Teorias da arte moderna
Chu, Petra; Nineteenth Century European Art, Pearson, 2010
Collings, Matthew; This is Modern Art (From the Channel Four Series), Weidenfeld and Nicolson, 1999
Cottington David; Cubismo. ISBN: 972-23-2481-0
Cox Neil; Cubism. ISBN: 0-7148-4010-6
Craske Matthew; Art in Europe. ISBN: 0-19-284206-4
Cumming Elizabeth; The arts and crafts movement
Curtis Penelope; Sculpture 1900-1945. ISBN: 0-19-284228-5
Denvir Bernard; Post-impressionism. ISBN: 0-500-20255-9
Dube Wolf-Dieter; O expressionismo
Dube Wolf-Dieter; The expressionists. ISBN: 0-500-20123-4
Duncan Alastair; Art nouveau. ISBN: 0-500-20273-7
Duncan, Alastair; Art Deco (World of Art), Thames and Hudson, 1988
Eisenman, Stephen F., Crow, Thomas; Nineteenth Century Art: A Critical History, Thames and Hudson, 2007
Elger Dietmar; Expressionismo. ISBN: 3-8228-7242-3
Facos, Michelle; An Introduction to Nineteenth-Century Art: Artists and the Challenge of Modernity , Routledge, 2011
Fer, Briony; Realism, Rationalism, Surrealism: Art Between the Wars (Open University Modern Art, Practices & Debates), Yale University Press, 1993
Ferber, Michael; Romanticism: A Very Short Introduction (Very Short Introductions), OUP Oxford, 2010
FRANÇA José-Augusto; História da Arte Ocidental 1780-1980
Francastel Pierre; O Impressionismo
Frascina, Francis; Modernity and Modernism: French Painting in the Nineteenth Century (Open University Modern Art, Practices & Debates) , Yale University Press, 1993
Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
Fusco Renato de; História da Arte Contemporânea
Gaiger, Jason; Frameworks for Modern Art (Open University Art of the Twentieth Century), Yale University Press, 2004
Gale Matthew; Dada & Surrealism. ISBN: 0-7148-3261-8
Gombrich E. H.; A história da arte
Gowing, Sir Lawrence; A History of Art, Grange Books, 1999
Greensted, Mary; The Arts and Crafts Movement in Britain, Shire, 2010
Hamilton George Heard; Painting and sculpture in Europe. ISBN: 0-300-05649-4
Harrison Charles 340; Art in theory. ISBN: 0-631-16575-4
Harrison Charles 340; Art in theory. ISBN: 0-631-22707-5
Harrison Charles; Modernismo. ISBN: 972-23-2614
Hartt Frederick; Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Hilton Timothy; The pre-raphaelites
Hobsbawm, E. J.; Age Of Revolution: Europe, 1789-1848, Abacus, 1998
Honour Hugh; Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Hopkins, David; Dada and Surrealism: A Very Short Introduction (Very Short Introductions), OUP Oxford, 2004
Hughes Robert; American visions. ISBN: 1-86046-372-X
Hughes, Robert; The Shock of the New: Art and the Century of Change, Thames and Hudson, 1991
Humphreys Richard; Futurismo. ISBN: 972-23-2613-9
Irwin David; Neoclassicism. ISBN: 0-7148-3369-X
Kandel, Eric R.; The Age of Insight: The Quest to Understand the Unconscious in Art, Mind, and Brain, from Vienna 1900 to the Present, Random House, 2012
Kemp Martin 340; The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
Krauss Rosalind E.; Passages in Modern Sculpture. ISBN: 0-262-61033-7
Krell Alan; Manet. ISBN: 0-500-20289-3
Lucie-Smith Edward; Symbolist art
Lucie-Smith Edward; Visual arts in the twentieth century. ISBN: 1-85669-091-1
Nochlin Linda; Realism. ISBN: 0-14-02-1305-8
Onians John; Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Pool, Phoebe; Impressionism (World of Art), Thames and Hudson, 1967
Prettejohn, Elizabeth; Beauty and Art: 1750-2000 (Oxford History of Art), , OUP Oxford, 2005
Rhodes Colin; Primitivism and modern art. ISBN: 0-500-20276-1
Rosen, Charles; Romanticism and Realism. The Mythology of Nineteenth Century Art, Faber and Faber, 1984
Stangos Nikos 340; Concepts of modern art. ISBN: 0-500-20268-0
Steer John; Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Stiles Kristine; Theories and documents of contemporary art. ISBN: 0-520-20253-8
Stokstad Marilyn; Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Terraroli, Valerio; 1900-1919 The Avant-garde Movements (Art of the Twentieth Century), Skira, 2006
Terraroli, Valerio; 1920 - 1945 The Artistic Culture between the Wars (Art of the Twentieth Century), Skira, 2006
Thomson Belinda; Pós-impressionismo. ISBN: 972-23-2482-9
Thomson, Belinda; Impressionism: Origins, Practice, Reception (World of Art), Thames and Hudson, 2000
Tisdall Caroline; Futurism. ISBN: 0-500-20159-5
Varnedoe Kirk; High & Low. ISBN: 0-87070-353-6
Vergo, Peter; Art in Vienna, 1898-1918: Klimt, Kokoschka, Schiele and Their Contemporaries, Phaidon Press, 1993
Waldberg Patrick; Surrealism. ISBN: 0-500-20040-8
Witfield, Sarah; Fauvism (World of Art), Thames and Hudson, 1991
Whitford Frank; Bauhaus. ISBN: 0-500-20193-5
Wood, Paul; Art of the Avant-Gardes (Open University Art of the Twentieth Century), Yale University Press, 2004
Wood, Paul; Varieties of Modernism (Open University Art of the Twentieth Century), Yale University Press, 2004
Foster Hal; Art since 1900. ISBN: 0-500-23818-9 69.76
Gray Camilla; The russian experiment in art 1863-1922. ISBN: 0-500-20207-9
Rubin James H.; Impressionism. ISBN: 0-7148-3826-8
Vaughan William; British painting. ISBN: 0-500-20319-9
Vaughan William; Romanticism and art. ISBN: 0-500-20275-3
Fiedler, Jeannine, Feierabend, Peter (ed. de); Bauhaus (ed. espanhola), Tandem Verlag GmbH, 2006
Malpas James; Realismo. ISBN: 972-23-2612-0
Baudelaire Charles; O pintor da vida moderna. ISBN: 972-699-423-1

Observações Bibliográficas

As obras finais não estão por ordem alfabética porque foram acrescentadas posteriormente.
Infelizmente, e devido a cortes orçamentais, algumas das obras ainda não se encontram adquiridas para a biblioteca da FBAUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição e discussão dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa.

Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 98,00

Obtenção de frequência

O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevado número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a  exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação.

 

Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita.
A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. 

Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: 

Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

 

 

  Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

 

 

Exame Final

 

 

Trabalho de estágio/projeto

Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final

 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.

 

 

Observações

Horário de atendimento:  3ª feira, das 9h30 às 11h30; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.

 

 

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-20 às 04:31:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais