Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > AI500

Animação I

Código: AI500     Sigla: AI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 33 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64,5 121,5
4
DC 8 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64,5 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Vitor António dos Reis de Almeida 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Iniciação ao cinema de animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme - narrativa, imaginário, personagens, e expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose. Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video - convenções e gramática, géneros, técnicas e estruturas narrativas. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada. Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção de animação: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para além de aulas de carácter expositivo serão desenvolvidos exercícios práticos de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso do cinema e video animado. 1. Concepção e realização. Organização da pré-produção, produção e pós-produção. Aspectos essenciais da expressão animada: metamorfose, movimento, tempo. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos. Filmagem em stop motion ou frame a frame: animação de sombras em silhuetas, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e tratamento sonoro. Edição video e audio. 3. Análise do video e do cinema. Metamorfose. Plano e continuidade. Cenografia e iluminação. Montagem. Pontuação. Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica). 4. Introdução à história da animação em video e cinema. Visionamento e análise de diferentes técnicas de filmes de animação. A experiência da imagem-movimento e a experiência da imagem-tempo. A narrativa visual e a narrativa sonora. O imaginário fílmico e a expressão animada.

Bibliografia Obrigatória

ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
Gilbert, Wayne; Simplified Drawing for Planning Animation, Anamie, 1999
Purves, Barry J.C.; Stop Motion: Passion, Process and Performance, Focal Press, 2007
White, Tony; Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator, Focal Press, 2006
White, Tony; How to Make Animated Films: Tony White's Complete Masterclass on the Traditional Principals of Animation, Focal Press, 2009
Williams, Richard; The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet, Faber & Faber, 2002
Wright, Jean Ann; Animation Writing and Development: From Script Development to Pitch, Focal Press, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas de introdução à gramática e história da animação. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de animação: filmagem, edição, realização e produção, etc.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Humanidades > Artes > Belas artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção dos trabalhos propostos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-21 às 02:21:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais